domingo, dezembro 31, 2006

último dia do ano

é claro que o diogo tem os pulmões limpos e que não há bronquiolite nenhuma. pelo menos desta vez o meu instinto estava correcto. de qualquer forma, está a ventilan e esta madrugada (pelas 5h) tive que estar com ele a fazer aerossois porque a tosse era tanta que não o deixava dormir. hoje acordou melhor e ainda não o ouvi a tossir. os olhos também me parecem melhores (continua um pouco inchado mas já nada de preocupante).

a sara está do melhor. dorme noites inteiras (tenho-lhe dado papa todas as noites pelas 23h/24h - ! - que é a bonita hora a que temos chegado a casa) e acorda pelas 11h/meio-dia. a mama é que parece estar a dar as últimas (o não lhe dar mama de noite e, por vezes, de manhã acabou com a produção em massa). nos próximos dias, com o voltar à rotina, logo vejo no que isto dá mas, pelo sim pelo não, já cá temos uma lata de leite em pó...

e nós por cá andamos a preparar o jantar de fim de ano, desta vez em nossa casa, com alguma família e amigos. e para o próximo ano o meu desejo mantém-se.

que o vosso ano seja repleto de saúde e felicidade!

até para o ano!! ;o)

sábado, dezembro 30, 2006

say what?!

o meu filho foi para o hospital por causa de uma provável conjuntivite e está, neste momento, à espera de um raio-x por causa de uma improvável bronquiolite...

(como é que a médica reparou que ele estava com dificuldade em respirar e nós não?!)

está quase...

desde há uma semana que ando à espera, ansiosa, por 2 sms: uma da minha comadre e outra da minha querida amiga rita. esta noite recebi a 1ª mensagem. a rita está, neste momento, em trabalho de parto e eu estou aqui de sorriso na cara a anticipar aquele que vai ser, sem dúvida, o momento mais mágico da sua vida...

e agora é esta espera, difícil de aguentar, sem saber como estão a correr as coisas...

esta (minha) noite será tua, amiga...até já!

:o)

adenda: a inês já nasceu :D

quinta-feira, dezembro 28, 2006

4 dias

fechada com os dois em casa é obra! :| não dá para sair porque o diogo pela mão não vai (só quer correr ou cóuo) e a sara no tri-cotti já pesa muito (não dá para grandes passeios).

(arejei ontem ao jantar e irei arejar amanhã ao lanche...isto de ter dois putos bebés é complicado, é...)

adenda: o "arejamento" foi com as crias também :p

quarta-feira, dezembro 27, 2006

:o)

deitamo-nos, meia-noite e qualquer coisa.

eu - que dia é hoje?

ele - err....26. AH! 26!

abraçamo-nos...

foi há 8 anos.

:)

terça-feira, dezembro 26, 2006

a maior prenda do natal:

a minha filha voltou a sorrir, a rir e a brincar :)

(agora que já passou...apanhámos um valente susto! imaginem o vosso filho, bem-disposto e sorridente, deixar de reagir a qualquer tipo de brincadeira. imaginem que não sorri com nada. imaginem-no sempre sisudo e a choramingar. imaginem que deixa de brincar e que nada lhe interessa. imaginem que nem a mãe ou o pai lhe conseguem uma reacção positiva...era assim que a sara estava. irreconhecível.)

(ah...fiquei com a ideia de que foi uma reacção violenta ao antibiótico. até porque os sinais de icterícia que as análises acusaram são um dos efeitos secundários graves apontados na bula do clamoxyl. cá me parece que o organismo da miúda não vai mesmo à bola com aquilo...)

do natal

família(s) junta(s);

quatro refeições (todas em locais diferentes);

muitas prendas para os putos;

sorrisos da sara :));

felicidade do diogo e da rita a cada prenda nova;

um pai natal à meia-noite (e o diogo na boa, como se o visse todos os dias!);

uma casa roubada (não foi a minha mas é como se fosse...ao triste que que o fez: que te caia em cima em dobro).


acabou o natal...venha o ano novo!

ps - como não desejei feliz natal a ninguém: fica a esperança de que tenham sido dias felizes!


sábado, dezembro 23, 2006

sorri

quando, ao fim de 1 semana e meia, lhe ouvi novamente uma gargalhada...

(continua diferente do que era e isso perturba-me. mas eu espero. quero aquele sorriso lindo de volta).

sexta-feira, dezembro 22, 2006

o monoxido de carbono

andava a visitar-nos sem autorização: com o exaustor e o esquentador ligados ao mesmo tempo os níveis foram além de tudo o que é permitido e faz bem...

(e viva a minha teimosia!)

actualização

fui ontem à pediatra. da observação que lhe fizeram disseram estar tudo bem a nível neurológico. as análises apontam uma possível icterícia que será re-avaliada daqui a duas semanas já que não há mais sinais da doença. a médica continua a achar que poderá ser um virus que a está a pôr assim prostrada e que não há razão para grandes alarmes.

eu continuo preocupada e como me lembrei que ando com dores de cabeça violentas também desde a semana passada, resolvemos chamar o piquet do gás para descartar qualquer possibilidade (estou à espera que venham).

para além de tudo o que já referi, a sara começou - desde 4ª feira e de forma abrupta - a dormir mal...só dorme ao colo, não a consigo colocar na cama e mesmo junto a mim, na minha cama, tenho que lhe estar a dar constantes palmadinhas no rabo para não começar a chorar. a 1ª sesta do dia foi assim mas agora está, pela 1ª vez em muitos dias, ali no sofá, sózinha, a brincar. já come melhor.

terá sido mesmo do antibiótico? aguardamos para ver...

quarta-feira, dezembro 20, 2006

ando preocupada com ela...

se calhar é uma preocupação sem fundamento mas é a minha, aliás, a nossa preocupação.

a sara, dando más noites, nunca nos preocupou noutros aspectos. sempre comeu bem e sempre pareceu desenvolver-se sem problemas.

desde a semana passada (o pai aponta para o dia em fomos à pediatra - e em que ela deu a enorme pancada com a testa - eu não faço ideia quando foi) que ela mudou. se é um facto que começou subitamente a dormir melhor, é verdade também que - de um dia para o outro - passou a fazer fita para comer e recusa-se a brincar sózinha. aliás, recusa-se a estar no chão, sózinha ou acompanhada: no chão só ao colo de alguém. ela antes também fazia isto mas era quando tinha sono porque se estava bem-disposta era capaz de ficar uma hora sózinha a brincar. hoje em dia nem 1 minuto: quando a ponho no chão começa imediatamente a chorar mesmo que tenha acabado de dormir 3 horas. para além disso temos-lhe notado alguma apatia. olha os brinquedos mas não brinca, não se interessa. come metade do que comia.

hoje fiquei sózinha ao serão com os dois. fui dar banho ao diogo e deixei-a na cadeira das refeições a ver uns desenhos animados. achei que em pouco tempo começaria a chorar mas tinha de ser. não a ouvi e pensei que tivesse adormecido. quando cheguei à sala vi-a de cabeça baixa a olhar para as mãos. pareceu-me estranho, caramba. também não a consegui adormecer no quarto, em poucos minutos, como nos outros dias. tive que a aninhar em mim, sentada no sofá, e fazer-lhe festas no cabelo até se ficar (ela quando está com sono nunca se deixa ficar ao colo parada, tem que ser sempre em movimento).

ontem o pai pediu-me para ligar à pediatra. liguei sem grande convicção e tal como eu previa, disse-me que devia ser de estar doente e que a pancada, no sítio em que foi, teria que ter sido muitíssimo violenta para provocar danos. pediu-nos para ficarmos vigilantes.

já pensei que poderia ser uma reacção estranha ao antibiótico (foi a 1ª vez que tomou) mas não sei...hoje foi o último dia que o tomou, logo vejo como está amanhã.

se não lhe vir melhorias 6ª feira rumo à pediatra para ela a observar. hoje fiquei realmente preocupada.

muito sinceramente...prefiro as más noites de volta a ver a minha miúda assim :(

terça-feira, dezembro 19, 2006

isto está-se a compôr....


a noite passada:

acordou às 24h00 quando nos fomos deitar (dei-lhe mama);

acordou às 07h30 quando o pai foi ver do diogo (dei-lhe mama);

acordei-a eu às 08h30;

está a dormir desde as 11h da matina..

:D

segunda-feira, dezembro 18, 2006

8

é o nº de pessoas a quem daremos prendas este natal :)

domingo, dezembro 17, 2006

Brincando aos clássicos

graças ao meu grande amigo nuno já cá cantam :)

(alguém me explica como é que, após uns 20 aninhos, eu ainda me lembro de quase todas as letras?!)

ps - o pai acabou de me avisar que sou a única a vibrar com as músicas...E?! :D

e para comemorar os 9 meses...

esta noite a sara dormiu das 22h30 às...11h da manhã!! seguidinho!!!

(não, eu não aproveitei porque fui dar asas à gaja que há em mim lá para os lados do BA e só me deitei às 4 da matina...aliás, já pedi a receita às babysitters de serviço para ver se não é caso único!).

:D

sábado, dezembro 16, 2006

sara - 9 meses


























andas murchinha mas não é isso que te tira o encanto. tens um dente. não gatinhas. "danças" quando ouves música (bamboleias-te para a frente e para trás). queres muito, muito colo. sorris imenso. ris pouco. ainda acordas de noite (2 vezes, normalmente). és a nossa miúda linda.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

a 1ª festa de natal do diogo























(não me emocionei e acho que até fiquei um pouco decepcionada. o meu filho era o pastor do presépio. ficou os 10m da pecinha em pé, a guardar o seu rebanho (os outros meninos da sua sala). nem à frente se chegaram para os vermos. está mal :p)

(ainda não foi desta que o espírito natalício me atacou...)

quinta-feira, dezembro 14, 2006

faltam 2 horas

para a festinha de natal do diogo :)

(estou TÃO curiosa!!)

ainda da consulta

eu: "e esta mania que ela agora tem de chuchar no lábio inferior...pode-lhe estragar os dentes? e o que podemos fazer?"



pediatra: "pode, pode entortar os dentes para dentro...olhe, vá poupando para o aparelho".

(ai filha, se daqui a uns anos as finanças andarem pelas ruas da amargura como andam agora, bem que podes começar tu já a fazer um mealheiro!)


quarta-feira, dezembro 13, 2006

consulta(s)

acho que foi a pior ida à clínica...porque estou cansada e ainda enervada, aqui vai um resumo:

1. esperámos 1h30 - o diogo entrou nos disparates, claro e a sara estava tão morta de sono que adormeceu segundos antes de ser observada.

2. o diogo está bem mas obviamente que o peso extra que tinha ganho foi-se todo. pelo menos não desceu do percentil dele, o que já é bom. o ouvido está quase bom. o desenvolvimento está óptimo. chorou durante toda a observação, o que não é nada dele.

3. a sara...pois a querida sara, para além de ter batido com uma violência medonha no tampo da secretária da pediatra (balançou sem eu dar por isso e a cabeça aterrou no pior sítio possível...), tem os 2 ouvidos inflamados e vai-se iniciar no maravilhoso mundo dos antibióticos. para além disso, o problema dos cocós duros e de não conseguir fazer sózinha já ultrapassou as medidas e vai fazer um xarope durante 2 meses a ver se o organismo aprende. trouxemos também uma pomada para as fissuras que já tem no rabinho. para além disso vim para casa com instruções para lhe fazer 3 (t-r-ê-s) bebegel seguidos para ela conseguir deitar cá para fora tudo o que a médica lhe sentiu nos intestinos. achei um bocado exagerado mas...a cada clister que lhe punha mais porcaria saía...tadinha :( de resto, o desenvolvimento está bom e vai poder começar com a "comida da panela".

saí da consulta cansada e, principalmente, frustrada...não sei porquê mas sinto que me deram uma valente coça...deve ser a minha consciência a dizer-me para estar mais atenta aos sinais que eles, de certeza, me dão...

terça-feira, dezembro 12, 2006

sleeping beauty



(foto tirada ontem à tarde: adormeceu na cadeirinha das refeições, sem forro nem nada, enquanto eu fazia o jantar...nunca visto!)

noite (quase*) perfeita

adormeceram os dois às 21h. ao contrário do habitual, eu despachei o diogo. foi tão mas tão bom ver o meu miúdo a dizer-me adeus, na cama, e deixar-se estar sem um ai enquanto eu apagava a luz e saía do quarto. há que lembrar que o diogo até aos 16 (?) meses adormeceu sempre ao colo. está a ficar grande, o meu bebé...

mas como eu dizia: adormeceram os dois às 21h. o pai contou-me depois que a sara adormeceu enquanto ele a vestia (!!) e que teve que a acordar para acabar de a despachar.

ah, pois...adormeceram os dois às 21h. a sara acordou às 2h30.

e pronto, está a noite relatada! sim, o diogo não acordou uma única vez (desde que está doente que todas as noites nos chamava várias vezes). sim, a sara só acordou uma vez.

sim, e eu estou aqui bem disposta e cheia de energia :)

*o quase talvez nem devesse ali estar. porque a sara não mama antes de ir para a cama pelo que terá sempre que acordar uma vez para mamar...

segunda-feira, dezembro 11, 2006

aspectos "positivos" da enfermidade (I)

ontem fizeram, os dois, uma sesta de 4* horas!

(nunca visto!)

(eu e o pai já nem sabiamos o que fazer a tanto tempo livre!!!)

*e fomos nós que os acordámos!

ele melhora

e ela fica doente...

claro.

domingo, dezembro 10, 2006

e quando o julgavamos melhor..

uma otite (como já seria de prever...)!

(e um "puxão de orelhas": estes pais estão demasiado descontraídos...)

(glup..)

esclarecimento: o puxão de orelhas não foi meu...foi da médica, mesmo! (duplo glup!)

sexta-feira, dezembro 08, 2006

feriado em casa



(brincam, a maior parte das vezes, cada um na sua. mas já há momentos de brincadeira a dois que me deliciam e emocionam...)

quinta-feira, dezembro 07, 2006

aspectos "positivos" da enfermidade:

ele dormir connosco (2 ou 3 horas);

adormecê-lo ao colo (tãooooo bom!!).

de hoje a uma semana:


festa de natal da sala do diogo :))

(que emoção...! :p)

quarta-feira, dezembro 06, 2006

4 iogurtes

foi tudo o que consegui que o diogo engolisse hoje :(

nem 'eitinho, nem papa, nem nada...

ah...e eu e o pai também já estamos apanhados, claro. só a sara resiste (uma vez mais!).

record

de menos tempo passado na escola: 1 hora.

continuamos com febre, MUITA tosse e uma mãezite aguda que me dá cabo das costas!

é só para informar

que o pai natal chegou mais cedo a estas bandas...

:D

(24h00 - 07h00)

terça-feira, dezembro 05, 2006

da côr do céu...


a exposição, desde ontem aqui, desde hoje aqui.

a não perder por todos os motivos e mais algum!

se não me ponho a pau

é hoje que fico sem estendal e roupa "anexa"...!

adenda: vocês nem imaginam o susto que acabei de apanhar...como começou uma ventania medonha olhei lá para fora...não vi o estendal e o meu coração deu um baque! depois lembrei-me que o tinha posto cá dentro...! (não te cures, não!)

segunda-feira, dezembro 04, 2006

a guerra dos sexos

se alguém aceder a este blog na próxima hora: documentário MUITO BOM sobre as diferenças entre sexo feminino/masculino na 2: (começou há pouco).

adenda: zuza, isto já foi uma repetição (eu vi há umas semanas num outro horário...).

aqui fica o resumo do site da rtp:

"Um documentário em duas partes que nos conta tudo o que sempre se quis saber acerca das diferenças entre os sexos.
Desde o momento da concepção à velhice, são exploradas as novas descobertas científicas desafiando o nosso preconceito em relação aos homens e às mulheres...Se pensa que compreende o sexo oposto, desengane-se.
Este programa apresenta-nos o homem e a mulher como duas espécies bem diferentes. Revela-nos a vasta fila de diferenças psicofisológicas entre os dois sexos, no cérebro, na força muscular e no desejo sexual. Numa viagem relâmpago vamos saber o que acontece desde a concepção até à puberdade para ficarmos a saber que muitas das diferenças entre os sexos já estavam programadas. Ficamos a conhecer como os homens e as mulheres abordam o sexo...quer emocionalmente quer na prática. Porque será que os homens e as mulheres têm cheiros diferentes? Porque não conseguem as mulheres aguentar tanto a bebida? Será que a toda poderosa testoterona realmente faz dos homens o sexo forte? Estas e muitas outras questões vão ser abordadas neste documentário permitindo-nos descobrir quem realmente ganha a batalha dos sexos."

depois de:

umas quantas noites de choraminguices;

duas noites terminadas na nossa cama (NUNCA acontece...nem sei quando foi a última vez!);

diarreia q.b.;

38,7º de febre esta manhã...

o 8º dente fez um PLOP!

(sim.......o 8º! :p)

natal

seremos os únicos a não ter um único sinal da sua chegada em casa...?

(começo a sentir-me mal :p)

(eu já disse que não gosto do natal??)

domingo, dezembro 03, 2006

adivinha...




de quem é a pançolas prestes a rebentar?? :)

sábado, dezembro 02, 2006

20 meses

e nem sei o que registar...

se todas as palavras que já dizes (impossível!), se as vezes em que me espantas com novas conversas ("larga, mãe", "aiuda, mãe"...), se os mimos com que nos brindas (ai pá, adoro tanto os abraços que me dás!!), se as birras (não...as birras até andam calminhas..), se as quantidades imensas de comida que vão dentro (que salto estás a dar!!), se as meiguices brutinhas com a mana (sorriso aberto), se as vezes em que já falas no bacio ou nos vens dizer que tens cocó, se a compreensão que tens de tudo o que te dizemos, se a teimosia em repetir vezes sem conta aquilo que sabes que não queremos que faças, se as safadices...

estás a dar um pulo no crescimento, disso não temos dúvidas. estás esperto e muito, muito giro.

estás tu...e basta :)

sexta-feira, dezembro 01, 2006

hoje contaram-me um segredo...

parabéns, minha querida :))

(isto da blogosfera é realmente mágico...)