domingo, abril 16, 2006

1 mês

para que conste:

- nasceste com 3770 grs. e na semana passada pesavas 4160 grs (esta semana não houve pesagem);

- nasceste com 49 cms e na semana passada medias 52 cms;

- nasceste com 35 cms de perímetro cefálico e na semana passada tinhas 36,6 cms;

das noites: desde a 1ª noite que fazes bons intervalos entre as refeições. o 1º intervalo da noite é sempre o maior e tem variado entre as 5 e as 8 horas seguidinhas. nas últimas 3 noites, por exemplo, tivemos na 5ª feira 8h, na 6ª feira 8h e no sábado 6h. depois costumas fazer um novo intervalo de cerca de 3 horas e depois dizes "bom dia!" ;o)

dos dias: a 1ª semana fazia prever que serias muito calminha, como o mano. wrong! a partir da 2ª semana começaste a chorar sempre que estavas na cama acordada e assim tem sido. ultimamente já consegues estar alguns minutos sem chorar mas é por muito pouco tempo. estás bem ou a dormir ou com alguém a baloiçar o berço ou ao colo. ao final do dia começas a chorar muito (no berço ou ao colo, é quase o mesmo) e só páras a sério quando adormeces para iniciares a tua noite (sempre por volta das 23/24 horas). nessas alturas até na maminha choras e ficas muito incomodada.

da maminha: ao início tinhas muita dificuldade em pegar a mama mas esse problema parece superado. mamas por pouco tempo de cada vez e já temos a nossa rotina: mama - mudança de fralda - mama novamente. por vezes engasgas-te mas bolsas pouco (comparada com o diogo não bolsas nada!). nas duas últimas noites vomitaste (em jacto) todo o leite da última maminha do dia...vamos a ver se não se torna um hábito. neste 1º mês não houve lugar a fissuras ou quaisquer outros problemas com as maminhas da mãe. tudo sobre rodas, portanto!

do mano: olha-te muito, faz-te festas com a ajuda da mãe e do pai. por vezes não te liga patavina (mesmo que estejas a chorar estridentemente ao lado dele) mas também te pode olhar com o sorriso mais meiguinho do mundo. já levaste com um brinquedo na cabeça à conta do amor de irmão. também já levaste duas sapatadas. por vezes (raras, felizmente) faz cenas de ciumes e quer vir ao colo da mãe quando estás a mamar.

da mãe: de vez em quando passa-se com o teu choro. de vez em quando passa-se com a tua beleza. é capaz de dormir menos só para te ficar a observar. é capaz também de te deixar chorar quando é necessário. é mais calma e angustia-se menos do que nos 1ºs dias do mano. está cansada. está feliz.

ADENDA - das baby-sitters: a minha tia esteve connosco 2 semanas. a minha mãe, uma semana. a avó manuela também já cá passou um dia e está de prevenção para o que for preciso :o)

5 comentários:

Rita disse...

Iupe, sou a primeira a desejar os PARABÉNS a essa rapariga giraça que só apetece encher de beijos!!!! Aproveita bem, priminha, todos os momentos dessa pequenina, mesmo os de choro estridente porque como tu sabes passa tão depressa... Jocas grandes para toda a famelga.

Jolie disse...

:)

Parabéns e muitos beijos!

CLS disse...

Um mês em grande! Como todos os que virão pela frente. Parabéns pelos teus bebés e felicidades.

Mocas disse...

Parabéns à bebé e à mamã...tá claro! :)

Cláudia disse...

Já um mês?! Ai, que passa num instante.
Beijos mimados muito grandes por esse primeiro mês a 4.