a estadia:
as duas primeiras semanas foram um inferno: a sara chorou mais do que nunca, o diogo começou a andar e não queria estar parado em lado nenhum e os pais-vagem não estavam habituados a estarem tanto tempo juntos com os putos e stressaram um com o outro. depois, no exacto dia em que completou 3 meses, a sara começou a mudar. a melhorar. a chorar menos e a fazer-nos mais companhia. e a 3ª semana de férias foi uma boa semana de férias. :o)
o diogo começou a andar cerca de 1 semana depois de termos chegado. primeiro deu uns passos sózinho e sem incentivo como que a alertar-nos para o que aí vinha e depois, em 1/2 dias, começou a andar, andar, andar. nunca bateu tanto com a cabeça nem deu tanto bate-cu como naquelas semanas. a pior queda aconteceu no 2º dia de locomoção quando a boca do gajinho foi embater no canto de uma mesa baixa. sangue na boca, muita gritaria mas apenas um grande susto. felizmente não apanhou medo e continuou a andar muito. e a cair muito.
gostou muito da praia. não estranhou nada a areia nos pés mas nas mãos a coisa foi mais lenta. nos primeiros dias, sempre que se sujava dava-me as mãos para lhas limpar. depois esqueceu o assunto e começou a chafurdar a sério. experimentou o sabor da areia ao 4º dia e, felizmente, não gostou :p à água fomos poucas vezes porque o tempo não estava muito bom, só no último dia andou a brincar muito e a pedir-me para irmos ao mar. foi também no último dia que foi picado por um abelhão (tive que lhe tirar o ferrão do pé e ficou, por umas horas, com um hematoma gigante).
com as trocas e baldrocas das sestas, ainda fez algumas birras mas nada de especial.
pedia constantemente para ir para o (grande) jardim que a casa tinha e aprendeu a gostar de pássaros.
fomos a um safari park e delirou com todos os animais. o ar de espanto perante os macacos foi algo digno de se ver :o)
começou a falar muito. papa foi a palavra que mais pronunciou, sempre no contexto certo (até a dormir a disse!!). pá é agora pai e mã (ou mamã) é mãe. mama é mana, caca é tudo o que está no chão.
dormiu no nosso quarto, na cama de viagem, e deu-me um gozo tremendo acordar todas as manhãs com ele a espreitar para nós da cama. deu finalmente para perceber porque o apanhamos tantas vezes a dormir em posições tão estranhas: o puto não pára de se mexer a noite inteira (chega a sentar-se e voltar a deitar-se a dormir).
brincou muito com a prima rita e foi lindo de se ver.
saiu de espanha com mais um dente a espreitar (o 3º, finalmente!).
tentámos manter-lhe as rotinas e acho que nos saímos bem :o)
a sara, como já referi, começou mal as férias. chorou muito, muito. acordava muito de noite. o facto de dormir connosco não ajudou (levámos uma alcofa, comprada para a viagem, mas ela ficava muito apertada) e não é experiência a repetir. experimentámos comprar 2 chuchas de marca espanhola mas, mais uma vez, mandou-nos a nós chuchá-las (desisti!). na 3ª semana tudo mudou e ela acalmou muito. no dia em que completou os 3 meses conseguimos jantar com ela acordada no carrinho, sem chorar. foi a única semana em que conseguimos, realmente, ter algum tempo de qualidade.
foram, sem dúvidas, umas férias MUITO cansativas, stressantes q.b. e sem grandes momentos de descanso. mas, de qualquer modo, foram as primeiras férias a 4.
para nunca esquecer :o)