sexta-feira, junho 24, 2005

bombas, leites e outras questões...


ando a tentar começar a retirar leite para armazenar...porque um dia posso ficar doente, porque um dia posso não estar, porque AGORA preciso de umas horinhas a sós com o pai-vagem para namorar...

questões:

- quando é a melhor hora para retirar o leite? parece-me que é de manhã mas não me estou a ver a retirar leite às 7 da matina...

- quanto tempo demoram a retirar, vamos dizer, uns 100 mls? é que eu demoro algum tempo a tirar e aquilo chateia-me à brava (e o máximo que retirei foram 90 mls...quando a médica me disse que eles podem beber entre 150 mls e 250 mls até fiquei parva...)

- como armazenam? eu tenho uma bomba manual da avent e tenho os saquinhos mas acho que me deve faltar um utensílio qualquer para poder retirar directamente para os sacos...

- quais os melhores biberons? eu experimentei uma vez com um da avent mas acho que vou tentar os da nuk (única e simplesmente porque as chuchas que o diogo usa/gosta são desta marca).

agradeço quaisquer conselhos adicionais...é que tendo nós várias babysitters familiares ao dispôr, custa-me faltar a este ou aquele programa por causa deste pormaiores chatinhos...para não falar na necessidade que eu acho que o diogo tem de também saber estar sem a mãe durante algumas horas!

13 comentários:

Anónimo disse...

Da minha experência de manhã a "colheita" é maior; agora demoro 15 minutos, mais ou menos, para tirar uns 100 ml mas é preciso habituares-te de início demorava mais. Nunca armazenei no congelador mas podes sempre transferir do biberon para os saquinhos. Por último, da nossa experiência os biberões da avent são os melhores. Aguardo instruções para ir ter ao Seixal...
Jocas grandes

Célia disse...

olá Inês!
Olha a minha experiencia em relação a estas questões é a seguinte:
- Quanto à colheita, eu tinha muito leite no inicio e no final do dia, por isso e sempre que a Marta não mamava tudo, eu retirava;
- Como retirava com uma bomba electrica (aconselhada pelo médico quando tive a mastite) demorava pouco tempo, e normalmente retirava dos dois peitos 250ml;
- O armazenamento era feito em biberons comprados na pré-natal. assim ao descongelar era só colocar no biberon;
- A Marta usava uns biberons que compramos na Toy's Urs que eram anti-colicas. Nunca gostou dos da Avent, e como a tetina daquenas é mais molinha ela gostava muito.

Espero que te tenha ajudado em alguma coisa, mas sinceramente penso que vai de pessoa para pessoa (em relação ao leite), e de criança para criança (quanto ao biberon).

Beijocas

a mãe dos miúdos disse...

bom,

1 - eu retirava sempre que ela mamava menos ou quando espaçava mais as tomas, não tinha hora definida. a melhor altura para tirar é sempre pouco tempo depois de comeres, quando o leite tem mais qualidade.

2 - 100ml tirava em 5 minutos, 210 em 10 minutos.

3 - para os sacos da avent tens de ter dois utensílios: os grampos da avent e um biberon especial deles (não tem fundo para poderes introduzir o saco). para esses biberons são necessárias tetinas especiais.

4 - eu só uso avent mas antes de comprares da nuk vê se ele agarra bem a avent, se agarrar escusas de comprar outros

mais - não guardes o leite por u período superior a 24 horas no frigorífico e por um período superior a 3 meses no congelador (há quem diga mais e quem diga menos) e... diverte-te ;)

beijs

Susana Vasconcelos disse...

Oi Inês! Ainda bem que pões essas questões, porque também vou comprar a bomba agora para começar a tirar leite e assim também fico esclarecida! :-)
Falaram-me na bomba da Medela que é eléctrica e custa tanto como a manual da Avent... fiquei na dúvida se compro a da Avent ou a da Medela. Pode ser que ponha esta questão no nosso blog...
Depois conta como estão a correr as coisas em relação à extracção do leite!
Beijinhos grandes para ti e para o Diogo!
Susana+Mateus

Jolie disse...

Aqui vai mais uma experiência:

Eu usava a bomba da Avent. Para guardar o leite directamente nos saquinhos usava o biberão descartável (também da Avent). Depois usava o mesmo biberão para lhe dar o leite que guardava nos saquinhos.

Não tirava leite a nenhuma hora certa, era quando já não aguentava mais as mamas cheias de leite ou quando a Joana não as esvaziava. A minha experiência nestas andanças maior advém do período em que regressei ao trabalho.

A Joana mamou exclusivamente até aos 6 meses e eu voltei ao trabalho aos 4 e 1/2. Só trabalhava as manhãs e tirava 2 vezes leite nesse período, tirando à volta de 500ml no total.

Eu tinha muito leite por isso, de cada vez que tirava passava facilmente os 250ml e não demorava muito tempo a extrair essa quantidade. Com a prática, descobri que muitas vezes não conseguia tirar o leite rapidamente por não ter a bomba devidamente colocada.

Outra coisa que descobri, foi que se fosse com a mão livre "apalpando" a mama que estava a esvaziar, também conseguia fazer o leite sair mais depressa.

Quanto aos biberões, a Joana nunca gostou e tive dificuldade para ela aceitá-lo, os que ela tolerava eram os da Avent (outras marcas ou tetinas de borracha ela nem aceitava mesmo), achei o biberão descartável muito práctico.

Guardar o leite no frigorífico nunca mais de 24h é ponto assente, no congelador as opiniões dividem-se. A mim sempre me disseram 6 meses, incluindo o pediatra da Joana (embora outros recomendem 3) e eu usei leite com mais de 3 meses de congelação sem problemas (também depende do congelador como tudo o que é congelado).

Outra coisa, se fores retirando ao longo do dia, podes juntar os bocadinhos de leite que fores tirando para fazer uma toma. No entanto, não te esqueças que o deves dar até às 24h da primeira colheita. Assim não tens problemas se tirares pouco de cada vez e estimulas o peito para aumentar a produção.

Espero ter ajudado.

Beijinhos
Sandra

PS: O biberão descartável, é um biberão como os outros só que tem um fundo que se abre.

Mocas disse...

Olá e aqui vai a minha experiência:

- Tinha mais leite de manhã, mas o bébé mamava-o quase sempre todo...por isso optava por retirar ao longo do dia, os "restos" de cada mamada.

- Retirar era uma verdadeira seca e sentia que por vezes me desregulava a produção de leite. Nunca consegui tirar muito de cada vez, e isto porque senti que o meu peito e o bébé se adaptaram um ao outro, ou seja, tinha as mamas vazias, punha o bébé ao peito e elas fabricavam instantaneamente leite, e enquanto ele fosse mamando, elas iam fabricando. Mas se pusesse a bomba na mama, ela não fabricava nada ;) o meu peito era muito sensível ao bébé...por vezes bastava ele tocar-me com um pezito na mama ao mudar-lhe a fralda e pronto, fabricava logo leite, lol!

- Retirava com a bomba de Avent para um desses saquinhos de que falaste, que se usam com um biberon descartável e tetina própria, depois fechava os saquinhos com uns grampos próprios e congelava com a data. O saquinho entra dentro do biberon e depois atarrachas a bomba ou a tetina conforme vais tirar leitinho ou dar leitinho ao bebé.

- Quanto aos biberons, acho que cada bebé tem as suas preferências, o Rodrigo nunca confundiu o biberon com a mama e sempre gostou dos dois. Usei os da Avent, há quem goste mais dos da Nuk e até dos do Continente. Mas se tens da Avent, vê se o Diogo lhes pega.

Beijinhos Grandes e espero ter ajudado alguma coisa

Mocas

PS: Aproveita as babysitters familiares (quem me dera...) nós (as mães) tb temos que respirar um bocadinho.

Luna disse...

Olá Inês!
Eu não deixo experiencia so deixo um beijão para familia ervilho
continuação optimo fds
Luna

Filipa disse...

Olá Inês!
Após tantos conselhos, não há muito mais a acrescentar apenas te digo para não demorares muito tempo a iniciar o armazenamento.
Eu desde sempre o quiz fazer e cabei por só começar 1 semana antes de ir trabalhar. Nesta altura já o meu peito estava habituado às mamadas do Miguel e só fabricava o que ele precisava. Conclusão, não ficava lá nada para eu retirar no fim da mamada!!!
Agora, vejo-me aflita porque ele gosta mais do meu leite, por vezes recusa o da lata, então ando a dar-lhe em casa o da lata (porque tenho mais paciencia para lhe dar) e a congelar o meu para a pessoa que fica com ele lhe dar quando eu vou trabalhar...
E eu tinha tanto leite no inicio... se tivesse começado logo a congelá-lo, ele hoje não pecisava de mamar leite artificial.
Nunca consigo tirar mais que 100ml com a bomba. Mas guardo no frigorifico e vou juntando.

Beijinhos
Filipa

Márcia Pinho disse...

Olá Inês, por enquanto não posso ajudar .....mas acho que fazes muito bem aprender esses truques para de vez em quando fazeres um programinha só com o pai vagem ! De certeza que também vai fazer bem ao Diogo.
Beijinhos aos três !
Márcia

rnpv disse...

O david já tem 17 meses mas desde os 2 que fez complemento com leite em pó pq o meu provocava-lhe cólicas :(. Como ainda o consegui amamentar até aos 5 meses optei, por conselho do centro de saúde da parede, por alugar (também se pode comprar mas é caro!) uma bomba eléctrica (25 euros mês e levam-na em 2 horas sem compromisso de alugares no mês seguinte, no entanto no primeiro mês tens de comprar os acessórios por uma questão de higiene mas eles explicam tudo :) )que é rápida cómoda e cujo trabalho de sucção se assemelha ao do bebé :) .
Fique mt satisfeita e retirava o leite com muita rapidez, segundos :). Se estiveres interessada vou tentar procurar o n.º de telefone :).
Mt *

rnpv disse...

O david já tem 17 meses mas desde os 2 que fez complemento com leite em pó pq o meu provocava-lhe cólicas :(. Como ainda o consegui amamentar até aos 5 meses optei, por conselho do centro de saúde da parede, por alugar (também se pode comprar mas é caro!) uma bomba eléctrica (25 euros mês e levam-na em 2 horas sem compromisso de alugares no mês seguinte, no entanto no primeiro mês tens de comprar os acessórios por uma questão de higiene mas eles explicam tudo :) )que é rápida cómoda e cujo trabalho de sucção se assemelha ao do bebé :) .
Fique mt satisfeita e retirava o leite com muita rapidez, segundos :). Se estiveres interessada vou tentar procurar o n.º de telefone :).
Mt *

Mãe Pipoca disse...

Já tens tantos conselhos e tão bons que já nem digo mais nada!!
Beijocas

Anónimo disse...

A melhor máquina é a eléctrica da Medela. Recomendaram-me na Maternidade. Recipientes de plástico, para poder congelar por camadas (aproveitar todas as gotinhas). Melhor hora para retirar o leite: de manhã, entre mamadas, porque se produz mais leite quando se dorme. A quantidade de leite aumenta com a sucção continuada, com o facto de se beber muitos liquidos e muito importante, evitar o stress. Felicidades.