ontem tive reunião de final de ano com a educadora do diogo. falámos um pouco sobre como correu o ano, pontos altos (discurso e raciocínio) e menos altos (motrocidade fina) mas acabámos por centrar a nossa conversa no assunto que mais me preocupa e que de vez em quando me assalta em dúvidas e angústias: a passagem ou não para a primária já daqui a um ano (com 5 anos e meio).
segundo a educadora ele tem acompanhado muito bem o grupo mas neste momento, como é totalmente compreensível, não pode avançar mais nada relativamente ao ano que vem. se para o ano ela considerar que o diogo está apto a entrar no 1º ciclo ele terá que realizar uns testes com a directora do colégio (psicóloga) que serão posteriormente remetidos para o ministério da educação que dará o parecer final.
e eu, apesar de não querer que o meu filhote cresça depressa demais nem querer estar a exigir-lhe mais do que os seus anos lhe permitem, sei que ele vai sofrer se não avançar com o resto do grupo. porque o diogo não gosta de errar e vai sentir que foi uma falha sua. porque aquele é o seu grupo e ele está léguas à frente do grupo da sua idade (razão porque está um ano à frente).
pronto. daqui a um ano saberemos com o que contar.
Resposta a alguns comentários: na escola do diogo há uma série de situações de meninos que têm passado para o 1º ano com 5 anos e ainda este ano lectivo isso aconteceu...por isso: é possível, sim (seria impensável a educadora ter esta conversa comigo se não houvesse realmente essa possibilidade). de qualquer modo, a escolha recairá sempre na opção que for mais positiva para o meu filho. obrigada pelos contributos, aguardo mais experiências!