sexta-feira, julho 22, 2005

leites/papas/sopas/afins


hoje tivemos a consulta dos 4 meses (11 dias antes da data efectiva). ia um bocadinho nervosa com a possibilidade de a pediatra querer começar logo com as papas/sopas/afins, mas não. perguntou se estava tudo bem e de seguida perguntou quando ia eu trabalhar. expliquei que ia ficar uns tempos largos em casa com o puto e aproveitei para dizer que gostava de amamentar em exclusivo até aos 6 meses. a resposta foi a que queria ouvir: sim, sra se o peso estiver ok. fiquei aliviada, o peso estava com certeza ok. exame habitual, perguntas do costume. peso. peso. o meu filhote engordou num mês e meio umas míseras 330 grs. 330 grs. ele chegou a atingir este crescimento numa só semana.

resultado: daqui a duas semanas voltamos a pesa-lo e se a média actual se mantiver continuamos com a maminha. se não...papas/sopas/afins!

a verdade é que de há algum tempo para cá o diogo tem pedido mama muitas vezes durante o dia (por vezes com intervalos de 1 hora apenas). julguei que fosse do intervalo grande da noite ou do calor. a verdade é que por vezes uma maminha só não lhe chega (como dantes chegava).

e eu fiquei triste. e preocupada. e toda a gente diz que não posso ficar triste e preocupada ou o leite seca mesmo.

7 comentários:

Anónimo disse...

sobretudo não te deves sentir culpada se "tiveres de" continuar a dar de mamar a par da sopa/papa/afins...

(já tem quatro meses?!?!?! chiça!)

lénia rufino disse...

o tempo passa mesmo a correr, querida...!
não te preocupes com isso que, mais mama, menos mama, o diogo "faz-se" na mesma! e eu cá acho que tu és uma granda mãe!!!

beijos!

Anónimo disse...

Oh BUUUURRRRA!!! - com alindeza de puto que está, só com a dita mama, não vejo razão para tristezas nem preocupações!!!

Chalou de vez...
T+++

Lara disse...

Inês, então?
Considero-te muito mais informada do que eu em relação à amamentação!!!
Tem calma. Eu já passei por fases dessas e continuo a passar. Já passei a fase de dar mama de duas em duas horas, agora estou noutra em que tenho que dar suplemento porque ela não fica satisfeita... mas tento ter calma e pensar que cada dia é um dia... E cada dia que passa e eu tive maminha para dar fico mais feliz!
Calma, tá?
Não te esqueças que ele também pode estar a pedir o consolo emocional da mama! Ou será por sede?
Porque não ligas para a pediatra para pedires uma orientação?
Beijinhos grandes

Filipa disse...

Inês, comigo também me aconteceu isso, e a partir dos 4 meses o Miguel começou a beber biberão. Eu ia tirando o meu leite à bomba, pois ele mamava melhor no biberão. Por vezes mamava do meu, outras vezes da lata. Agora aos 5 meses, o meu leitinho acabou... mama apenas da lata, e adora!!!
Não te preoucupes, as coisas por vezes são assim mesmo!
Beijinhos
Filipa

a mãe dos miúdos disse...

sôdona Inês, se a pediatra diz que está ok é porque está ok!! (por acaso não é da cliniped, não?) vai lá olhar para as curvas de crescimento da caderneta e vê como a partir dessa idade a curva começa a abrandar. O crescimento é mais lento. Muitas vezes engordam/crescem num mês o que engordavam/cresciam num ou em 2 semanas. Por isso calma!!!

Eu teria adorado dar mama até aos 6 meses mas como fui trabalhar aos 5 tive de desistir da ideia. És uma sortuda por poder estar em casa com ele ainda por mais tempo por isso aproveita, nada de stresses.

Um beijinho muuuiito grande,
Sónia

LP disse...

Oh Inês eu sempre li que a diversificação alimentar deve ser iniciada entre os 4 e os 6 meses pois é nesta altura que eles começam a precisar de mais... Alguns precisam mais cedo, outros mais tarde.

Mesmo que ele comece com as papas e as sopas agora podes continuar a amamentar e até aos 12, 24 ou mais meses.

Quando o Henrique tinha 1 mês começou a perder peso e o meu peito secon completamente. Agora à quase 3 meses que estou a amamentar exclusivamente o João e dou-me por muito feliz.

Não fiques triste nem te sintas culpada nunca!

Beijinhis