domingo, julho 11, 2004

Ovários poliquisticos (policisticos) - informação

Síndrome dos Ovários Policísticos


Uma em cada cinco mulheres apresentam sintomas ou sinais de ovários policísticos, ou S.O.P. (Português) ou P.C.O.S. (Inglês).
O advento do ultra-som propiciou que mais mulheres possam ter este problema diagnosticado mas a maioria dos médicos considera que apenas uma parcela destas mulheres tem necessidade de tratamento.
Em Rotterdam, no ano de 2003, foi realizado um Consenso Internacional definindo que para o diagnóstico desta doença é necessário no mínimo 2 de 3 sintomas1:

Ovários Policísticos ao Ultra-som.

Falta de Ovulação Crônica ou Deficiência de Ovulação.

Sinais Clínicos ou Laboratoriais de Hiperandrogenismo.

Sintomas

Irregularidades Menstruais.

É um dos principais sintomas da S.O.P. Grande parte das mulheres tem atrasos ou mesmo ausência das menstruações.

Dificuldade na Ovulação.

Muitas mulheres com esta síndrome não tem ovulação regular. Este fato faz com que muitas delas tenham dificuldade em engravidar sem um tratamento eficaz.

No entanto isto não quer dizer que mulheres com S.O.P. não engravidem nunca !!! Muitas adolescentes com estes ovários pensam que não podem engravidar e acabam conseguindo uma gravidez indesejada.


Problemas na Pele e aumento de pelos.

Acne, espinhas, queda de cabelo, pele oleosa e aumento de pelos são sintomas que podem fazer parte da síndrome. São chamados de hiperandrogenismo.



Aumento de Peso


Muitas mulheres que tem Ovário Policístico reclamam de aumento de peso. Não há um consenso se é a doença que provoca o aumento de peso ou o aumento de peso que piora os sintomas da doença. Existe uma síndrome metabólica associada com a doença. Mulheres que tem a síndrome e tem obesidade devem ser cuidadosamente investigadas em relação ao diabetes.

Abortos

Pode haver uma correlação entre os altos níveis de LH com abortos em mulheres com esta síndrome.

Diagnóstico


O diagnóstico é feito através do exame clínico, ultra-som ginecológico, e exames laboratoriais.

Ao ultra-som caracteriza-se pelo aparecimento de mais de 12 folículos na superfície de cada ovário, ou aumento do volume ovariano acima de 10 ml.

Este ultra-som deve ser feito entre o 3º e 5º dia do ciclo menstrual. Não sendo a mulher virgem deve-se dar preferência para a técnica de ultra-som transvaginal.

É importante definir que estes resultados não se aplicam a mulheres que estejam tomando anticoncepcionais orais. Se houver um folículo dominante ou um corpo lúteo é importante repetir o ultra-som em outro ciclo menstrual para realizar o diagnóstico.

Mulheres que apresentam apenas sinais de ovários policísticos ao ultra-som sem desordens de ovulação ou hiperandrogenismo não devem ser consideradas como portadoras da síndrome de ovários policísticos.


Tratamento (infertilidade - ovários policisticos)

Indução da Ovulação


Esta técnica é utilizada quando a pesquisa básica de fertilidade diagnosticou falta ou distúrbios na ovulação. Também é utilizada em casos de ovários policísticos. É também uma fase importante da Inseminação Intra Uterina e da Fertilização In Vitro. Uma série de hormônios é responsável pelo fenômeno da reprodução. O objetivo do tratamento é fazer com que o ovário produza um óvulo na época certa e orientar o casal para ter relações nesta época. Muitos medicamentos podem ser utilizados e cada vez mais os resultados são promissores. É necessário um monitoramento da resposta dos ovários para que não haja mais de um folículo maduro ou para que não haja hiperestimulação dos ovários. Este monitoramento é, geralmente, feito por ultra-som endovaginal

(informação retirada do site: www.gineco.com.br)

26 comentários:

Anónimo disse...

Eu tenho 25 anos e ainda tou a tirar o curso de gestão na universidade. Na adolescencia comecei a ter pelos a mais mas nao dei importancia. Aos poucos o problema foi aumentando. As vezes nao usava o preservativo e mesmo assim nem engravidava e por isso achava estranho.Também tinha o periodo abumdante e muito irregular. Quasnto aos pelos fui varias vezes ao medico de familia que me mandava fazer analises e mais analises e nao dizia uma opiniao consistente. Fui entao que fui ao privado a uma medica especialista em problemas hormonais. mandou-me fazer analises e um exame no ginecologista e foi entao que descobri que tenho ovários poliquisticos. foi a net para pesquyisar o que era isso.Agora tou a tomar a pilula e tenho que esperar...quero ser mae mas nao sei qual o meu futuro.., Obrigado

Anónimo disse...

Olá,

Eu tenho Ovários micropiliquisticos, o qeu significa que são muito preguiçosos. Estou a fazer tratamentos de indução da ovulação, para conseguir engravidar.
Não tenho excesso de peso, pelo contrario, agora que deixei de tomar Pilula fiquei com mais pilusidade "tho que tirar o buço todas as semanas :( "

Está a ser uma luta dificil, mas valerá a pena!
bjs

Anónimo disse...

Gostaria de saber se o tratamento da sop e muito caro?

Unknown disse...

Olá, estou grávida de 7 semanas, tenho ovário policistico, e quero saber os riscos de aborto nestes casos. Tenho 22 anos e é a primeira gravidez. Muito Obrigado

Anónimo disse...

ola tenho 25 anos e vivo obcecada com a ideia de ser mae, sempre amei criancas mas agora e infelizmente a razao por a qual mais anseio 'e porque as 20 anos de idade tive um menino chamado lucas que faleceu devido a uma doenca que desencadeou na gravidez chama-se pre eclampsia.......tres anos mais tarde descobri que estava gravida novamente as no dia a seguir abortei........desde entao nunca mais tive uma menstruacao sem a ajuda de farmacos e como nao achava isso normal procurei um medico que me disse que eu tinha ovarios microquisticos mas sabem como 'e cada medico tem a sua teoria e eu fui procurando, procurando e agora quase ao fim de dois anos encontrei um medico que acertou com a medicacao e posso vos dizer que hoje estou com o periodo:-) mas ate chegar aki posso vos dizer que engordei 17 quilos e em relacao aos pelos 'e melhor nem comentar............isto tudo so paravos dizer NUNCA DEIXEM DE ACREDITAR....

Anónimo disse...

ola tenho pequenas formaçoes no ovarios policisticos e o meu medico me passou para fazer tratamento durante 6 meses gostaria de saber se posso engravidar obrigada ate +.....

Anónimo disse...

Boa noite,me chamo Cristiane tambem tenho ovários policisticos,e não sabia o grau dessas sindrome,vou conheçar a ficar esperta e vou me cuidar.Meu sonho e ter um criança.

Anónimo disse...

ola bom dia, eu tenho 24 anos em agosto deste ano fui ao medico para saber os passos a seguir para uma gravidez saudavel. mas quando la fui contei tb o meu problema que era a falta do periodo que so vinha d vez em quando ao que ele me respondeu que os meus ovarios emram preguiçosos mas que isso nao impediria de engravidar mas que tb teria de emagrecer um pouco. mas como este assunto nao me saia da cabeça resolvi pesquisar para saber o que era, pk tinha medo que ele me tivesse omitido alguma coisa sobre o meu caso, eu quero mt ser mae e nao consigo engravidar. mas agora vou a medica de familia pedir que me mande para o genecologista do hospital para saber outra opniao e poder engravidar. mas agora tb tenho um certo receio pk diz que as mulheres com este problema podem abortar e se eu chego a engravidar e perco o bebe para mim sera um desgosto enorme do qual nao conseguirei suportar. ja pensei mesmo ate em adoptar uma criança isto se nao conseguir engravidar de todo. boa sorte a todas...

Anónimo disse...

Oi meu nome é Rocheli, tenho 21 anos, pra falar a verdade estou escrevendo para colocar para fora o que estou sentindo!!! Tenho ovário policistico, e o médico disse que vai ser muito fificil engravidar, ela me deu até um exemplo, disse que uma mulher com o ovario normal tem 80% de chances de engravidar, e uma mulher com o ovário igual ao meu tem de chances 10% de engravidar! sou casada a 2 anos e meu marido está com muita vontade de ser pai e eu também de ser mãe, mais com esta notícia eu fiquei desanimada! Será que alguem pode me dizer se tem como informação este resultado?? quero muito engravidar e não sei como...
me ajudem!!! por favor..

se alguem poder me ajudar e passar informação de um médico bom somente para me esclarecer, podem me mandar no email: roxinha_gata@hotmail.com

Unknown disse...

Tenho 24 anos, também sofro de sindrome de SOP a muitos anos. Fiz pratamento médico e meu ginicologista me indicou diane 35 para menstruar e tentar regular o meu ciclo, fiz alguns testes tentando deixando de tomar diane alguns meses, vinha o primeiro mês normal e depois parava ai tinha que voltar a tomar a pilula e a minha mestruação voltava ao normal.
No final do ano passado dei outra pausa como de contume o primeiro mês a mestruação foi normal e depois fiquei sem menstruar por 4 meses, o mês passado voltei a tomar diane mesmo sem ter mestruado e meu ciclo não voltou ao normal, começei a me sentir muito enjoada e cansada fiz o exame de sangue e o resultado foi positivo estou gravidissima de 02 meses. Quase um milagre ficar 04 meses sem mestruar e estar grávida de 02 meses. Pensei que tereia serio problemas para engravidar e quando menos esperava aconteceu.
Agora estou muito feliz!!
Espero que isso sirva de estimulo para as mulheres com essa sindrome. É possivel engravidar sim! Sindrome de Ovário policistico não é o fim do mundo.

Beijos

Anónimo disse...

ola descobrir a pouco tempo que tenho ovario multifolicular e estou preocupada pois decidi engravidar e a medica disse que seria um pouco mais dificil so que tenho a menstruacao regularizada nao engordo com tanta facilidade e tambem nao tenho muito pêlos pelo corpo sou normal a medica disse que tenho 5 foliculos no ovario isto e preocupante? preciso tomar algum remedio para tirar esses cistos me ajude por favor pois eu quero muito ter o meu bebe

dayany disse...

bom dia!
fui ao medico porque não mestruava a seis meses ai ele me pediu um exame de sangue que deu negativo, não tou gravida e uma endovaginal que deu ovarios multifoliculares, sugerindo disturbio ovulatorio.
gostaria de saber o que é isso, se tem cura e quais as chances de engravidar tenho 21 anos e estou casada a 1 ano e 4 meses.
dayany_barbosa@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá meu nome é Juliana como todas tbm tenho ovários policísticos “sop”, e tomo remédio “anticoncepcional” desde os 14 anos hoje tenho 22 anos, como algumas mulheres não menstruava sem o remédio, depois de engordar 30quilos e não conseguir emagrecer de jeito nenhum e ter sido informada pelo ginecologistas que seria quase impossível eu engravidar por causa dessa síndrome e que se engravida-se fazendo um tratamento que seria muito caro a probabilidade da gravidez chegar ao final seria 1 para 100 isto como vocês podem imaginar me deixou péssima e como por varias vezes eu já havia parado de tomar o remédio e a menstruação não vinha a partir do 2° mês pensei que estava perdida esta guerra, mas por causa de uma labirintopatia mais famosa como “labirintite”, fui procurar um Medico Homeopata, faz 6 meses que estou fazendo o tratamento que eles dizem não ser para doença e sim para a pessoa em si ou seja um remédio feito só para Juliana, pois eles pegam tudo que acontece com a pessoa analisa e faz uma formula “remédio” especifico para cada pessoa, e desde que comecei a fazer este tratamento parei com o anticoncepcional estou menstruando todo mês, e ao passar no ginecologista novamente ele me pediu uma bateria de exames e posso dizer que ate agora esta tudo normal, todos os hormônios, o triglicérides, colesterol tudo o que já verifiquei. Por isso penso eu que a gravidez deve ter ficado mais acessível, pois o ciclo esta pontual. Mas não posso dizer nada sobre isso por que não tentei engravidar nem com o tratamento anterior nem com este, mas não custa tentar é natural e nos da mais esperança do que o tradicional.
Espero que ajude. Boa sorte para todas e Se cuidem pois sempre a esperança.

Anónimo disse...

Tenho ovarios poliquisticos e graças a Deus consegui engravidar! Parei de tomar a pilula e logo dois meses depois descobri que estava grávida, minha médica ficou impressionada com o curto periodo, pois diagnoticos mostravam que eu só poderia engravidar mediante um tratamento mais rigoroso. Boa sorte pra todas voces e acreditem nesse sonho lindo de ser mãe!!!

Aisla Gasparotto disse...

Olá tenho 27 anos, e descobri que tenho ovário polícistico, porém minha menstruação é reguladíssima, mas tenho apresentado espinhas no rosto, queda de cabelo, caspa tmb...
O meu médico me receitou Diane, mas comecei a tomar e me fez muito mal, após me receitou Perlutan injeção, mas tenho muita dor de cabeça.
O que eu faço?

Unknown disse...

boa tarde sou a irina tenho 21 anos e descobri ontem que tenho ovarios policisticos, estou um pouco confusa, o medico disse que ia ficar tudo bem, espero que sim porque em 2 anos engordei 20kg e tenho muito pelos e ja nao tinha a mestruaçao a quase 1 ano, e tenho os ovarios cheios de quistos, receitou a pilula diane 35...alguem ja tomou??tenho medo que esta pilula ainda me faxa engordar mais...
boa sorte a todas que lutam pelo mesmo, e parabens as futuras mamas...

Anónimo disse...

ola tenho 29 anos edescobri que tenho ovario multifolicular e estou muito assustada com essa noticia tenho um filho de 4 anos e gostaria de engravidar novamente oque devo fazer

cibele disse...

Olá! meu nome é cibele tenho 27 anos e sou louca pra ser MÂE às vezez fico noite sem dormir imaginando como vai ser qdo eu engravidar, qdo eu vejo meninas tão novas gravidas sem querer e eu que tenho tanta vontade nunca conseguir. Eu decobrir que tenha ovários polimicricisticos quano eu tinha 15 anos e apartir dai comecei um tratamento só que a minha menstruação só desce atavés de anticoncepcional fico muito preocupada mas os médicos me animam falam que é só questão de tempo e um tratamento.Amigas não desanimem tenho várias colegas que já conseguiram filhos e estão muito felizes e com filhos saudáveis. Boa sorte a todas...

cibele disse...

Olá! meu nome é cibele tenho 27 anos e sou louca pra ser MÂE às vezez fico noite sem dormir imaginando como vai ser qdo eu engravidar, qdo eu vejo meninas tão novas gravidas sem querer e eu que tenho tanta vontade nunca conseguir. Eu decobrir que tenha ovários polimicricisticos quano eu tinha 15 anos e apartir dai comecei um tratamento só que a minha menstruação só desce atavés de anticoncepcional fico muito preocupada mas os médicos me animam falam que é só questão de tempo e um tratamento.Amigas não desanimem tenho várias colegas que já conseguiram filhos e estão muito felizes e com filhos saudáveis. Boa sorte a todas...

Anónimo disse...

Tenho 32 anos aos 14 descobrir que tinho ovários micropolicisticos não mim cuidei como deveria hoje tenho a maior vontade de ser mãe e começei um tratamento tomo minina para regularizar a menstruação e irei fazer exames daqui a um mês para poder estimular minha ovulação e se DEUS quiser ter um filho lindo e saudavel.
Ñunca desistam meninas. FORÇA

Iris disse...

Ola pessoal

vou deixar aqui o meu testemunho

aos 21 anos descobri que tinha os ovarios poliquisticos agravado com uma torçao do ovario direito.

foi-me submetido a uma cirurgia a que chamaram eletrocant bilateral ou seja queimaram os quistos e reduziram-me os ovarios.

tres anos apos operada, tentei engravidar enao conseguia, entrei mesmo em depressao pensando que nunca ia ser mae.

aos 25 anos fizeram-me a que chamaram estimulaçao dos ovarios e tres meses depois estava gravida e nem queria acreditar. tinha tanto medo de perder o meu bebe que levei uma gravidez nao stress nada nem ninguem conseguia irritar-me porque estava decidida a levar a minha gravidez ate ao fim e consegui sem nenhum problema.um ano apos o nascimento do meu bebe, fiquei gravida de novo, mas foi uma gravidez tubaria e tiveram de me tirar a trompa direita e o ovario direito tambem, hoje o meu filho tem dois anos e forte e saudavel, e estou pensando ter outro filho brevemente.

por isso nao percam a esperança, eu sou prova que com fé voces ao de conseguir ter os vossos filhos

Iris

Olga disse...

Ola a todos.
Tenho 21 anos e descobri que tenho ovarios poliquisticos em Fevereiro 2012 e o medico disse para eu tomar uns comprimidos para engravidar , passado um mes e meio fiquei logo sem periodo, fiquei contente pensei que estava gravida e comprei teste e deu negativo logo aseguir fiz a sangue e tbm deu negativo. Eu parei de tomar os comprimidos. No final de Agosto veio o período e no final de Outubro outra vez e até agora Nada. (((((. AJUDEM

Anónimo disse...

tenho 36 anos e gostaria de saber se tenho chace de engravidar, pois nunca engravidei ,tenho a sindrome do ovario polimicrocistico .porfavor me da uma luz ,estou muito preocupada

juliana delfina silva disse...

ola para todos eu tenho 19 anos! relmente sou muito nova pra ter filhos. mais pra quem tem esse sonho de cer mae eu acho que nao tem idade certa. mas que pena que eu nao possa realisar esse meu grande sonho no momento. fiz uma ultra-som e fiquei sabendo que tenho aumento do volume ovariano bilateralmente.bom ainda nao cei oque e isso mas cei q nao posso engridar.dia 21/12/12 fes 5 meses que nao vem a minha regra. nao estou gravida! vou faser tratamento e vou realisar meu sonho. nao vou desistir por que quem quer consigui. acredito em deus.bjs sorte pra quemqquer ser mamae.

Anónimo disse...

Eu tenho 21 anos e agora decidi engravidar...tenho SOP...minha ultima menstruaçao veio dia 29/11 ou 28/11 nao lembro certo,e dia 04/12 eu tive relaçaoes com meu marido e uns 5 dias pra cá venho sentindo nauseas,dor de cabeça,tontura leve ,cansaço e sono..posso estar gravida?SERA QUE ENGRAVIDEI DIA 4?ME AJUDEM
OBS:nao quis fazer o teste de famrmacia pq acho muito cedo tenho medo de dar falso negativo

Anocas disse...

Olá meninas, eu fui diagnosticada com ovários poliquisticos aos 16 anos. Era muito irregular, passava meses sem menstruação e o meu médico disse que teria que tomar a pílula para melhorar. E que quando quisesse engravidar, poderia precisar de ajuda médica. Ao longo dos tempos fui fazendo ecografia e fui percebendo que os ovários dlse mantinham poliquisticos.Tenho 36 anos, aos 32 decidi por mim mesma deixar de tomar a pílula para ver como os meus ovários se comportavam e porque estava a ficar cheia de varizes. O meu ginecologista riu se é disse que até poderia ser certa inicialmente mas que depois iria atrasar. O que é certo é que desde que deixei, tenho a menstruação certinha e já fiz eco e os ovários estão quase limpinhos! O meu ginecologista diz que tive muita sorte. Agora já fiz os exames todos, o médico diz que estou pronta para engravidar, mas pelo sim, pelo não, vou tomar o dikirogen. Os médicos dizem que ao deixarmos de tomar a pílula, os nossos ovários envelhecem e tenho algum receio de não conseguir.