segunda-feira, setembro 24, 2012

Resumo da 1ª semana de aulas:


1º dia - Diogo chocado com a quantidade de palavrões que ouviu no recreio e com a "violência" com que se joga futebol;

2º dia - Diogo diz-me "mãe, não te assustes com o que te vou dizer mas eu não gosto da nova escola";

3º dia - Diogo faz um pacto qualquer consigo próprio relativo ao nº de palavrões e de empurrões que aturará nos jogos de futebol no recreio;

4º dia - Diogo não sabe o nome de nenhumA dAs colegas da turma;

5º dia - Diogo satisfeito mas farto de passar as tardes em casa (as AECs ainda não começaram e não se sabe quando começarão). 


Quanto à Sara...farta dos tracejados e das pinturas, "eu quero é aprender a ler e escrever!!!"


saldo positivo, portanto! (ao menos isso...)

quinta-feira, setembro 20, 2012

há coisas incríveis e a internet é uma delas!


na semana passada o nosso micro-ondas pifou...incendiou, o pai da casa teve que intervir e despedimo-nos dele com pesar :p no próprio dia, perguntei num grupo no Facbook se ninguém teria um aparelho do género para ceder ou vender baratinho. Bastaram umas horas para que uma rapariga com quem eu nunca tinha estado me arranjasse um micro-ondas através de uma outra rapariga com quem ela também nunca tinha estado! Encontraram-se elas, o aparelho viajou e ontem encontrei-me eu com a Sílvia, que nunca tinha visto na vida e que só conhecia via FB e trouxe o micro-ondas para casa. graças a ela(s) já tenho novamente as minhas manhãs mais facilitadas (e sendo que eles têm aulas às 8h e bebem dois tipos de leite diferentes...tudo tem que ser feito com rapidez e agilidade!). 


 por isso...obrigada, Sílvia! Obrigada, Mara (que não conheço mas que já me está no coração)!

sábado, setembro 15, 2012

Não me calam.



"Oh mãe...sabes aquilo de nos dares semanada se fizermos as tarefas?? Eu não quero dinheiro, faço as tarefas mas não quero o teu dinheiro...é que depois podem subir mais os preços e tu ficas sem nada" (Diogo, 7 anos)

sexta-feira, setembro 14, 2012

1º dia do Diogo na escola nova (primeiro dia do 3º ano):


de manhã quis ficar a brincar com os outros miúdos enquanto eu vim a casa (a sara só saía mais tarde); de tarde disse-me que já não estava triste por mudar de escola. gostei muito da professora que, não sendo de grandes salamaqueques, perdeu o seu tempo a sossegar-me e a disponibilizar-se para tudo o que precisarmos.



(finalmente suspirei de alívio...apesar de saber que ainda muita coisa pode acontecer, todas as angústias, dúvidas e lágrimas ficaram para trás.)

quinta-feira, setembro 13, 2012

1º ano!



2 anos depois a emoção é a mesma :) a Sara, que andava hiper ansiosa por este dia, começou hoje a sua vida académica! Fomos à apresentação na escola nova (levei também o Diogo para se começar a ambientar) e saí de lá animada: apesar de a sala da Sara ser, segundo a professora, a pior em termos físicos, em termos humanos saí de lá reconfortada e com menos um peso em cima. gostei muito da professora, gostei do modo como falou, da sua disponibilidade para o diálogo constante e gostei, acima de tudo, do seu empenho: é a única professora do agrupamento a usar uma variante do método de ensino das 28 palavras tendo para isso construído o seu próprio manual que vai usar com as crianças (o manual oficial só será utilizado no 2º período). no final da apresentação a Sara foi-se despedir e a professora deu-lhe duas beijocas...eu se pudesse também dava e dizia-lhe "obrigada" mas ela ainda ia achar que tinha ali uma mãe amalucada e deixei para outra vez :) 




 (a sala da Sara tem a pintura toda estragada, cadeiras desirmanadas e a prof. tem 1 armário e meio para todo o material dos miúdos. o mais triste de tudo é que a ass. de pais tem tinta e pessoal para a pintar mas a Câmara não o permite...em que país vivemos nós!! :|)

quarta-feira, setembro 12, 2012

inspira, expira e escreve..


como sabem tirámos os miúdos do Colégio e começam esta semana na escola pública; felizmente a minha vizi-amiga tem a filha também na escola e tem-me dado dicas sobre tudo e mais alguma coisa (listas de material, lanches, almoços, etc). a sara tem a apresentação amanhã e o diogo na 6ª mas só ontem soube qual o horário que vão ter e qual o material a comprar. também só ontem soube que não tinham vaga no ATL da ass. de pais. isto significa que se eu estivesse a trabalhar teria que arranjar em 3 dias um ATL decente com vagas para eles... como não estou e não se prevê que volte a estar tão cedo, ficarão comigo em casa nos períodos não lectivos que, no caso da escola deles, são muitos: só têm aulas até às 13h e as AECs só existem em dois dias por semana. isto significa que ficarão comigo 3 tardes o que poderia prejudicar o meu trabalho no tricot...MAS...não vai prejudicar porque provavelmente dedicar-me-ei apenas às encomendas que for tendo na página do FB da Ervilha porque a empresa para onde iria trabalhar paga contra recibo e eu não aceito trabalhar a recibos verdes nas condições actuais. neste momento ponderamos, se surgir alguma oportunidade, ir para outro lado. e garanto-vos que não digo isto da boca para fora (há uns meses atrás recusava-me determinantemente a pensar na hipótese de emigrar).


ando triste, desiludida, cansada e outras coisas mais. talvez por isso também não me apeteça postar aqui...nesta fase só sai o que é negativo e eu isso também não quero.


como é da praxe dizer...melhores dias virão.

terça-feira, setembro 11, 2012

ponto de situação


os putos começam as aulas esta semana. só soube hoje os horários. aulas só de manhã, nada de Atl.


eu ando a dar em doida. as férias em casa não me fizeram bem. não sei o que será o meu (nosso) futuro.



a vontade de escrever neste blog é cada vez menor. veremos o que o futuro lhe reserva também a ele.

domingo, setembro 02, 2012

sinais do tempo...


hoje ao almoço digo-lhes que de tarde vou às compras e pedem-me os dois para irem também. respondo que não porque o supermercado vai estar cheio. pergunta do Diogo de imediato:


"porquê, mãe, vai haver promoções??" 





 (sim, filho...vai haver promoções!)