quinta-feira, novembro 30, 2006

lanche

2 iogurtes

ou

180 mls de papa.









(ah...estou a falar do lanche dela, não do dele!!)

(e acho que ainda comia mais...)

(depois queixo-me das contas do supermercado...)

Plano de Acção - 1ª conquista

resolvemos começar com uma rotina nocturna apertada. a menina come, vai ao banho, veste-se no quarto já a meia-luz e com uma musiquinha da mãe, vê um livro e dorme. dorme ao colo, claro. por enquanto, pelo menos.

ontem resolvi tentar uma abordagem diferente ao adormecê-la (numa primeira tentativa de me ir aproximando do método P.U./P.D. da tracy hogg) e, em vez do embalar "agressivo" a que a habituámos (erradamente, eu sei..), resolvi fazer a coisa com calma: sempre com a luzinha da cama ligada fui andando com ela pelo quarto, encostando-a a mim, sempre a falar com ela e quando a percebi relaxada encostei-a, então, ao meu peito. não demorou 10 minutos a adormecer. sentei-me na cama para ver a reacção e, não havendo nenhuma, deitei-a. nem ai nem ui (ao contrário da noite anterior em que tinha havido guinchos e berros de cada vez que a tentei pôr na cama).

mas a primeira conquista não foi essa. a noite passada tivemos o nosso primeiro serão em casa, a dois, sem interrupções! e sim, ela acordou 2 vezes. MAS...conseguiu adormecer novamente sózinha, sem a nossa intervenção!! esta foi a grande vitória: a minha sara acordou e voltou a dormir sózinha, sem ajudas!! nunca tal tinha acontecido!

pela meia-noite fomo-nos deitar e, antecipando-me a ela, pu-la na mama (não mama quando a deitamos às 21h). mamou, voltou para a cama e ainda demorei uma meia-hora a conseguir que dormisse. mas não voltou ao colo: adormeceu com umas palmadinhas suaves no rabo.

agora estamos a trabalhar as rotinas diurnas porque ela dorme muito de manhã e depois quando quer fazer sesta à tarde já não dá porque vamos buscar o diogo. assim, resolvemos acordá-la mais cedo e pô-la a dormir pelas 10h/10h30 para que volte a fazer uma sesta pelas 15H30/16h e não chegue ao final do dia exausta.

acredito que estamos no bom caminho :)

ps1 - sendo que acredito que ela só voltou a adormecer sózinha porque nós não estavamos no quarto, ainda desafiei o pai-vagem a dormirmos na sala...não percebo porquê mas não gostou da ideia :p

ps2 - alguém me explica como é que, com estas rotinas, vou pôr a miúda a dormir no quarto com o irmão?? esta é que ainda não percebi...

ps3 - ah...é claro que ela voltou a acordar pelas 2h45 (ainda tentei adormecê-la mas acabou na mama) e depois às 7h. desta última vez não lhe dei mama e consegui que voltasse a dormir para só a amamentar às 8h, quando acordámos.

quarta-feira, novembro 29, 2006

querido pai natal,

este ano só te peço uma coisinha pequenina:

- fazes com que a minha sara passe a dormir a noite inteira?? sim..?? por favor??

(eu não peço absolutamente mais nada, juro!!)

adenda - não sei se repararam mas o pai natal respondeu-me...humpff!! hás-de ter muitos amigos, oh velhote...

terça-feira, novembro 28, 2006

o que fazer

quando a nossa irmã (que mora fora do país) nos exige uma welcome party surpresa??

(ela lê este tasco...sugestões mais agressivas via mail, please :p)

conversa com ele via net:

eu: como é que um dia depois dos 123€ do continente volto lá e gasto mais 35?? (e mais 36 na farmácia de lá)?

ele: easy - 2 kids.

pois...

segunda-feira, novembro 27, 2006

chuva




(eu e ele - outubro 2005)



(eu e ela - novembro 2006)

sábado, novembro 25, 2006

last night

fomos a um concerto de uma banda punk de amigos do pai-vagem.

e pela primeira vez em dois anos tive saudades da inês gaja. a inês do bairro alto. a inês dos copos. a inês das grandes noitadas.

e, por momentos, senti-me triste.

e depois passou. aquele sentimento. num instante.

acho que foi nostalgia.

(e acho que, finalmente, estou a ganhar algum equilíbrio. porque não sou só mãe. sou gaja. e das duras :p)

(e ao escrever este post apercebi-me, como que iluminada, que hoje estou tão melhor...porque não sou só gaja. e não sou só mãe. sou uma mãe-gaja!)

sexta-feira, novembro 24, 2006

temporal

se durante o dia maldisse inúmeras vezes o facto de ter decidido ficar com os dois em casa, agora, hora normal de o ir buscar, agradeço a todos os santinhos essa decisão.

já chegava de chuva e de vento, não?!

burra, burra, BURRA!

esta noite, entre a 1 e as 4h, não dormi. a miúda acordava, mamava, chateava, não dormia, um desatino.

às 4h passei-me, chateei-me com ela e chamei o pai-vagem. sem sequer abrir os olhos, ele pergunta: "mas ela não tem cocó na fralda?". passada da cabeça, respondi-lhe que não e resmunguei a grande ajuda. de qualquer modo, e como ela estava mesmo a berrar, resolvi ir ver.

pois...

adormeceu passados minutos e só me voltou a acordar às 7 e tal...

(B-U-R-R-A!!!)

quinta-feira, novembro 23, 2006

Plano de Acção

acho que está mesmo na hora de começarmos a "educar" os sonos da sara. por ela e por mim.!

sendo assim e tendo em conta, para além das dicas da tracy hoggs, estes factos em que acredito:

Start by establishing a regular bedtime and a consistent bedtime routine. Make bedtime early, as later bedtimes will result in sleep deprivation, making your baby wake more frequently at night rather than less frequently. Develop a consistent bedtime routine that includes three to four soothing activities and ends with your baby falling asleep on his own.

With a consistent bedtime routine in which your baby falls asleep on his own, night waking should diminish in a few weeks.

Work on establishing a consistent nap schedule so your baby is getting plenty of daytime sleep, too. Napping well during the day is an important component of sleeping well at night, since sleep-deprived babies wake more often at night.

(retirado daqui).

a minha ideia é:

tentar que faça duas sestas diurnas, sempre à mesma hora (difícil uma vez que as sestas dela são imprevisíveis, mas enfim..);

iniciar as tão faladas rotinas para dormir;

fazê-la dormir no quarto deles e não no nosso (estou desejosa, para dizer a verdade!);

deitá-la mais cedo (20h?);

não a deitar já a dormir, fazê-la aprender a adormecer sózinha (HAHAHAHAHA...esta teve piada, desculpem!);

durante a noite NÃO lhe dar mama (gluuupp) e confortá-la apenas. deixá-la adormecer sózinha;

rezar a todos os santinhos para que dê certo e para que eu tenha forças para aguentar a coisa!

(quando vou começar? não sei...tenho sono!)

(gostava de saber quantas vezes já escrevi sobre o assunto...)

Sim

afinal resultou mas com 2 dias de atraso!

a minha filha esta noite dormiu 6 horas seguidinhas!!!!!! :D eu também não, claro, que o irmão dela resolveu pôr-se a chorar lá para as 5 e tal da manhã e eu fiquei de olhos esbugalhados para aí uma hora...e a sara mamou às 7h...e eu não voltei a dormir...

mas não faz mal.

a minha filha esta noite dormiu 6 horas seguidinhas!!!!!! :D

quarta-feira, novembro 22, 2006

coro de sto. amaro de oeiras


já ganhei o dia. este foi um dos discos que me acompanhou durante a minha infância. hoje encontrei-o em cd. vai acompanhar os meus putos.



(ai o D. ricardo, coração de leopardo!!) :D

(ter a mesma sorte com o "brincando aos clássicos" é que já é mais difícil, não?)

Não

definitivamente não resultou...

segunda-feira, novembro 20, 2006

a ver se assim funciona...

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.

hoje vamos dormir pelo menos 5 horas seguidas.





(eu já tento tudo...)

conquista que só os pais entendem:


grande cagada no penico esta manhã :D

sexta-feira, novembro 17, 2006

apesar do que (acho que) algumas pessoas pensam

tenho medo de não me voltar a sentir tão realizada como me sinto neste momento...

explicaçãozinha: estou a falar do facto de daqui a menos de 1 ano ter de deixar esta maravilhosa profissão de mãe a tempo inteiro para me dedicar a um qualquer trabalho que me dê dinheiro para sustentar os meus filhos. é disso que falo. disso e de ter a certeza que este é o período mais rico e mais realizado da minha vida.

pai novo

cá em casa também temos um pai novo...

um pai que dá banho ao diogo todos os dias (menos nos dias de birra monstra em que ele exige a presença da mãe ou quando a mãe exige estar com o filho até ele dormir...), um pai que deita o diogo todos os dias (idem aspas), um pai que faz o jantar quando a mãe está cansada demais para o fazer, um pai que adormece a sara muitas, muitas, muitas vezes. um pai que acude ao diogo sempre que ele acorda de noite, um pai que se levanta ao sábado de manhãzinha e que, de olhos ainda semi-cerrados, vê com ele os desenhos animados. um pai que mima a sara e que lhe chama a menina do pai. um pai que tem pena de não ir levar ou buscar o diogo à escola e que só não o faz para que ele possa dormir mais um bocadinho de manhã. um pai que entra mais tarde no trabalho para estar com o filho no seu primeiro dia de escola. um pai que sai mais cedo do trabalho para ir à primeira reunião do miúdo.

nós por cá também temos um pai a sério. um pai presente sempre que possível.

se é um pai perfeito? não, claro que não. este pai também resmunga quando tem que se levantar 2 ou 3 vezes durante a noite. também se queixa quando o abano e acordo porque não consigo adormecer a miúda. também se impacienta, fala mais alto do que o necessário, ralha com eles. também se cansa da falta de tempo para podermos estar os dois e também gostava de ter mais tempo para ele. tal e qual a mãe.

o pai novo cá de casa é um pai fixolas. o que não significa que não tenhamos maneiras diferentes de lidar com os putos, que não discutamos o modo de lhes travar as birras e os maus hábitos, que eu não lhe vá exigindo mais e mais porque acho que a família é o centro de tudo. e porque acho que é assim que tem de ser.

quinta-feira, novembro 16, 2006

8 meses

a cada dia que passas tornas-te mais esperta, mais desenvolvida, mais viva. não gatinhas mas, se sem sono, passas tempos sem fim a brincar sózinha, sentada, com os teus brinquedos. quando te deitas de bruços tentas perceber o que fazer mas passado um bocado, quando o cansaço espreita, começas a chorar por ajuda.

comes bem, bem, bem. adoras sopa e fruta, as papas e iogurtes comes sem grande convicção. gostas de bolachas, também, mas fazes tal porcaria que só raramente tas ponho nas mãos.

dizes muitos ba-ba-ba-baaa, da-da-da-daaa, ma-ma-ma-maaa. ris, ris, ris. na rua és imprevisível. tanto te derretes quando se metem contigo como ficas com o ar mais sério do mundo por mais macaquices que te façam. vais a qualquer colo sem problemas.

quando o sono aperta é que as coisas ficam mais complicadas. queres a mãe. só a mãe. fazes birra se te saio do raio de visão. esfregas-te muito e não vale a pena tentar brincar. quando tens sono tens de dormir. penas que durmas mal. já demoras menos a adormecer (no colo, claro) mas acordas muito, muito de noite. a maminha é o consolo mas só em horário nocturno (o diurno foi à vida no mês passado). em breve vamos ter que fechar a loja também de noite a ver se eu durmo umas horinhas seguidas...

na rua és um sucesso. não consigo descrever o fascínio que despertas nas pessoas com esses olhos lindos. e que olhos são.

:)


quarta-feira, novembro 15, 2006

tenho dois assuntos de peso para comentar

mas acho que perdi a capacidade de reflectir...!

(os últimos meses deste blog são disso prova).

chuva

pior do que não ver um palmo à frente por causa do nevoeiro, é não ver um palmo à frente por causa da chuva!

(estou-me a sair melhor do que pensava, anyway!)

é deprimente

ter de acender as luzes às 3 da tarde.

adenda: a chuva também é deprimente. porra de tempo :(

adenda1: de cada vez que penso em sair com a sara para ir buscar o diogo a chuva fica mais forte...

ao que chegamos...

esta noite a sara dormiu 4 horas e meia seguidas e eu achei que foi uma boa noite...

é triste, não é? :p


terça-feira, novembro 14, 2006

nevoeiro



oh amigo s. pedro, olha que a minha emancipação rodoviária ainda não dá para isto, pá...!!

(meeeeeedooooo!!)

segunda-feira, novembro 13, 2006

'cupa!*


ontem à hora do jantar fez uma fita monstra. primeiro porque não queria comer. depois porque queria bolachas...o costume.

quando me fartei fui pô-lo no sofá e disse-lhe que não podia sair dali. 10 vezes o devo ter posto lá, 10 vezes de lá saiu. eu berrei, ele berrou...o costume.

quando finalmente percebi que assim não ia conseguir nada, lá lhe falei muito a sério e perguntei: "quem foi que atirou a bolacha ao chão, diogo?", "quem foi que bateu na mana?"...

reacção: levantou a cabeça, olhou-me nos olhos, disse: "'cupa" e deu-me um abraço...

digam lá quem é que resiste a isto??? :)

(é claro que depois teve que ir pedir desculpas à mana e ao pai (difícil pedir desculpas ao pai...!) ).

*desculpa!

domingo, novembro 12, 2006

B.A.

ontem à noite.

2 anos e 4 meses depois (!).

foi como se nunca tivesse deixado de lá ir.

(e os amigos. ai os amigos...)

:o)

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

sexta-feira, novembro 10, 2006

como se explica

a uma miúda de 7 meses que quando se adormece às 20h30/21h é para dormir a sério e não para fazer uma sesta???!!!

todos os dias adormece. todos os dias acorda passada meia-hora ou uma hora. uns dias conseguimos - a custo - voltar a deitá-la, nos outros - como hoje - vem de novo para a sala porque não vale a pena.

e não lhe conseguimos dar a volta!

6ª feira, final de dia, ao subir para casa:

porque é que na casa da minha vizinha cheira sempre melhor que na minha?!

(e nós com ovos mexidos para o jantar...humpf!)

o síndroma do Imperador

li sobre o assunto na visão da semana passada.

que existe violência doméstica de filhos contra pais, eu sei.

que existe violência doméstica de filhos menores contra pais...chocou-me.

"Para a maioria dos especialistas portugueses, muitos pais criaram na prole a ideia de que têm direito a tudo e, à medida que crescem, os filhos vão forçando os limites impostos pelos progenitores, para poderem encontrar os seus, atingindo-se, por vezes, proporções dramáticas" (visão - 2 a 8 novembro 2006 - pág. 94).

que crianças andamos nós a educar? que sociedade para o futuro?

(muito a medo...que amigos/colegas para os nossos filhos?)

quinta-feira, novembro 09, 2006

estreia

do diogo na sanita da escola (fez cocó*!!)

:D

*estavam-lhe a mudar a fralda e perceberam que queria fazer mais...não se fez rogado ;o)

diogo picasso...




(Ficha Técnica:

materias: uma parede, um biberão e leite de soja.

local: sala

data: uma qualquer desde que com a mãe ocupada)

para a marta, da ana rute.



quase, quase deste lado...

:o)

quarta-feira, novembro 08, 2006

terça-feira, novembro 07, 2006

YES!

a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a minha filha adormeceu sózinha! a-minha-filha-adormeceu-sózinha!

explicação: adormeci-a ao colo, como SEMPRE, por volta das 20h30. acordou, como SEMPRE, por volta das 22h e picos. mamou de um lado, mamou do outro e fez birra. fartei-me de a ter ao colo (doem-me os braços, porra!) e deitei-a com a minha t-shirt. choramingou-se cerca de 15/20m. depois...silêncio!

YES!

castigo ou deixa-o lá pensar um bocado

ontem cheguei à sala do diogo para o ir buscar e espreitei pela janela, como faço sempre. surpresa das surpresas: o diogo estava sentado numa cadeira, muito quieto, sem brincadeiras, um livro, nada. percebi logo o que se passava e sorri. à entrada na sala perguntei "então, está de castigo?". resposta da educadora: "castigo não, está a pensar no que fez...". e o que fez ele? andou a jogar ao mata com os brinquedos e as cabeças dos colegas...

conclusão: daqui a uns anos estou tramadinha :p

não é justo, não senhora...

já me habituei a ser sempre abordada quando saio com a sara à rua. normalmente há uma série de elogios que me deixam de sorriso pateta na cara e, quase sempre, um passar dos olhos dela para os meus (injustiça!)...

o que normalmente não há mas houve uma vez é a pergunta:

não é sua filha, pois não??

(fartei-me de rir por dentro...ele há gente para tudo!)

rotinas (again and again...)

como é que eu lhe crio rotinas, se ela:

1. tanto faz a 1ª refeição do dia às 6h como às 8h da matina.

2. tanto "pede" uma sesta pequenina logo pela manhã como só dorme ao início da tarde e fica-se umas 3 horas..

?!

segunda-feira, novembro 06, 2006

diferenças

ele não gostava de sopa mas devorava a papa.

ela não gosta de papa mas devora a sopa.

(prefiro as preferências dela!)

a batalha: 2º e 3º episódios

sábado e domingo não houve mama durante o dia.

sábado e domingo houve mama durante a noite.

estamos em empate técnico, portanto!

sábado, novembro 04, 2006

:D

afinal, esta noite teve razão de ser...

temos o 1º dente a romper!! :)

(isto para mim é de uma precocidade fantástica!! :p)

de ontem à noite

sairmos os dois. conversa ligeira no carro. muita chuva à chegada. juntos, agarrados, debaixo do chapéu-de-chuva a rir e à procura do restaurante.

sala quase só para nós. dose dividida a meias. javali grelhado, delicioso. a conversa a fluir com calma. muita calma. boa disposição e risos.

mais uma chuvada à saída para o ensaio. agarrados como dois namorados (que somos) debaixo do chapéu.

vê-lo na bateria. ouvi-lo e gostar. curtir o som sem mais preocupações. a "punkalhada" a envolver-me e a fazer-me esquecê-los.

fez-me TÃO bem! :)

1º dia, 1ª batalha (ontem)

dia - mamou às 7h e meia da manhã e não voltou a mamar que eu não deixei. (por esse motivo só fez a sesta da tarde porque de manhã não se ficou).

noite - bebeu o biberão que deixei pelas 23h e tal. às 3h45 acordou para mamar. o pai foi lá mas não a conseguiu acalmar nem por nada. fui eu. estive uma hora com ela ao colo. tentei por três vezes deitá-la e só à 3ª (4ª?) consegui. acordou depois às 6h. eu estava com tanto sono (tinha-me deitado às 2h) que resolvi dar-lhe mama. já tinham passado 6 horas desde o último leite, vamos aumentando o intervalo aos poucos. dormiu das 6h às 10h. mamou e só volta a mamar de noite.

1ª batalha ganha, suponho :)

sexta-feira, novembro 03, 2006

já disse que esta noite VOU SAIR?!?! :D




(tirei 170mls de uma vez só. parece que a produção se mantém imparável!)

adenda - queriamos sair às 21h com os dois a dormir. são 21h10 e estão os dois acordados...promete!

adenda1 - saímos 10 minutos depois com a sara despertíssima no colo da minha tia. o diogo dormia. ela adormeceu pelas...23h e tal! a saída foi óptima (só assim percebo a falta que me fazia).

zombie...

estou a dar o tilte (como diria a minha irmã..)!

esta foi uma das piores noites desde que a sara nasceu. apesar de não ter despertado vez nenhuma, lamuriou-se umas 7 (8?) vezes e só se ficou com a mama. eu bem que tentei as palmadinhas no rabo ainda na cama, eu bem que tentei embala-la. nada! só a mama a adormecia. acordou de hora a hora, com sorte fez uns intervalos de 2 horas...

e eu estou k.o.. logo hoje que vou jantar fora e sair com o meu gajo.

durante o dia é o mesmo. adormecê-la sem mama é um stress. há bocadinho consegui mas ao pô-la na cama despertou e pronto: acabou-se a sesta.

isto está a dar-me cabo do sistema.

até já comprei daquelas papas prontas a pôr no biberão para lhe dar antes de dormir à noite. mas tenho quase a certeza que não vão dar em nada porque o mal dela não é fome. é o hábito.

vou ter que voltar a ler a tracy hoggs e delinear um plano de acção. porque a falta de pachorra com que fico assusta-me. e tudo corre pior, claro.

dicas?

quinta-feira, novembro 02, 2006

19 meses




(faz disparates atrás de disparates...outro dia entalou o dedo numa das gavetas da cozinha. desde aí que sempre que se lembra nos vem mostrar o dó-dói!)
Posted by Picasa

dor

eu num avião com outros aviões a cairem mesmo junto a mim. protejo-me e vejo-os a cair que nem tordos. uns batem em nós e outros não. saio a correr do avião. há muita, muita confusão. regresso a gritar pela sara. encontro-a, só de fralda, a chorar desalmadamente. levo-a para fora do avião e regresso para procurar o diogo. berro incessantemente por ele.

acordo com um aperto brutal no coração.

...