sexta-feira, março 03, 2006

pesadelos...

é no que as nossas noites se estão a tornar! piores de dia para dia... e eu acordo irritada com ele, sem paciência e descarrego tudo na pobre criatura :o(

já tentámos de tudo: deitar tarde, deitar cedo, sestas maiores e menores, sestas mais cedo e mais tarde, mais jantar, menos jantar, mais brincadeira, menos brincadeira, mais banho, menos banho, mais aquecimento, menos aquecimento...

e ele continua a acordar muitas, muitas, muitas vezes (umas 6/8/10 vezes, sem exagero)...se não ficamos no quarto até estar a dormir profundamente (e às vezes parece tanto que está!!), é certo e sabido que dali a nada o vamos ter que ir visitar novamente e que o vamos encontrar sentado na cama, meio a dormir mas a chorar. ontem fiquei a ver o que acontecia: ele começa a mexer-se, põe-se a jeito e senta-se; depois fica ali aos caídos (chegou a cair para a frente e a ficar assim uns segundos) e quando se passa começa a chorar...

e eu já não sei o que fazer...

ps1 - andamos a deitá-lo às 21h..

ps2 - ana, repitam-me as vezes que for preciso que é uma fase...preciso acreditar nisso :|

20 comentários:

carla disse...

Ai Inês, eu tenho uma má relação com as noites, o Rodrigo dormiu mal, até a irmã nascer, a Inês acorda 5/6 vezes noite, e eu tb não tenho a formula mágica, tb me passo, acabo por levantar a voz a meio da noite e o deixar chorar nunca resoltou pelos meus lados!!!

Apenas te digo que estou solidária ctg, já li tudo, já tentei de tudo e actualmente simplesmento espero que esta fase passe!!

Beijinhos

Rita disse...

A Beatriz andou assim até há bem pouco tempo. E no dia seguinte eu tinha de vir trabalhar... Vais ver que passa e acredita que é mesmo uma fase! Pode ser por causa dos dentes ou doutra coisa qualquer. O importante é ter calma e respirar fundo e ainda por cima daqui a pouco tens dois e... não desanimes ok?
Beijinhos

Repolha disse...

Sem querer dar conselhos que se fosse para isso teria ido para freira ou coisa assim, se te apetecer lê isto.

http://reflexoesdemae.blogspot.com/2006/02/o-sono-da-barriga-aos-5-anos.html

beijinhos

Susie disse...

De certeza que é uma fase. Esperemos é que seja curta, não é? Eu ainda não tive que lidar com coisas dessas, mas (correndo o risoco de repetir o que provavelmente já te disseram), aqui vão umas dicas:
1 - experimenta deixar uma luz acesa. Será medo do escuro?
2- experimenta música relaxante (aquelas com sons do mar e tal, dão-lhes uma pedrada de sono porque embalam).
3 - experimenta uma peça de roupa tua, já vestida por ti, depois de ele adormecer. O teu cheiro pode acalmá-lo.
4 - Pode ser dos dentes. Experimenta o pó Matricária. É o melhor que há para os dentes, melhor que bucagel e nani e esses todos. É em pó, pouco prático de aplicar, mas resulta mesmo.
5 - Já experimentaste tentar dar-lhe um biberon de leite com ele a dormir? Os meus sempre beberam o leite já a dormir profundamente, por volta da meia-noite. Quem sabe é fome?

E pronto...esgotei as sugestões. Espero que alguma resulte ou que passe depressa. Assim vai ser muito dificil para vocês quando a Sara nascer...
Boa sorte!

Ana disse...

Experimenta colocar aqueles calmantes para os dentes...não sei o nome....antes de o deitares. Pode doer-lhe e por isso não consegue acalmar.
Costuma ser um gel que colocas nas gengivas com os teus dedos.
Ele teve tanto tempo sem lhe nascer os dentes que agora poderá estarem a vir "todos" de uma vez.

Mas Inês é mesmo uma fase!

Beijocas e take it easy !

Flores disse...

Ou continuo a votar na fase. Mm q seja só p/ te animar. :-)

amor disse...

Não serão os dentinhos a rasgarem?...olha coloca uma luzinha fraquinha acessa...deixa um boneco com o teu cheiro ao lado dele.

Não lhe mudes muito os hábitos...tem de ter nesta altura da vida dele uma vida rotineira...ele acaba por se habitar e acalmar.

Raquel disse...

Nem sei que te diga miga...
Deve ser desgastante, e é mais que normal que grávida em fim de tempo te seja ainda mais necessário dormir e descansar e menos possível encontrares aquela réstia de paciência que por vezes em situações destas nos foge.
Não sei que te diga...
Experimenta a luz de presença(o meu então quanto mais escuro estiver mais depressa adormece); o leitinho com ele a dormir; enche-lhe a cama com bonecos para ele se sentir acompanhado (o Gabriel tem pelo menos dois que dormem com ele para além da fraldinha que não pode faltar).
Não me lembro de mais nada...e espero que das duas uma, ele esteja à espera que a Sara nasça ou que os dentes nasçam para se acalmar.
Força!
Beijocas

Lipa disse...

Vai passar vais ver...mas e ele depois dorme mais de dia? Ou não?
Acho que é mesmo uma fase...um bebé que dormia tão bem há-de voltar a dormir (assim espero).
Depois de te ler acho que o Diogo deve estar a pressentir a chegada eminente da mana (será?) é isso ou dentes (a minha quando está assim ou são dentitos ou fome). Já experimentaste pôr um gel nas gengivas a ver se alivia? Com a Di ainda hoje funciona por uma gotinha de aero-om na chupeta quando está a chorar mas cheiinha de sono...fica a chuchar naquilo toda contente e pumba adormece de novo.
De resto já e deram os conselhos todos e tu já experimentaste tudo agora só falta uma coisa....manter a rotina...tens de determinar os horários que achas serem os melhores para o banho, o jantar, o deitar e manter o plano durante uns tempos até se tornar tão rotineiro que ele já sabe o que vem a seguir.

beijinhos

Ana disse...

ai amiga... bolas! Não tens ninguém que te possa ajudar nestes dias antes do nascimento da Sara? A tua mãe, amiga, sogra, prima, cunhada, ou cunhado, para dormir e te revesar uns dias. Tens de descansar. Porque por mais que seja uma fase, tu continuas sem dormir e "nã dá" ó barriguda! (e mais uma coisa que achei para te ajudar a ter esperança: a minha era assim, menos a parte do estar sentada, porque ainda não o faz sozinha. E agora: dorme a noitinha toda... eu acordo para ver se ela está bem!
Foi assim de um dia para o outro. Mas acredito que possa deixar de o ser, porque ela tem muitos altos e baixos. )
Bem, se quiseres estou ao teu dispor...
ha... e vou inscrevê-la na natação, porque dizem que os acalmam muito. é 16 euros por mês e é aos sabádos de manhã ou quintas e terças à tarde. (não digo onde é assim publicamente porque aquilo só tens uma a duas vagas por mês...eheheheheh) mas é perto de ti... e logo, de mim!
bjs, bjs, bjs.... e desculpa o testamento!

Alice disse...

É uma fase de certeza.A Inês teve uma altura em que só adormecendo na nossa cama é que era possível dormir lá em casa. Agora já dorme na caminha dela directo.
É natural que andes mais enervada. Ainda por cima nesta fase...
não sei que te diga. Não é um bom conselho mas já experimentaste levá-lo para a tua cama? Pelo menos descansavam.
Boa sorte

Francisca disse...

Beijo, paciência!

Olha: muda-te para o quarto dele.

Motivo Para Sorrir disse...

Eu fico com muita pena do que vc está a passar com uma gravidez que já está chegando ao fim posso imaginar o que vc está passando e o nosso gatinho não colabora, manda ele pra mim , hehehe. MAs falando sério agora, ele está assim por ter mudado de quarto né? pior que não dá pra voltar ele para o seu quarto né? porque a Sara já tá chegando aí não vai dar para os dois ficarem juntos no mesmo quarto né? Realmente tá difícil. Quando eu nasci minha irmã tinha 11 meses, posso imaginar agora o que ele deve ter passado.
Tá chegando a hora.
:)

zeliaevora disse...

O que ele aprendeu ultimamente? Cá para mim está numa regressão... mas passa, passa, ah! pois passa... só está a crescer, precisa de mimos:)
Tudo vai ficar melhor. Repito muitas vezes, para ti, e para mim...

bjs
Zelia

Rakiel D’o disse...

Coitado do Diogo... ele é tão pequenino, não entende que os papás estão cansados... Passo o mesmo com o meu Xandrinho (14 meses) Com ele o que resulta (em 90% das noites) é que eu antes de me deitar, por volta da meia noite, vou ao quartinho dele, tiro-o da cama, mudo-lhe uma fraldinha (senão de manhã a cama é uma piscina) e dou-lhe um leitinho bem quentinho. Não é preciso muito...150ccl 1 ou 2 graus acima do "morno" e entre os miminhos e beijocas que não consigo evitar dar enquanto bebe o leitinho (a partir de metade já de olhos fechados) o facto é que ele fica aconhegadinho e normalmente depois é até as 8...
Não sei se já tentaram... mas não custa... Beijinhos e boa sorte

. disse...

É uma fase!!! De vez em quando também temos uma dessas cenas cá em casa. Normalmente quando ela anda com o nariz entupido, ou lhe doem os dentes ou tem outra coisa qualquer que a aborreça. É um desatino, eu também fico insuportável se me acordam de noite, mas vai acabar por passar! Boa sorte!

:) disse...

Com o meu filhote cheguei ao ponto de me levantar de meia em meia hora durante a noite toda :( e cheguei à conclusão que são os dentes... nessas noites "piores" dou-lhe uma colherita de Ben-u-ron (recomendação da pediatra) e ponho-lhe os cremes na boca... tem resultado, por isso quando ele está pior é o que faço. Quando começa a melhorar ponho-lhe sempre os cremes da boca ou a matricária como vi recomendarem-te.

jokas e boa sorte

Patrícia disse...

Ines,
Eu tenho o mesmo drama que tu. Mas muitas vezes, quando as noites começam a ser muito más (a passar das 10 vezes por noite) acabo por o levar ao pediatra. E das duas ultimas vezes, ele descobriu uma otite e uma garganta inflamada.
Eles podem estar muito bem durante o dia e so se queixarem a noite.
Experimenta dar-lhe um ben-u-ron mesmo antes de o deitares. Se ele dormir melhor, é porque tem mesmo qualquer coisa que o incomode. Depois é so descobrir o que...

Quanto a ser uma fase, também todos me dizem o mesmo, mas eu nao consigo acreditar... pelo menos por enquanto. Há 6 meses que nao sei o que é dormir... :o(

Beijinhos e as melhoras

Unknown disse...

Andas ansiosa e sem paciência, isso reflete-se nele e ele anda instável. Não é normal uma criança acordar tanta vez de noite. Calma, vai passar com certeza, o pai que vá lá mais vezes para tu descançares de noite! Vá, beijinhos. Está quase quase! :) susy

Unknown disse...

Como diz a leste, também pode ser fome, sim senhora! A minha contece isso todas a s noites, por volta das 4 ou 5 horas acorda. Vou fazer-lhe um biberon de leite, ela dorme meia a dormir e fica-se na boa. Experimenta!