sábado, junho 09, 2012

susto.


eu não sou de me alarmar com as doenças dos meus filhos e a única vez que paniquei um bocadinho foi quando o Diogo abriu a testa aos 3 anos...

mas ontem foi diferente. a sara começou com uma pequena diarreia na 4ª a que não dei importância; ontem de manhã voltou a fazer e queixou-se de dores de barriga mas como estava bem disposta foi para o colégio porque era dia de praia. ligaram-me de lá ao meio-dia e meia a dizer que ela tinha vomitado na praia e tinha feito diarreia no colégio. cheguei e percebi que a diarreia tinha sido uma GRANDE-MEGA-HIPER diarreia... fomos para casa, comeu uma canja e passou as duas horas seguintes bem. quando fui buscar o diogo deixei-a na vizinha para não andar com ela de um lado para o outro. foi quando voltámos que a preocupação a sério começou: tinha tido uma grande perda de sangue quando foi à casa de banho. a cena repetiu-se mais uma vez e decidimos ir de imediato com ela para o Hospital.
só quando foi observada é que começámos a relaxar: segundo a médica que a viu, estas perdas de sangue são normais depois de um episódio mais violento de diarreia porque o intestino fica inflamado e magoado o que origina estas situações (diagnóstico: colite). viemos para casa com a indicação de a vigiarmos e nada mais...UFA! 

Depois de chegarmos a casa deram-me a ler este post e percebi que a coisa é mais frequente do que se possa pensar pelo que fica também o meu registo para que no futuro alguém dele possa tirar proveito.


(a foto é de hoje, como podem ver a chavaleca está óptima!)

9 comentários:

Ana disse...

Ainda bem que está tudo bem! :)

Já agora, e para registo, também podem acontecer perdas de sangue em episódios de prisão de ventre, pela mesma lógica. Esforçam-se demasiado os músculos do recto e do ânus e pode acontecer que as fezes (duras, secas e em pouca quantidade) venham com um bocadinho de sangue.

De qualquer forma, é sempre bom falar com o médico.

Beijinhos!

InêsN disse...

Dessas temos com frequência, Ana, porque a Sara é MUITO presa...mas nada como o que aconteceu ontem!

Ana A. disse...

Ufa... ainda bem que está tudo bem :)
Olha só uma dica, quando eles estiverem mal do estomago e diarreia, 2º a pediatra dos meus não se deve dar canja... a gordura da galinha ainda faz pior. Modernices, porque a verdade é que sempre me deram canja quando estvaa doente mas agora recomendam passar umas horas sem comer, apenas beber àgua em pequenas quantidades e quando começarem a comer, creme de cenoura ;)

Beijocas grandes

Ana disse...

Oh tadinha da Sarinha! E que susto. Ainda bem que está tudo bem. Beijocas

Ana disse...

Oh tadinha da Sarinha! E que susto. Ainda bem que está tudo bem. Beijocas

Avozinha disse...

Ora ainda bem que a pequena já está bem! Imagino o susto... Lembro-me de quando os nossos filhos eram miúdos e tinham diarreia, os médicos perguntarem sempre se era com sangue, especialmente com a Sara, que até se diagnosticar como celíaca, tinha diarreia constante. Mas nunca com sangue.

Mãe ao quadrado disse...

Bolas, pode ser frequente e normal mas q n deixa de assustar uma mãe não deixa, bolas!!

jokas e as melhoras dela

Laura disse...

que susto, mesmo! espero que já esteja melhor :)

Luna disse...

xiça que susto, passei um semelhante com o M. o ano passado, deitou sangue mas foi juntamente com vomitado, fomos a voar para o medico, até havia suspeita de apendicite.
agora dietinha para estabilizar a diarreia, as melhoras da Sarita.
bjos