quarta-feira, dezembro 13, 2006

consulta(s)

acho que foi a pior ida à clínica...porque estou cansada e ainda enervada, aqui vai um resumo:

1. esperámos 1h30 - o diogo entrou nos disparates, claro e a sara estava tão morta de sono que adormeceu segundos antes de ser observada.

2. o diogo está bem mas obviamente que o peso extra que tinha ganho foi-se todo. pelo menos não desceu do percentil dele, o que já é bom. o ouvido está quase bom. o desenvolvimento está óptimo. chorou durante toda a observação, o que não é nada dele.

3. a sara...pois a querida sara, para além de ter batido com uma violência medonha no tampo da secretária da pediatra (balançou sem eu dar por isso e a cabeça aterrou no pior sítio possível...), tem os 2 ouvidos inflamados e vai-se iniciar no maravilhoso mundo dos antibióticos. para além disso, o problema dos cocós duros e de não conseguir fazer sózinha já ultrapassou as medidas e vai fazer um xarope durante 2 meses a ver se o organismo aprende. trouxemos também uma pomada para as fissuras que já tem no rabinho. para além disso vim para casa com instruções para lhe fazer 3 (t-r-ê-s) bebegel seguidos para ela conseguir deitar cá para fora tudo o que a médica lhe sentiu nos intestinos. achei um bocado exagerado mas...a cada clister que lhe punha mais porcaria saía...tadinha :( de resto, o desenvolvimento está bom e vai poder começar com a "comida da panela".

saí da consulta cansada e, principalmente, frustrada...não sei porquê mas sinto que me deram uma valente coça...deve ser a minha consciência a dizer-me para estar mais atenta aos sinais que eles, de certeza, me dão...

25 comentários:

Anónimo disse...

Hey Inês!! Não fique assim! È uma super mãe.

beijinho

Mar disse...

Inês,

que sinais é que não leste?
O Diogo esteve doente, perdeu peso, é normal. Tu já sabias isso.
A Sara está doentita, também já o sabias. Tem dificuldades em fazer cocó. Qual é a novidade?
Custa muito ver que eles, às vezes, têm problemas, mas ninguém disse que crescer era fácil. Vai ficar tudo bem. E não te martirizes, não houve sinais que nenhuns que não tenhas sabido ler! :)

InêsN disse...

querida mar: devia ter falado mais cedo com a pediatra sobre as dificuldades da sara e não deixar a coisa chegar ao cúmulo de ela fazer feridas no rabo. devia ter percebido também que algo não estava bem quando, há 3 dias, tive que lhe pôr um supositório à noite para ela dormir. mas como hoje tinhamos consulta adiei tudo...e não o devia ter feito!

(eu sei que estou cansada e a exagerar. tenho consciência que não é nada demais. já passa...)

*Quicas* disse...

Bem bem...mas que pensamentos são esses?? Hein?

do Diogo: claro que está tudo bem...é uma criança forte! Não te preocupes com o peso, a Flor está um pouco abaixo do percentil 50 no peso, embora esteja constantemente a comer. Pelo que leio, o Diogo é saudável, não te preocupes com isso.

da Sara: ui...que galo! Quanto ao cocó, nós também passámos pelo mesmo com a Flor. Ela chegava a estar 5, sim 5, dias sem fazer e depois tínhamos que usar o bebegel. Tomava laxante e um leite especial, mas nem assim. A médica disse que se tratava de obstipação crónica, e mandou fazer uma ecografia, que revelou estar tudo normal.Isto acontecia desde que a Flor tinha seis semanas!!
Sabes como normalizou? Com o aparecimento do 1º dente. Assim, sem mais nem menos... Agora faz quase todos os dias.

Força, persistência, pensamentos positivos!!


E bom apetite para a Sara, agora que vai começar novos sabores e texturas

beijocas grandes

Anónimo disse...

é para isso que servem as consultas tb - para que nos expliquem o que raio fazer!!!!!!

(eu não costumava ter muitas cerimónias com o bebégel - aquilo é bastante inócuo... durante algum tempo era normal pôr dia sim, dia não - quer à I, quer à T)

mãe disse...

Pois é, há dias assim... mas também se não aprendermos de vez em quando com os disparates que fazemos, não é normal...o pior é quando a argolada é dos médicos, às vezes, a nós mães, custa-nos ver (porque não queriamos que assim fosse) que eles estão doentinhos... pior é quando nós vemos e os médicos não... vá animo, e cabeça erguida...

mãe disse...

olha, e em relação à Sara... mistura-lhe farelos na sopinha, no iogurte, na papa... é uma questão de três, quatro dias, e vais ver como ela começa a fazer cócó como "gente grande"...

nuvem cor de rosa disse...

ora linda, tu não és médica, não tens k adivinhar. pr a próxima já fazes de outra forma.
qdo os meus têm muita dificuldade em fazer cocó, não aguento vê-los chorar muito tempo e meto logo um bebegel. e qdo andam um dia inteiro sem fazer nada, no dia seguinte de manhã dou duas colheres de leite de magnésia e pronto, é tiro e queda.
depois de os ter visto sofrer tanto qdo eram mais pequeninos, aprendi a agir por antecipação. mas tbm só aprendi porque passei por elas. tu é a mesma coisa querida: agora k ja aprendeste. de certeza k vais fazer diferente da próxima (deus queira k nao) vez k seja preciso.

e já agora: o k é "comida da panela"???

bjnhos nossos

Mar disse...

Inês,

Talvez pudesses ter falado mais cedo com a médica. Provavelmente não teria mudado nada. Não vale a pena ficares assim.
Sabes, se os teus únicos "erros" (se é que são erros, que eu não concordo) como mãe forem estes, o Diogo a Sara serão os miúdos mais sortudos do planeta. Porque ela daqui a dois dias já faz cocó e ele nem sequer tem nada, pois não?
Vamos fazer tantas asneiras enquanto mães, Inês! Eu, pelo menos, sei que vou, não sou perfeita...
Anima-te, mulher!
(Eu estou sempre à distância de um clique). :)

Ana e Simão disse...

o stress dá-nos conta dos neuronios e eu falo por mim que só tenho um bebé, imagino tu com 2 putos que mais parecem gemeos de tão pouca diferença de idade que têm. De qualquer forma, acho que não foram assim uns sinais tão evidentes, a ponto de teres por obrigação interpreta-los de forma correcta e precisa. és mãe, és mulher, não és super mulher ...
Beijoca e remember:
"errare humanum est"

Charilas disse...

É isso mesmo já passa e não te martirizes. Vê-los doentes deixa-nos de rastos e às vezes por mais que façamos sentimo-nos impotentes e isso revolta-nos e desepera-nos, estes sentimentos aleados ao cansaço... Logo, logo o Diogo vai estar completamente bom e recupera o peso que perdeu, a Sara vai normalizar os cocós, as otites vão dar uma curva e o sol vai voltar a brilhar :P

Olha, que os antibióticos só por sí costumam fazer com que os intestinos trabalhem mais e o cocó passa a ser mais mole, (digo eu com base na minha triste experiência do último mês).

Já agora a clínica que falas, é a Cliniped? Se sim, é onde vou com os meus.

Beijinhos

LP disse...

Então? Tu escreveste que o desenvolvimento deles está óptimo não foi? Eles estão óptimos portanto. A tua filha tem as mazelas próprias e... JÁ PASSOU!

Lipa disse...

Ó Inês, não fiques assim!
Não li nada de anormal, o diogo tem estado doente é mais que normal que perca peso, se continua com um desenvolviemnto óptimo nada de te preocupares. Logo logo recupera vais ver! A Di tb tem andado com diarreia que trouxe da creche e tá mais magrita pq anda a comer mal...mas é normal né?

Quanto à Sara para além de linda é uma espertalhona e tá óptima ;) Quanto à dificuldade de fazer cocó tb passamos por isso com a D. desde bebezita (2-3 semanas) era um stress. Eu, tal e qual como a Nuvem-cor-de-rosa , aprendi a prevenir e a não esperar que a coisa evoluisse. Nunca me limitei no usos do bebegel, para mim era impensavel que ela passasse mais de 1-2 dias sem fazer chorava horrores de cólicas e qto mais tempo passava mais dificl se tornaa fazer alguma coisa por isso qd não consiguia fazer era um tubinho cor-de-rosa (nem sempre por inteiro só qd era preciso) pq nem com termómetros,nem cotonetes, nem com tubos sem nada a estimular fazia, só resultava mesmo com o gel...ou que havia eu de fazer? A nossa médica preferia que usassemos o gel a encharcá-la de xaropes para fazer o cocó. Muita gente tem receio de usar mas a verdade é que connosco resultou, e ela por volta dos 5 meses começou a fazer sozinha depois teve um retrocesso com a introdução dos solidos que regularizou a seguir e agora faz todos os dias sem ajuda nenhuma :)Vais ver que à Sara vaia acontecer o mesmo (e depois ainda reclamas por ter de mudar 2 ou 3 vezes cocó no mesmo dia como me acontece por vezes ehehehe)

Isto tudo para te dizer..não stresses, tá tudo ok! Eles estão óptimos e lindos!!!!

beijinhos grandes e as melhoras para os ouvidinhos da sara!

Lipa disse...

(partilhei a minha experiencia com a Di mas não quer dizer que no caso da sara seja igual, ok? não leves como uma lição, era mais um desabafo! Se fosse eu tb tinha esperado pela consulta sabes...)

Cristina disse...

Ouve lá ó moçoila, estás-te a sentir culpada do quê?! Nâo sejas tola, que os teus filhotes estão bem e recomendam-se. Sim, bem sei, é preocupação de mãe...mas não entres em stress (olha quem fala).
Beijinhos

Ana Rangel disse...

Um grande beijinho, Inês, vai passar em breve... :(

Anónimo disse...

Tem calma, Inês (eu também sei que é mais fácil dizer do que fazer), mas no fundo o que interessa é que não se passa nada de grave. Com calma tudo vai ao sítio.
Quanto ao problema da sara, experimenta dar-lhe papaia. O T. comeu papaia e manga desde que iniciou as frutas (em vez da maçã e da pêra) e sempre lhe fez lindamente aos intestinos. O A. no alto dos seus 2 meses e 3 semanas volta meia volta vai de bebegel porque muitas vezes não consegue fazer sem ajuda, não é prisão de ventre é intestino preguiçoso. Se precisares de alguma coisa apita.

Tia Moky disse...

Aquele abraço!

Vai tudo entrar nos eixos logo, logo!

Beijos

Moky

Anónimo disse...

querida inês,

não li os comentários das outras meninas, bem mais experientes do que eu mas o que eu posso dizer-te é simples: se andas cansada, esse cansado reflecte-se na na atenção a esses tais sinais. tu sabes isto melhor do que eu. a energia que tens esgota-se no tempo que passas com eles, na atenção que lhes dás e, com tudo resto, há coisas que o cérebro simplesmente não reconhece, por estar saturado.

agora que a Sara parece querer recuperar o sono perdido (e isso muito deve dever-se às rotinas que tu e o pai-vagem foram impondo, à vossa persistência e paciência - que também cansam), aproveita para tentat relaxar também. vais ver que a atenção aos detalhes que são importante volta num instante.

é perfeitamente normal e natural deixar escapar coisas quando sabemos que existem outras pessoas que nos asseguram essas mesmas coisas. é um sinal da nossa cabecinha, uma funçao que nos avisa que não podemos ter sempre tudo sob controlo, ou as bolas todas no ar, como os malabaristas.

um beijinho.

Unknown disse...

Oh D. Inês, então qu'é isso??? se adivinhassemos ou agissemos sempre de maneira pefeita não havia quase clientela para os pediatras!
Não te estejas a culpar nem te meartirizes por isso!
Interessa é que já começou a cura e dentro em breve estarão todos finíssimos :)
Somos Mães, não somos Deus ;)
Beijocas e rápidas melhoras

Unknown disse...

AH, é verdade: tal como a pal disse o bébé gel não faz mal nenhum nem provoca habituação.
O que dei à Luísa (que até aos 4 meses era muito presa) e ainda dou ao André é Leite de Magnésia Philips (começou por 3 colheres de café durante o dia e se se notar que começa a fazer muito líquido ir reduzindo; o andré já só toma 1 por dia e por vezes esquecemo-nos mas ele faz bem, aquilo é muito bom), experimenta (fala com a médica).
BEIJOS

carla disse...

Ai Inês nem parecem coisas tuas....quanto à Sara mesmo que tivesses falado antes a médica tb ía deixar passar uns tempos a ver se o organismo funcionava por ele próprio, agora o que interessa é que já estão a tentar resolver esse pequeno problema...o Diogo esteve doente, foi medicado é tudo normal...

Vá arrebita, que estás no bom caminho!!

Beijo Grande

Anónimo disse...

...
Tudo que que te aconteceu, já aconteceu com qualquer mãe de 2 piolhitos!

essa sensação de frustração tb já me bateu, o q pensas?

Depois vamos começando a ficar cada vez melhores, e começamos a conseguir "detectar" as maleitas ods miudos a tempo!

Tadinha da menina-dos-olhos-mais-lindos-que-eu-já-vi!
O cocó é mau!!!!
(é o q digo ao meu Afonso, quando faz força para não fazer de tão duro que é...)

Olha!!!
POR FAVOR diz-me o nome dessa pomada para as fissuras do rabinho!!


Jinhos

Jolie disse...

As melhoras!

Beijos

Sophie disse...

Juízo na cabeça! Não podemos saber tudo, pois não?

As melhoras.