quarta-feira, maio 18, 2011

novos hábitos


quando fiquei desempregada criei novos hábitos devido quer ao aumento da minha disponibilidade como à diminuição do nosso orçamento. um desses novos hábitos enraizou-se e não acredito que o volte a perder: os passeios à Biblioteca Municipal! Aos anos que eu andava para lá ir com os miúdos, aos anos que eu me queria tornar numa "cliente" assídua mas o tempo foi passando e nunca mais cumpria esse desejo.

há cerca de 3 meses pus os pés a caminho e lá fui eu; envergonhei-me logo ao início quando percebi que o meu cartão estava caducado há 5 anos...5 anos! Lá renovei os dados, lá me pus a par do modo de funcionamento da coisa e agora de 15 em 15 dias lá vou eu perder-me no meio daquelas estantes imensas :) Trago essencialmente livros para os miúdos (ainda tenho imensos meus cá em casa para ler) e eles andam deliciados com o facto de já não termos que repetir as mesmas histórias vezes sem fim. Adoro ver o seu ar de satisfação nos dias em que há livros novos, aqueles olhos ávidos de novas histórias e ilustrações :)

tenho trazido livros deliciosos e outros assim-assim. livros para leitura num serão e outros para irmos descobrindo noite após noite. livros que os fazem dar gargalhadas sonoras e outros que os enternecem até ao coração. livros fáceis e descontraídos e livros que nos levam a um mar de interrogações.

acredito que esta re-descoberta da nossa Biblioteca Municipal tenha sido um marco importante cá em casa e só tenho pena que não tenha acontecido mais cedo...

deixo-vos com o desafio de tirarem uma horinha um dia destes e irem à descoberta da Biblioteca Municipal aí das vossas bandas. os miúdos de certeza que agradecerão ;)


16 comentários:

Cláudia disse...

Bom Dia Inês!
Já vamos à biblioteca municipal desde que a M. tem 2/3 anitos(embora não tantas vezes quanto desejaria),vamos especialmente no Inverno.

Infelizmente, não compro tantos livros como desejaria e assim é uma forma de haver historias novas lá em casa...

(ainda)Há coisas boas que se pode fazer e sem gastar dinheiro...

DoCeu disse...

:)

akombi disse...

é bem verdade, qd temos mais disponibilidade e organização conseguesse encontrar prazeres a onde quem passa a vida num corre corre que não os leva a lado nenhum.

as coisas simples a vida deixam-me preenchida e uma delas é essa ida ao forum municipal, e a nossa biblioteca é um espaço bem agradável com pessoas tb muito prestaveis, gosto bastante dos ateliers das férias escolares e mais gostam as minhas crianças, estao sempre a perguntar ( quer dizer a mais nova de 7 anos que a mais velha de 12 já não liga tanto apesar de "devorar" livros adora tudo o que tenha a ver com fadas.....numa ida uma das funcionárias ajudou-a foi mto engraçado).

boas leituras.

Rita disse...

Sim, nós tb vamos muito e eles adoram :) Boa mudança essa!
Bjs

Mãe(q.b.) ao quadrado disse...

Ando á anos a tentar fazer o mesmo e nunca mais me decido :S (shame on me)

jocas

amora disse...

Também costumo visitar a Biblioteca Municipal com os miúdos. Já há algum tempo que não o fazemos... Podemos trazer filmes e livros e por vezes ainda comemos um gelado ou vemos uma exposição com trabalhos feitos por meninos de escolas do concelho. Um bom programa :)

Susana disse...

Nem desconfio onde seja e não entro numa desde o início da faculdade. No meu caso, a Internet mudou totalmente os meus hábitos de biblioteca. Nem sei se eles sabem o que isso é :-(

Luna disse...

o meu filho tem cartão da biblioteca municipal todas as semanas a carrinha vai a escola ele traz história para ler em casa.
boa maneira para incentivar o gosto deles na leitura.
bjos
Luna

susana canhola disse...

não tenho esse hábito, esse fantástico hábito.
O meu filho costumam ir com alguma regularidade à biblioteca, com a escola e depois tras para casa o livro que escolheu. Confesso que com a mais nova, que fez cinco anos, nunca fui à biblioteca. Não é nada bonito, não senhor. è verdade que aqui em casa se cultiva o gosto pela leitura e tanto eu como o meu marido damos o exemplo, mas uma ida à biblioteca com eles, seria um optimo desafio.

Anónimo disse...

aqui por casa é mais o oposto...

a minha filha tem muitos poucos livros- são TÃO caros!!!

então frequentamos muito a nossa biblioteca, que tem um excelente horário alargado, e todas as semanas/15 dias há cerca de 10 livros novos :)))

Mónica disse...

Que maravilha :)

mdemae disse...

Olá,

Eu em miuda/adolescente passava vida na biblioteca municipal da minha cidade.
Já lá cheguei a ir com os miudos, mas como todas as semanas eles trazem livros da biblioteca da escola (com as respectivas fichas de leitura para completar em família) não temos sentido tanto essa necessidade.
beijinhos e boas leituras!

TC disse...

Lol, passo 7 horas por semana dentro da biblioteca municipal cá do burgo ;) há dias em que só me apetece fugir e esquecer que existem bibliotecas... mas isso são ossos do ofício, e não me vejo a trabalhar noutro lado...

Acho que em tempos de crise é importante redescobrir hábitos assim! é pq, apesar de tudo, existe muita oferta de bons programas, e boas oportunidades de não gastarmos dinheiro... basta que consigamos dar uma oportunidade aquilo que os nossos concelhos oferecem... pelo menos por cá é assim, tudo é criticado e pouco aproveitado, mas se as pessoas parassem e aproveitassem aquilo que as autarquias oferecem e que muitas vezes até é interessante, tenho a certeza que seriam mais felizes...
mas isto é uma "boca" cá para os meus conterrâneos...

Jokas!!!

[AVENA]

TC disse...

Errata:
passo 7 horas por dia na biblioteca... 5 dias por semana...
e não 7 horas por semana...

Chuac!

kriz disse...

é uma excelente ideia! a luna adora livros e que lhe contemos histórias e é uma pena por vezes não aproveitarmos os meios que temos ao nosso dispor.
nunca tinha passado por aqui, espero que não te importes.
kiss***

InêsN disse...

claro que não :)