quarta-feira, dezembro 20, 2006

ando preocupada com ela...

se calhar é uma preocupação sem fundamento mas é a minha, aliás, a nossa preocupação.

a sara, dando más noites, nunca nos preocupou noutros aspectos. sempre comeu bem e sempre pareceu desenvolver-se sem problemas.

desde a semana passada (o pai aponta para o dia em fomos à pediatra - e em que ela deu a enorme pancada com a testa - eu não faço ideia quando foi) que ela mudou. se é um facto que começou subitamente a dormir melhor, é verdade também que - de um dia para o outro - passou a fazer fita para comer e recusa-se a brincar sózinha. aliás, recusa-se a estar no chão, sózinha ou acompanhada: no chão só ao colo de alguém. ela antes também fazia isto mas era quando tinha sono porque se estava bem-disposta era capaz de ficar uma hora sózinha a brincar. hoje em dia nem 1 minuto: quando a ponho no chão começa imediatamente a chorar mesmo que tenha acabado de dormir 3 horas. para além disso temos-lhe notado alguma apatia. olha os brinquedos mas não brinca, não se interessa. come metade do que comia.

hoje fiquei sózinha ao serão com os dois. fui dar banho ao diogo e deixei-a na cadeira das refeições a ver uns desenhos animados. achei que em pouco tempo começaria a chorar mas tinha de ser. não a ouvi e pensei que tivesse adormecido. quando cheguei à sala vi-a de cabeça baixa a olhar para as mãos. pareceu-me estranho, caramba. também não a consegui adormecer no quarto, em poucos minutos, como nos outros dias. tive que a aninhar em mim, sentada no sofá, e fazer-lhe festas no cabelo até se ficar (ela quando está com sono nunca se deixa ficar ao colo parada, tem que ser sempre em movimento).

ontem o pai pediu-me para ligar à pediatra. liguei sem grande convicção e tal como eu previa, disse-me que devia ser de estar doente e que a pancada, no sítio em que foi, teria que ter sido muitíssimo violenta para provocar danos. pediu-nos para ficarmos vigilantes.

já pensei que poderia ser uma reacção estranha ao antibiótico (foi a 1ª vez que tomou) mas não sei...hoje foi o último dia que o tomou, logo vejo como está amanhã.

se não lhe vir melhorias 6ª feira rumo à pediatra para ela a observar. hoje fiquei realmente preocupada.

muito sinceramente...prefiro as más noites de volta a ver a minha miúda assim :(

32 comentários:

Jolie disse...

Também acho isso tudo muito estranho... o melhor é ficares mesmo atenta.

Beijocas (mas não há-de ser nada)

*Quicas* disse...

Olha Inês, porque não ligas para a linha "dói dói trim trim"? Nunca liguei para lá, mas já ouvi dizer muito bem...tem pessoal especializado que te indica o que fazer. Ou então vai às urgências; uma pancada na cabeça é algo que deve ser sempre visto, às vezes pode até ser preciso um raio x.
Principalmemte quando se notam diferenças a nível comportamental.
Não terá apanhado algum susto? Porque não perguntas ao Diogo se a mana caíu quando brincavam,ou algo assim. Pergunto isto pelo facto dela não querer ficar a brincar sozinha no chão...
Em relação ao antibiótico, os efeitos são sempre físicos (diarreia, vómitos, borbulhas), por isso punha essa hipótese de parte...

beijocas preocupadas

Karla disse...

Não tenho experiência nenhuma com essas coisas... espero que não seja nada, mas também acho tudo estranhíssimo. O serviço do Dói-dói Trrim-trrim é muito bom... as melhoras da tua menina!

Patrícia disse...

Pode não ser nada, e é capaz de ser o mais natural. Mas os pediatras hoje em dia têm muito a mania de simplificar tudo e diagnosticar "ansiedade de mãe". Se a sentes diferente, não desistas. Mais vale perder um dia em médicos/hospital e ficar de consciencia tranquila...

Boa sorte! (vais ver que é só a miuda a portar-se bem para receber os 8 presentes que compraste!! :o) )

Anónimo disse...

se estas preocupada (e realmente parece estranho) vai e tira as dúvidas. Não perdes nada e pelo menõs ficas descansada.
beijos

ursitazul

Charilas disse...

Sinceramente eu acho que tem mesmo a ver com o facto de estar doentinha. Até nós se estamos constipados ficamos com humor alterado, quanto mais eles...A pancada na cabeça, foi na testa? É que segundo a "nossa" pediatra as pancadas na nuca é que nos devem gerar mais preocupação, se forem realmente muito violentas...Para além do antibiótico ela não está a tomar nada que a possa por mais molinha?

Acho que devem estar vigilantes e ligar para a linha pediátrica pode ser uma boa solução, talvez eles te encaminhem para o centro de saúde para ela ser observada e assim ficas mais descansada.

Vai correr tudo bem tenho a certeza e em breve terás a tua menina a dar más noites e cheia de "pica" durante o dia! :P

Dá-nos novidades, sim!

Beijinhos

Ana e Simão disse...

pois realmente é melhor ficares atenta, mas tb pode ser que não seja nada e pode ser uma infeliz coincidencia. o facto de querer colo. eles as vezes mudam e ficam um cadinho rabujentos com os dentinhos e só querem colo. pode tb ter acontecido que tenha apanhado medo pela queda e n queira ir para o chão por isso mesmo. fica atenta e se deus quizer não ha de ser nada de grave. Quanto ao dormir noites inteiras, é mesmo assim, eles quando começam a dormir é de repente e não há um crescer de horas. de um dia para o outro começam a dormir a noite toda e isso tb pode ser coincidencia, esperemos q sim. uma beijoca grande e vai dando noticias.

Anónimo disse...

É pá!! Fiquei preocupada! Liga para o Doi-Doi, Trim-Trim!

E diz qualquer coisa.

Beijos

Anónimo disse...

Olá Inês,

Eu sinceramente não ligava muito à pediatra e ia o mais rapidamente ao hospital. Não quero ser alarmista, mas nunca se sabe e na minha opinião, se tu achas que sara está diferente desde da pancada deves de ver isso brevemente. Uma das coisas que sempre ouvi é que se alguém der alguma pancada na cabeça e ficar de algum modo diferente deve de ir de imediato para o hospital.
Tu é que sabes, mas acho que não custa nada e vocês ficam mais descansados. Muitos beijinhos e espero que não seja nada de mais.

Fia

Anónimo disse...

Amiga
Como muita gnte ja disse pode ser so coincidencia. O Tomas ficava sempre uma crianca diferente quando estava doente. O antibiotico pode tambem a ter deitado abaixo em termos de energia e vontade de brincar. Mas por outro lado se estas mesmo preocupada, leva-a ao hospital. Mais vale isso do que deixares aproximar o fim-de-semana pois e epoca de Natal e todos vao estar super "busy" e pelo menos descansas a cabeca. Beijos,
Ana

Anónimo disse...

Bom dia Inês
Antes de mais, muito obrigada pela resposta ao meu email!! Eu vou dando novidades, tá??

Em relação à Sara, pela experiencia que eu tenho das minhas sobrinhas....o melhor será ligares para o "dói-dói" ou ires directamente ao hospital (lá eles poderão logo fazer um rx) e assim ficarias mais descansada.
Pensa que tb poderá ser um dentinho a querer nascer...e já ouvi com cada história dos dentinhos!! :-S

A pediatra na ultima consulta foi um bocadito "directa" a mais...na minha opinião!!! Por vezes, ouvirmos outras opiniões é bom.

Espero que melhore depresssa.

Beijinhos,
Inês
mixa25@gmail.com

Gatinha disse...

vais ver q nao é nada de preocupante, a menina está doente e medicada, pode ser disso. bjocas

Morena disse...

Fazes bem ficar atenta, pode não ser nada, mas nunca se sabe!
Qd aí estive a Sara não era nada como dizes hoje... bjos grandes e as melhoras

kikas disse...

Olá inês:
Não costumo comentar no teu blog, mas gosto de passar por aqui de vez enquanto para vêr como estão os teus rebentos, e hoje não gostei muito daquilo que li.
Não é normal a tua menina estar assim, alguma coisa ela tem, pode ser por estar doente, mas não me parece...pelo que descreves parece-me reacção ao medicamento, é antibiótico?
A apatia é um dos sintomas da reacção ao antibiótico, se for isso ela irá ficar melhor quando acabar (deveria ter sido logo mudado aquando dos primeiros sintomas)!
Apenas te deixei esta dica porque passou-se o mesmo com um menino de 10 meses próximo de mim.
Desculpa a invasão do teu blog e o comentário, mas fiquei preocupada...
Beijinhos e boas melhoras para a Sara
Sandra Bernardes

Anónimo disse...

Olá Inês!

Não há-de ser nada, no entanto não deixa de ser estranho e visto estarem todos preocupados com a bonequinha acho k deveriam seguir o vosso instinto. Os médicos são médicos e obviamente não lhes tiramos o devido valor mas nós pais conhecemos melhor k ninguém os nossos pequenotes.

Fiquem atentos e dá notícias.

Melhoras rápidas da Sara e k volte rápido áquilo k era.

Beijokas Patrícia+Gustavo(Guga 19 meses)

Princesas Ervilhinhas disse...

Olá querida,

Imagino que estejas preocupada. Pode realmente ser do antibiotico. Ela está a tomar algum anti-histaminico? É que os anti-histaminicos dão sonolência e moleza.

Como ela terminou ontem a medicação, observa-a hoje. Se vires que continua igual vai ao hospital ou á pediatra.

Pode ate nem ser nada e depois ficamos com aquele rotulo de exageradas, mas o importante é ficarmos tranquilas!

Dá noticias, sim?

Beijinhos doces,
Carla e Beatriz

Anónimo disse...

Concordo com a opinião da Costinhas...

Um santo e feliz Natal para vocês...

Beijocas da Sónia e da Inês

sotto le stelle disse...

Um santo Natal para ti cheio de coisas boas!! Jinhos fofos

Fitinha Azul disse...

Olá Inês
Convinha ficares atenta e se realmente estás preocupada aconselhava-te a levares a outro médico ou mesmo ao hospital para de uma vez por todas tirares todas as dúvidas e ficares descansada.
Beijocas e vai dando notícias

Rita disse...

Olá priminha, como sabes o meu curso de pediatria tirado por correspondência ficou-se pelo primeiro semestre por isso não me vou pôr a dar bitaites sobre se acho normal ou não. O importante é que a filha é tua e tu não estás a achar normal!! O meu lema nessas coisas é que mais vale exagerada do que desleixada por isso, se estás com a pulga atrás da orelha, vai ver. Se achas que a pediatra não vai ligar vai a um hospital. Pelo menos ficas descansada!!

Unknown disse...

Que cena... eu faria o mesmo que tu: estaria atenta.
Pode ser que eja esmo do antibiótico.
Espero que tudo se resolva amiga
Beijos

T. disse...

Não venho acrescentar mais nada a não ser que fico À espera das boas notícias!!!
Beijinhos

Anónimo disse...

Por muito que digam que é disto ou daquilo, que é normal, ou não, o teu coração de mãe não vai estar descansado, por isso só digo, faz o que o teu coração mandar... chateia os médicos se fôr preciso, pede um segunda opinião, ou não. Tu, melhor que ninguém conheces a tua filhota e se achas que ela não está bem ou como costuma estar, faz o que fôr preciso para te descansares.
Desejo-vos um Feliz Natal com muita paz e saúde. Voltarei para ir sabendo notícias.
Beijocas

Alice disse...

sou optimista por natureza, e assim como te digo que acho que não é nada e que tem a ver com ela estar doentinha, também te digo que deves e fazes muito bem em dirigir-te a um médico com ela. eu sou assim, não adio nada, não me remedeio, vou logo naquele momento. isso pode fazer toda a diferença!
sabes que os antibioticos têm efeitos secundários desses, até connosco, sempre que estou a antibiótico fico "mole"... pode ser isso.
fico á espera de boas novidades,
beijos, Um feliz Natal.

Ana F. disse...

Inês,
Muitas vezes já me chamaram hipocondríaca, mas acho que mais vale prevenir que remediar (quando há remédio...).
Por isso, acho que deves estar atenta e, se possível, ires ao hospital ou até a outro pediatra ouvir uma segunda opinião. Se tu a achas pouco reactiva, é mesmo de estares vigilante!
Pode não ser nada, é verdade. Mas tb pode ser.
Há precisamente um mês atrás, foi diagnosticada pneumonia à minha Sara e eu nunca suspeitei de nada: não tinha febre alta, a febre nem chegou aos três dias e só estava com tosse produtiva. Mais nada...e, no entanto...
Não estou a assustar-te - nem quero fazê-lo - mas não deves facilitar!!!

Raquel disse...

Estranho é...mas ás vezes pode ser mesmo uma coincidência entre as duas coisas, a pancada e a moleza. vais ver que é só do antibiótico.
Bjs

Natércia Charruadas disse...

Já te dei a minha opinião no Gincas, passei a saber novidades.
Jinhos muito grandes

Rj disse...

Tu como mãe dela conheces-a melhor que ninguém. Se realmente a notas diferente e estás preocupada o melhor é procuras mesmo ajuda. até pode não ser nada mas assim ficarias bem mais descançada.
Espero que tudo não passe de uma coincidência e que logo ela recomece a ficar mais desperta mas a dar boas noites na mesma!!!

XanaA. disse...

Espero que seja só algo transitório. Se a Sara tem andado doente, é bem possível que a alteração de comportamento se deva a isso ou à medicação.

Espero que tenham um excelente Natal, livre de preocupações!

Bjs grandes

Mar disse...

Espero que a princesa já esteja mais animada, para poder gozar bem a primeira abertura de presentes.

Que este Natal seja o melhor possível, com paz. :)

Clarinha disse...

Votos de festas felizes e que 2007 seja recheado de muita saúde, alegria !!!

Beijinhos, Clara

Anónimo disse...

Espero que não seja mesmo nada!
As pancadas são sempre preocupantes... ainda ontem o meu deu uma cabeçada na mesa de cabeceira e fiquei aflita!

Desejo a ti e a toda a família votos de um Santo e Feliz Natal, com a árvore recheada de saúde, amor, muita felicidade e algumas prendinhas!!
Beijokitas boas!