1. No dia em que partimos o diogo acordou cheio de manchas vermelhas nas pernas e braços...achei que tinha sido alvo de um bando de melgas no dia anterior e liguei para a pediatra que me mandou pôr-lhe o creme do rabinho para as babas secarem; o pior é que não secaram e as manchas aumentaram, tornando-se em grandes zonas vermelhonas, principalmente na zona das virilhas e axilas! Resolvemos então ir à urgência da clínica onde o diogo é seguido antes de partirmos...e foi o melhor que fizemos!! Então não é que o rapaz fez alergia ao leite de lata?! Ou melhor dizendo, às proteinas de vaca que o leite contém...?! Eu fiquei para morrer por ter "menosprezado" os sintomas, mas já não havia nada a fazer...Lá fomos para uma farmácia comprar um novo leite (muito difícil de beber, segundo a médica) e papas sem glutén e sem leite...De seguida fomos para casa dos meus sogros onde tentámos, pela 1ª vez, dar-lhe o leite...que o bebessemos nós, foi a resposta pronta do rapaz! Ok, vamos de viagem e paramos numa estação de serviço para comeres, foi o que pensámos...mas pensámos mal porque a resposta foi a mesmíssima! Já com os nervos em franja, até porque para ajudar o petiz estava com imensa dificuldade em fazer os intestinos funcionar, quando chegámos ao algarve, lá pela meia-noite, voltámos à carga sem qualquer sucesso...passavam 8 horas desde que o diogo tinha comido pela última vez!! À uma da manhã lá lhe conseguimos dar meia papa feita com o leite e lá o pusemos a dormir...Conclusão: na manhã seguinte bebeu cerca de 125 mls de leite e a partir daí foi sempre bebendo mais e melhor! (conclusão - parte 2: não há nada que eles não comam com uma boa dose de fomeca...!! tadinho do puto que aquilo sabe MESMO mal!!).
2. Tendo começado a ter dificuldades em fazer o seu cocó no dia da partida, a coisa só foi tendendo para piorar, até que 6ª à noite tivemos que ligar para a pediatra porque o miúdo estava mesmo com dores; indicações: usar o bebegel e ver os resultados. Usámos e vimos que o efeito foi nulo! Como, por erro de algum funcionário, não conseguimos voltar a falar com a médica até segunda, resolvi não lhe dar papa até conseguir o contacto...e foi o melhor que fiz: o veredicto foi que a papa de arroz provoca, por vezes, prisão de ventre; conclusão: mudar para uma papa multifrutas. resultado: imediato! :o) Fica então o conselho: pelo menos para principiar, não deem papa de arroz aos vossos bébés!
3. Com tudo isto e porque o diogo andava a bolsar muito, a pediatra recomendou que o pesássemos numa farmácia: engordou, segundo a balança, 50 grs em 3 semanas!! Achámos melhor não stressar e como tinhamos consulta em breve continuámos com os leites e papas...
A consulta foi ontem, o relato fica para mais tarde...mas posso-vos dizer que os stresses acabaram (pelos menos por agora!!)
Conclusão final: cada vez sou mais apologista da amamentação exclusiva até aos 6 meses para quem tenha possibilidade de o fazer!!!