quinta-feira, novembro 23, 2006

Plano de Acção

acho que está mesmo na hora de começarmos a "educar" os sonos da sara. por ela e por mim.!

sendo assim e tendo em conta, para além das dicas da tracy hoggs, estes factos em que acredito:

Start by establishing a regular bedtime and a consistent bedtime routine. Make bedtime early, as later bedtimes will result in sleep deprivation, making your baby wake more frequently at night rather than less frequently. Develop a consistent bedtime routine that includes three to four soothing activities and ends with your baby falling asleep on his own.

With a consistent bedtime routine in which your baby falls asleep on his own, night waking should diminish in a few weeks.

Work on establishing a consistent nap schedule so your baby is getting plenty of daytime sleep, too. Napping well during the day is an important component of sleeping well at night, since sleep-deprived babies wake more often at night.

(retirado daqui).

a minha ideia é:

tentar que faça duas sestas diurnas, sempre à mesma hora (difícil uma vez que as sestas dela são imprevisíveis, mas enfim..);

iniciar as tão faladas rotinas para dormir;

fazê-la dormir no quarto deles e não no nosso (estou desejosa, para dizer a verdade!);

deitá-la mais cedo (20h?);

não a deitar já a dormir, fazê-la aprender a adormecer sózinha (HAHAHAHAHA...esta teve piada, desculpem!);

durante a noite NÃO lhe dar mama (gluuupp) e confortá-la apenas. deixá-la adormecer sózinha;

rezar a todos os santinhos para que dê certo e para que eu tenha forças para aguentar a coisa!

(quando vou começar? não sei...tenho sono!)

(gostava de saber quantas vezes já escrevi sobre o assunto...)

22 comentários:

Mar disse...

Já sabes o que há para saber. Sugestões: antes de iniciares a coisa, pede ajuda a alguém, deixa-os em algum lado, não sei, mas VAI DORMIR uma noite inteira. Quando estamos desesperadas de sono cedemos muito mais facilmente. Só tu é que conheces a tua filha, mas eu fiz a coisa por fases. Primeiro o aprender a adormecer sozinho, porque às 20h ainda consigo confortá-lo e aguentar a chantagem emocional. Só algum tempo depois acabei com a mama de noite (o que foi um processo doloroso), não tinha capacidade de fazer tudo ao mesmo tempo. Ainda não está perfeito (biberão de madrugada), mas está infinitamente melhor. Boa sorte!!!

(ovos mexidos, então, nem pensar...) :)

Princesas Ervilhinhas disse...

Ai estas meninas! Porquê que já não vêm ensinadas??

Mas pronto... já tens o plano de acção. Agora tens de o por em prática. Com a Beatriz fizemos por fases, pois de outro modo é demasiado doloroso para ela (e para nós). Começamos com a rotina bem establecida. Depois, tiramos-lhe o leite durante a noite. Agora estamos na fase de tentar adormece-la facilmente. Ainda não passamos á fase do adormecer sozinha e já andamos nisto á mais de meio ano...

As coisas melhoraram muito, mas volta e meia lá anda uma semana a fazer das dela.

Beijinhos e bons sonhos!
Carla e Beatriz (13m)

Anónimo disse...

Desculpe intrometer-me e o carácter de anónimo mas não estou muito habituada a este mundo dos blogs. Percebo o seu desespero! Sou Mãe de 3 filhos (4 anos, 2 anos e 2 meses) e acredite ou não, nunca nenhum deles me deu uma má noite... Todos, sem excepção, começaram a dormir noites inteiras desde o mês e meio. Sorte? Nem por isso. Acredito mais na disciplina do sono. O sono tem de ter rotinas, hábitos e até ao primeiro ano de vida não podem haver excepções. Fiz assim: desde que nascem aprendem a distinguir a noite do dia. Assim, durante a manhã dormem na cadeirinha com a claridade e os barulhos da casa. De tarde, dormem na penumbra em sossego absoluto. À noite, tomam banho, mamam e no quarto, com uma ténue luz acesa, ficam em sossego absoluto. À noite não há barulho de irmãos enquanto lhes estou a dar de mamar, não há visitas no quarto, não saio do quarto até adormecerem, não abro excepções para os pôr na sala a adormecer porque já não tenho pachorra para estar fechada dentro do quarto.... Desde que nascem até durante cerca de mês e meio faço todos os sacrifícios necessários para lhes estabelecer hábitos de sono. A partir do mês e meio eles começam a entrar na rotina. é claro que ainda tenho de abanar o berço até adormecerem (o que acontece normalmente em meia hora a uma hora). A partir do mês e meio quando acordam de noite, antes de ir a correr dar de mamar, ponho sempre a chucha. Se a agarram e fecham os olhos, eu volto a dormir. Se acordam outra vez, então aí dou de mamar porque realmente têm fome. É este o meu conselho. Não sei se se aplica a bébés de 8 meses mas sempre lhe aponta um caminho .... Seja rigorosa com eles e consigo. Ah! E antes de iniciar o plano, aconselho-a vivamente a dormir uma noite como deve ser. Entregue-os a alguém que fique com eles durante a noite. Boa sorte!

Morena disse...

Essa que te disseram de ires dormir uma noite inteira acho muito bem!
Quanto ao resto, bem, a minha deixou de mamar de noite com 6 meses certinhos. Porque eu decidi que chegava. Porque eu tb estava cansada. Tirei-lhe a mama de noite e ela só reclamou duas noites. Desde aí nunca mais precisou.
As rotinas vieram mais tarde, que dantes ela só ía dormir perto da meia noite... um caos portanto.
Quanto ao adormecer sozinha... bem, estamos a batalhar nisso! Com o pai é mais fácil, ele deita-a, tapa-a, apaga a luz e sai. Resulta muitas vezes... Comigo choraminga, levanta-se, estica-me o sbraços e tudo isto antes de eu ter tempo de sair do quarto.
Se conseguiste com o Diogo também consegues com a Sara! Um beijinho grande

InêsN disse...

querida anónima, intrometa-se sempre que quiser. :)

o problema com a sara é que ela não aceita chucha. o problema com a sara é que a habituei mal e lhe dei sempre mama quando acordava de noite.

agora é desabitua-la. e dar-lhe novos e bons hábitos!

InêsN disse...

morenita, o diogo começou a dormir sózinho com uns...16 (?) meses!

nuvem cor de rosa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nuvem cor de rosa disse...

faltou um pormenor: já dormem no quartinho deles desde os 2 meses de idade... há meio ano, portanto...

LP disse...

Depois de tantos e bons conselhos (principalmente o de descansares antes de pores em prática seja o que for) só te quero dizer mais uma coisa. As crianças são todas diferentes. Eu achava que o Henrique dormia bem devido aos nossos excelentes métodos mas... estes não funcionaram com o irmão. E educar é mesmo por tentativa e erro. Só tu conheces a tua filha e só tu à medida que vais pondo o plano em prática o podes ir ajustando.

BOA SORTE!

Anónimo disse...

ola´:)
vim aki cuscar o teu blog.. adorei e adorei o comentario anonimo... acho que qd nao se tem experiencia nada melhor do que bons conselhos de boas maes...
beijinhos

Anónimo disse...

nao passou o endereço do meu blog
aki fica

Anónimo disse...

Relmente nem sei muito bem o que dizer, porque os "sonos" lá em casa também dão muito trabalho... por isso é melhor não dizer nada, mas também eu vou tentar por em prática alguns conselhos que li aqui... Já estou por tudo. Beijocas e boa sorte

juliana pinto da costa disse...

Inês, há uns tempos vi um programa dela no odisseia onde ela ajudou uns pais com o mesmo problema que tu. Foi muito interessante ver os pais passarem pelo processo e tentarem aplicar todos os conselhos. Na primeira noite em que ela esteve lá a mostrar aos pais como deviam fazer, o bebé portou-se lindamente e adormeceu sozinho... nas noites seguintes em que os pais ficaram sozinhos com ele, a coisa complicou-se e eles chamaram-na de novo para tentar perceber o que estavam a fazer mal.
Ao fim de alguns dias, quando ela voltou eles tinham conseguido disciplinar o sono do filho.

o segundo caso também passou pelo problema do sono, mas mais grave, pois mal a mãe largava a filha ela desatava a chorar (quase como naquele video da sara mas bem mais grave)

pena não apanhar sempre os programas dela... são muito interessantes.

boa sorte!!! ;o)

Anónimo disse...

boa sorte! bem merecem...

a maria tem 6m, não usa chucha, e eu tb fiz como tu- sp q ela acordava de noite dava-lhe mama, pq achava que era fome. não me importava nada, e ela até aos 3m1/2 dormiu na minha cama, pq é absolutamente cansativo acordar para dar mama de 2 em 2 horas. a partir do momento em que me começou a pedir de hora a hora mudei-a para o quarto dela, e resultou mto bem, pq aí eu só a ouvia chorar, e não aquele leve resmungar que me acordava logo... assim, começou a acordar/mamar menos, de 3 em 3h, e às x de 4 em 4h. depois quando aos 5m deixei de estar o dia todo "colada" a ela, voltou a acordar de hora a hora. e aí achei que não tinha a ver com fome, não... por isso, resolvi começar a discipliná-la. não vou dizer que é fácil. não é.
já passou um mês e meio e ainda não está bem. ainda acorda qs todas as noites de 3 em 3h, mas às vezes já faz 6h. diria que estamos no caminho certo. mas é preciso paciência e acreditar que este é o caminho!
portanto, aos 5m, decidi que iria suprimir o sono do fim de tarde e passar a deitá-la às 20-21h, iniciando as rotinas da papa/sopa, brincar um pouco enquanto arrumo cozinha, banho, história, mama e caminha às 19h30, mais ou menos. claro que as 3 primeiras semanas foram complicadas, e deixa-nos em desespero as noites com ela a chorar na caminha, mas nunca a tirámos de lá, fazíamos (fazemos) festinhas, cantarolamos um pouco, e pd, qd já n há pachorra nenhuma e já estamos com os nervos à flor da pele, um "SSHIUUU!" e "AGORA É PARA FAZER Ó-Ó!" lá nos sai bem gritado, que às 5 da manhã ninguém está em si, pelo menos falo por mim.
e qt a amamentar, resolvi que apenas lhe daria mama após as 3 da manhã, assim como que para separar a noite. claro que de hora a hora ela tentava a sorte dela, e foi um inferno. mas melhora, lentamente melhora. optei por fazer deste modo pq acho que 12h sem comer é demais, e que qd ela acorda lá para as 4-6h da manhã deve ser fomita... mas acordar uma vez por noite não me chateia nada, para quem dava 2 em 2h tantos meses...
agora só falta que ela entranhe ;) a rotina a 100%. acredito que esse dia chegue, mas confesso que, qd decidi disciplinar o sono, pensei que demorasse mto menos... coragem! e não desistam, pq mais mês menos mês eles (e nós) vão ao sítio. mto boa sorte*

Anónimo disse...

Não percebi a nuvem cor de rosa: os gémeos jantam às sete, a seguir tomam banho e a seguir bebem leite??? Isso náo resultará numa grande indigestão?

Ana e Simão disse...

alo!!!! bem acabei de queimar os poucos neurónios que me restavam depois de ler o teu post em inglês, nunca fui boa aluna hihi, mas deu para tirar o sumo da questão.
era mesmo bom que os putos viessem direitinhos a nós com um livro de instruções, pk realmente ser mãe às vezes é duro. mas na minha opinião inês, se tiveres que implementar o teu plano de acção, que faças uma coisa de cada vez, talvez fosse bom e mais urgente tentar mesmo tirar a mama de noite e estabeleceres uma rotina de banho, janta e hora da dormida sempre igual (as 20h acho um cadinho cedo) mas cada puto sua sentença lol, eu deito o meu às 21.30. mais tarde quando conseguires, começa a implementar o plano 2, as folgas diurnas, assim talvez seja menos brusco, mas isto é a minha opinião e tu vais conseguir saber qual a melhor maneira pk vai ser a tua sara que te a vai transmitir.
nem todos os bebes são iguais, o meu mamou até aos 6 meses de noite e depois eu tirei-lhe a mama se não o tivesse feito ainda hoje ma pedia, há outros que dormem desde o 1º mes uma noite completa. em relação ao deixarem-se dormir ao colo tb depende de bebe para bebe, o meu nem gosta de ser embalado sente-se apertado e dorme bem sosinho sozinho, tb nunca o habituei a isso. já a minha sobrinha tb não foi habituada ao colo e neste momento só se deixa dormir ao colo. em fim há putos para todos os gostos. o que funciona num pode não resultar noutro. agora o importante era tirares a maminha de noite o quanto antes. beijoca

Liliana ♥ disse...

ola!
De vez em quando dou uma espreitadela no vosso blog!

Tenho cá em casa um pimpolho com +/-a idadeda tua sara(tem 8 meses).

o Bernardo só quer adormecer ao colo e ñ vai para a cama sem estar completamente adormecido, tambem queria "educar"os sonos dele mas ñ tenho coragem!

Força e bjs

Unknown disse...

Já escreveste muitas vezes e escreves quantas achares necessário ou as vezes que quiseres :)
Há assuntos que nos "consomem" e enquanto não os resolvermos é complicado...
Espero que corra tudo bem.
Beijocas

nana disse...

people don't plan to fail
- they fail to plan.


estás no caminho certo, mana! tu num desistas, pá!

xX

nuvem cor de rosa disse...

olá anónima. não, não resulta em indigestão.

nuvem cor de rosa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nuvem cor de rosa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.