quando chegou a hora de escolher o colégio dos miúdos, tenho que ser franca, não fui muito exaustiva; para ser mais precisa, não fui nada exaustiva. a pediatra falou-me num colégio aqui da zona do qual já tinha visto publicidade e fui lá. lembro-me de ter ficado deslumbrada com as áreas ao ar livre e de ter gostado muito do modo de organização dos espaços. lembro-me também de ter ficado muito bem impressionada com a sala dos meninos de 1 ano, com o planeamento semanal e as rotinas bem definidas. gostei muito e acabei por inscrever o diogo sem visitar outros sítios (hoje teria feito de outro modo mas na altura foi assim).
quando surgiu esta nova oportunidade de trabalho, a minha primeira preocupação foi a sara. eu só estava preparada para a "deixar ir" em setembro e sabia que não havia vagas no colégio do irmão. ainda fui indagar a uma creche aqui ao pé de casa mas também não tinha vagas. em conversa com uma amiga destas lides soube de 2 colégios com possíveis vagas e preparei-me para os visitar mas antes acabei por decidir ir falar com a directora do nosso colégio e fazer-lhe um "choradinho". fiquei espantada com a receptividade dela que me pediu uns dias para estudar a situação com a responsável pelas salas da creche. resultado: a sara poderia frequentar a sala de 1 ano mas o irmão teria que passar para a sala dos 2 anos e uma menina dessa sala teria que passar para a sala seguinte (!). mais um ponto a favor do colégio, sem dúvida (não sei se haverá muitos sítios a darem-se ao trabalho de executar tantas mudanças só por causa de uma criança).
na semana passada começaram a tentar "aliciar" o diogo a fazer algumas actividades na sala nos "meninos crescidos" mas a receptividade foi nula (chegámos a pensar que teriam que ficar mesmo os 2 na mesma sala, apesar de não haver vagas); esta semana, no entanto, a coisa tem estado a progredir muito bem e hoje ele já passou a tarde inteira na sala dos 2 anos.
entretanto, eu continuo sem saber o meu futuro e começava a preocupar-me com a possibilidade de acabar por não ficar empregada e ter o miúdo a fazer esta adaptação para nada. na noite de 3ª decidimos por fim que, mesmo que as coisas não corram bem, a sara entrará para a creche e eu irei procurar trabalho se assim for necessário.
conclusão final: a sara vai amanhã de manhã, pela 1ª vez, passar umas horinhas no colégio! não posso negar que estou um pouco preocupada (ela não é propriamente um diogo e precisa de muita atenção...) mas quem sabe não sou surpreendida?!
amanhã vos direi!