sábado, dezembro 10, 2011

mudanças de hábitos


nos últimos anos (i.e., desde que tenho os putos :p) as mudanças de hábitos há tanto tempo enraizados tem sido uma constante. Uma dessas mudanças prende-se, obviamente, com os meus ciclos de sono/horas de sono/horas de deitar e acordar.

quando os miúdos nasceram passei a dormir muito menos e a andar muito mais cansada. não sei se se lembram mas andei que tempos a tentar ensiná-los a dormir sozinhos e, felizmente, posso dizer que esse é um dado adquirido cá em casa com uma simples rotina de contar uma história e cantar uma música antes de dormir. aos poucos eles foram dormindo mais horas seguidas e hoje em dia é raro acordarem a meio da noite (ando nesta fase a tentar explicar à sara que não precisa de me acordar às 5 da manhã para a tapar porque ela consegue fazê-lo muito bem sozinha). Já o acordar é um pouco mais turbulento: durante a semana eles fazem birra para não se levantar e ao fim de semana somos nós os birrentos... nada de muito estranho, portanto!


mas ultimamente uma nova rotina tem-se vindo a instalar sorrateiramente e posso-vos dizer que estou muito contente com a dita cuja! isto porque finalmente aceitei o facto de que preciso MESMO de dormir 7 a 8 horas diárias para me sentir bem disposta e com energia durante o dia (algo que já me tinha sido passado há muitos e muitos anos por uma excelente médica que me acompanhou durante uma altura complicada da minha vida). decidi, portanto, passar a deitar-me a horas que me permitissem essas 7/8 horas de sono, o que significa que me deito pelas 22h30, leio durante meia hora (voltei aos livros, yeaahhh!!!) e pelas 23h, mais coisa menos coisa, estou a apagar a luz. durante a semana acordo pelas 7h30 e ao fim de semana...bem, o fim de semana tem sido a grande surpresa porque, ao fim de 6 anos, voltei a acordar sozinha sem necessitar dos meus despertadores humanos para sair da cama! não acontece sempre mas desde que comecei a sério com este horário, têm sido mais as vezes em que sou a primeira a acordar ou em que já estou acordada quando eles vêm ter comigo do que aquelas em que eles me acordam. ainda hoje acordei pelas 7 e tal, fiquei na cama a aproveitar a sorna durante mais um bocadinho e pelas 8 e picos levantei-me e fiz-me à vida (a sara acordou pelas 9h e o diogo pelas 10 horas).

com esta nova rotina acordo mais bem disposta (principalmente ao fim de semana) e com outra energia. sempre ouvi dizer que dormir é parte fundamental do nosso bem estar e cada vez mais dou a importância devida a este assunto (e por isso os meus filhos se deitam mais cedo que quase todas as crianças que conheço mas isso é assunto para outro post)!

18 comentários:

Luz de Estrelas disse...

o descanso e o sono são bem mais importantes do que o que toda a gente julga...Daí que quando se dorme pouco, a sanidade e a alegria comecem a dispersar.

DoCeu disse...

Pois... Quem me dera ser capaz da tua disciplina...
Mas eu sou mesmo é da noite e, desde que iniciei esta nova fase, tem sido uma desbunda!
Vamos fingir que acredito que é só uma fase de deslumbramento novo rico e que depois irei ao sítio... :-P

Avozinha disse...

Uma nova etapa da vida...
Sleep well!

Raquel disse...

Eu tb preciso dessas horinhas. Menos que isso e as olheiras começam a ficar mais fundas e a neura instala-se.

akombi disse...

Sempre fui mto dorminhoca, chegava a dormir entre 10 a 12 horas, desde que sou mãe há 12 anos que passei tb a não saber o que é dormir com a minha vontade, e ao contrário de outras mães fui eu que segui a rotina do dormir das minhas filhas.

desde sempre fui de me deitar tarde e tarde levantar, a minha filha mais velha veio programa assim, o que nada me importava, só havia o senão de dormir 3 h e acordar outras 3, foi assim até aos 8 meses até que não aguentei mais e troquei-lhe esse hábito.

a mais nova veio "programada" para dormir cedo e acordar cedo, algo impensável aqui em casa, depressa tirei-lhe esse hábito, até aos 3 anos tanto da mais velha como da mais nova ainda as amamentava daí acordarem há noite.

agora, elas com 12 e 8 anos e já mais independentes consigo ter os meus horários, o meu tempo, e é bom retomar hábitos e gostos, mas não sei se tb é da idade (37)chega-me dormir 5/6 horas, apesar de acordar energética sinto é uma pressão na cabeça durante o dia todo, já fiz exames e nada acusou, e por mais que queira dormir não consigo....bom ás vezes basta-me sentar no sofá "puff" adormeço e nem que seja por 5 minutos sinto-me outra.

aos poucos retoma-mos a hábitos mas o nosso corpo está mudado, noto que com elas mais crescidas sinto-me na mesma ocupada, é um outro ocupar, outras necessidades delas, mas sinto que tenho mais energia, mas menos paciência :O

bejocas.

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Eu sempre precisei de dormir pelo menos 8 horas e não prescindo delas. Geralmente deito-me, mais tardar, meia-noite, porque nunca acordo antes das 8h.

Os meus miúdos tb dormem pelas 20h30, 21h ao fim-de-semana, e graças a Deus - e aos nossos hábitos - nunca acordam.

O descanso é fundamental para o nosso bem estar.

Motivo Para Sorrir disse...

Oi Inês, assino embaixo quando a importância do sono, aqui em casa a pequena também dorme bem mais cedo que muitas outras que ouço falar, até me condenam, tô nem aí, é pro bem dela.
bom resto de final de semana!

gralha disse...

Subscrevo tudo. E não percebo como há quem prefira andar rabugenta e cansada mas se calhar fica até às tantas a ver porcarias na televisão (é claro que há quem não tenha escolha senão dormir menos). Enfim, são gostos, mas também acho que isso faz toda a diferença.

Rita (a minha pequena lua) disse...

é fundamental descansarmos... eu que o diga que a minha filha durante 5 anos e meio foi péssima... só agora está a fazer as noites inteiras e eu agradeço. e tal como tu, a minha deita-se com as galinhas. 20H20 e está na cama. agora que já dorme a noite inteira sozinha, sem acordar e precisar de me chamar 10 vezes a noite, precisa de dormir muitas horinhas para se sentir bem disposta e enérgica no dia seguinte :)

Anónimo disse...

Ahhhhh dormir é tão bom!!! :D
Eu dorminhoca já dormi mais, desde q fui mãe q dormir já n é o que era, mas n dispenso das minhas 7/8h senão acordo um monstro e permaneço assim bastantes horas até me passar a neura :p

sorte sorte é q o meu bebezão saiu aqui á mãezona e desde bem novo tipo 3/4 meses dorme as noitinhas todas :D

jokas

Unknown disse...

Boa!
Os meus, acordam cedo aos fins de semana e feriados mas em dias de semana querem ficar na cama, claro!
Ela dormia mais, se o irmão deixasse :D
Ainda assim, já acorda por volta das 8 :oP
Hoje em dia, felizmente, ainda que eu e o Pai acordemos cedo, conseguimos ficar na sorna mais uma horinha ou duas (até nos doer o corpo todo looooool).
Beijocas

Rita disse...

Ando a ver se consigo disciplinar-me e fazer o mesmo, que tb ando demasiado cansada... Qt aos putos, por aqui a caminha é às 21h (21h30 ao fim-de-semana) e todos os dias, faça chuva ou faça sol, estão fora da cama antes das 8h sozinhos e sem dramas... (Tb ando a tentar fazer com que o Martim perceba que pode vir ter comigo quando acorda - lá pelas 7h30 - sem eu ter que o ir buscar à cama...) Bj grande

Ana disse...

Mais cedo que os meus nao :P

Ana disse...

O george as 19h e o Tomas as 20h e nem por isso deixam de acordar tarde...no domingo acordaram os dois as 10h. O que so mostra o quanto eles precisam de dormir! E nos tambem!!!

Anónimo disse...

As minhas meninas vão para a cama às 9h30m... mais cedo impossivel porque senão nem as via acordadas (lol)...tenho de acordá-las nos dias de semana...aos fins de semana deitam-se mais tardinha e acordam quando querem... tenho sorte que elas só acordem durante a noite só se estiverem doentinhas!

Beijinhos

Sandra / Funchal

Luna disse...

Eu senão dormir 7 horas por noite não há quem me ature, gosto de dormir sobretudo no inverno. Nossos filhos estão homenzinhos nos permitem dormir durante a noite felizmente. Meus vão para a caminha as 22, mais velho se for antes é sinal está doente.
bjos

pekala disse...

eu sempre dormi muito,era gaja pra estar a dormir um fim de semana inteiro só com ligeiras pausas pra comer um pãozinho ou ir fazer chichi LOL,agora jáa não mas preciso de no mínimo umas 5/6 horas por noite mas cm sou tótó deito-me super tarde e durmo umas 4/5h mas não é por isso que ando mais mal disposta,não me afecta grandemente,ao fim de semana faço questão de dormir a sesta.
o puto sempre se deitou cedo,não tão cedo cm eu gostaria mas o possível tendo em conta que chegamos a casa às sete e ainda tenho que dar banho,preparar jantar e dar-lhe algum espaço deita-se pelas 21h30,ao fim de semana estica-se mais meia hora,dorme seguido,faz birra durante a semana mas ao fim de semana como sabes,levanta-se,não nos acorda,liga a tv,brinca,vai beber leite,só me acorda quando lhe apetece torradas;)

Sousas disse...

Subscrevo tudo. E o teu post vem mesmo ajudar, estou a tentar restabelecer uma rotina de sono saudavel e tem sido muito dificil dormir. Um muito obrigado.