terça-feira, março 31, 2009

momento do dia:

contexto: reunião de equipa;

assunto: o planeamento familiar das nossas utentes, nomeadamente de uma utente com um filho de 5 meses;

tirada da minha boss: "uma mulher só pode ser completamente maluca para engravidar tendo um filho de 5 meses!!"

...

sorrisos comprometidos dos colegas na minha direcção...

e um ligeiro ataque de tosse que me possuiu...

(a situação terminou sem grandes problemas, todos sabem que tenho dois filhos com a diferença que têm e a coordenadora da equipa lá alterou ligeiramente o seu discurso...)

(e eu ri-me...muito!)

hoje identifiquei-me com a gaby...

também eu peço às babysitters para deitarem os miúdos mais tarde quando vou sair à noite a ver se na manhã seguinte descansamos...

:p

segunda-feira, março 30, 2009

sara - 3 anos



está uma menina. linda, linda, linda (digo-o sem problemas porque o é verdadeiramente. não sei onde diabo foi buscar aquela beleza mas que a conserve muito bem conservadinha). anda enamorada pela mãe e damos muitos e muitos abraços (e derreto-me TODA quando me diz que sou "lindíssima" ou..."boazona"! tadinha...). continua com o seu feitiozinho peculiar mas acho que aquele traço de personalidade vai ser a sua marca no futuro. e como tem uma generosidade deliciosa, contrapõe uma coisa com a outra. deixou de beber o biberão da manhã (juntamente com o mano) na semana anterior aos seus 3 anos e penso que se poderá dizer que fez uma ressaca dura (acho que só nos últimos dias deixou de dizer que era bebé e queria o biberão...). adorou fazer anos. adorou os parabéns na escola. adorou a festinha cá em casa. tem 3 barbies mas sobre isso falaremos mais tarde :p faz parelha com o mano mas acredito que se vai aproveitando de ser a mais nova para choramingar mais do que devia porque "o mano bateu..." ou "o mano tirou...". só as fraldas para dormir e a fala (diz tudo, tudo mas ainda com um certo "sotaque" de bebé) a traem. de resto, está uma autêntica miúda.

domingo, março 29, 2009

perguntas inspiradas

"hoje é um dia novo, não é, mãe?"

"é, filho!"

segundos depois:

"e o que é que tem de novo??!!"

sexta-feira, março 27, 2009

ou então

é da astenia primaveril.

(ou então foi a mistura das duas...e eu andei a bater mal durante 2 semanas. muito, muito mal :|)

TPM

das piores da minha vida. ainda bem que acabou (?).

bom fim de semana!





(raio de ideia de mudar de pílula...)

quinta-feira, março 26, 2009

é que nem pensem nisso...

era a morte do artista! (ou das artistas, neste caso :p)

(via titia +)

quarta-feira, março 25, 2009

terça-feira, março 24, 2009

cartão de cidadão - mais um episódio


resolvemos tentar a nossa sorte, uma vez mais, na conservatória local (a ida para lisboa, com a criancinhas e a meio da semana, seria uma verdadeira odisseia). deste modo, o pai-vagem madrugou e plantou-se à porta do dito serviço às 7h20 da manhã; pensam que foi o 1º?! pois sim...o 5º e com muita sorte! pelas 08h45 cheguei com os caramelos mirins e lá entrámos, porta adentro, às 9 em ponto.

5 minutos depois de entrarmos já não existiam senhas para o cartão de cidadão. 30 senhas para um dia. acreditando eu que isto acontece todo o santo dia, pergunto: não faria sentido colocar mais pessoas no atendimento?? não seria melhor, no mínimo, colocar uma pessoa um cadichinho mais acelerada a tratar daquela coisa?? enfim...treslouquices da minha cabeça.

acabámos por ter sorte. tendo nós as senhas 5 e 6 do dia, seria suposto estarmos 1 hora à espera para sermos atendidos. a sorte chegou-nos pela mão da senha nº 2 pertença de um senhor que ainda tinha que ir buscar os familiares e que nos pediu para trocarmos com ele...por quem sois, com certeza que sim! o próximo passo foi convencer a senhora do atendimento a atender as 2 criancinhas com apenas uma senha mas, vá lá, não houve stress de maior.

momentos caricatos de todo o processo: o ar confuso da senhora a verificar as datas de nascimento dos miúdos (HAHAHAHAHA!); a quase perguntinha "ele já sabe ass...ai esqueça!" e as 3 tentativas de foto à sara (entremeadas com um beicinho, uma quase birra que ia deitando tudo a perder e muita risota de quem assistia).

resta agora saber daqui a quanto tempo somos chamados para ir levantar os cartões. com os miúdos. porque os miúdos têm que me acompanhar para ir levantar os documentos...!!!

ok, vou-me calar...

segunda-feira, março 23, 2009

a importância de saber dizer não

aqui e aqui.

(e eu que acho que lhes digo não vezes demais. que acho que não os deixo ser crianças como é suposto serem. que acho que lhes corto demasiado as pernas. educar é difícil e esta é uma das mais difíceis tarefas...saber dizer não na altura certa.)

sexta-feira, março 20, 2009

não sei se me preocupe...

ela ontem fez um desenho para o pai que ficou exposto no colégio. descrição do mesmo:

"é o pai preso nas obras"

(?!?!?!?!?!?!?!?)

apanhada desprevenida

não sei se foi coisa que aconteceu apenas nesta casa mas o calor apanhou o roupeiro dos meus putos desprevenido e já andei à nora algumas manhãs...isto ao ponto de, actualmente, eu ter um saco ao lado do mudador para onde vou atirando a roupa que todas as manhãs teima em fugir das pernas e dos braços dos miúdos! a coisa foi de tal ordem que cheguei a ter que experimentar três blusinhas à sara e irem todas parar ao dito saco e o diogo chegou a ter de ir para a escola com um casaco a fugir ligeiramente aos pulsos...

(já o dinheiro que tenho gasto em roupa não pode nem deve ser quantificado...!)

quinta-feira, março 19, 2009


esta manhã não nos lembrámos que era o Dia do Pai e os miúdos sairam de casa sem o "abraço especial". de qualquer forma, sabemos que têm uma lembrança realizada na escola porque tivemos que fazer uma ginástica imensa nos últimos dias para não se desbocarem a dizer o que fizeram...

eu tinha planeado um post sobre o meu pai. um post em que relembrava tudo aquilo que mais me marcou. um post em que revelaria um pouco mais da sua luta e da lição de vida que me deu até ao último minuto.

mas não consigo.

o meu pai está no meu coração e está presente em muitas conversas que temos em casa. e está presente na memória do meu filho (apesar das tantas vezes em que me disseram que ele não ficaria com nenhuma lembrança). e está presente no nosso dia a dia.

está presente também no símbolo da esquadra que integrou na F.A.P. que colocámos à entrada de casa. está presente nos tomates com sal que como sempre que o sol espreita. está presente num jogo de cartas que o diogo relembra vezes e vezes sem conta. está presente nos almoços de domingo que lembro com tantas saudades. e está presente nos seus planos eternamente adiados que hoje me fazem sorrir.

saudade, pai. muita saudade.

quarta-feira, março 18, 2009

blogosfera


hoje adormeci uma bebé linda de 5 meses...e relembrei (uma vez mais) porque é que esta minha Ervilha me é tão importante.

(gostei TANTO, Sara!!)

(estou atrasada para a reunião...ai!! :D)

policitamente incorrecto (?)

sobre o projecto de uma escola, os contentores e os miúdos ciganos: eu não escreveria melhor!

terça-feira, março 17, 2009

coisas que não compreendo:


crianças de 10 anos (ou teria menos?!) com madeixas e saltos altos...










(muito e muito obrigada...a sarinha esteve felicíssima o dia inteiro!)

segunda-feira, março 16, 2009

domingo, março 15, 2009

let's party!!

sexta-feira passada o continente online veio-nos deixar uma hiper encomenda a casa ("os srs. das compras" como dizem eles). entre dúzias de pacotes de leite, o pai-vagem exclama: eh pá, vais dar uma festa?!" ao ver 3 caixas (não packs mas caixas) de cerveja.

a minha resposta foi célere: "não, vou dar duas!"

e pronto. a partir de amanhã abrimos as hostilidades e só terminamos de hoje a 2 meses quando celebrarmos o último aniversário desta famelga de ervilhas :)

(haja energia! não haja balança!)

quinta-feira, março 12, 2009

crise de identidade


acontece a todos...até à Ervilha! :p

diferenças

eles, cada um com uma taça cheia de morangos. nós, sem nada.

"diogo, dá-me dás-me um morango?" - "não, se não fico sem nenhum..."

"sara, dás-me um morango?" - "está bem...queres mais um?"

quarta-feira, março 11, 2009

contagem decrescente para os 3 anos da sara...


euzinha - 3 anos
Originally uploaded by InesN-Aervilha

cemitério de formigas


foi no que a minha cozinha se tornou esta noite depois de eu me ter tornado numa dona-de-casa-exterminadora-implacável ontem ao serão...

e digam-me agora...quem é que não tem vontadinha nenhuma de ir para casa, quem é??

(sim, aquilo já devia estar limpo. sim, não devia ter saído de casa esta manhã com a cozinha assim. mas é a vida... e eu sou dona-de-casa-exterminadora-implacável mas não sou dona-de-casa-perfeita e nem ando lá perto!)

terça-feira, março 10, 2009

ah...quase me esquecia:


segundo o Ministério da Educação somos ricos e não precisamos de subs. de pré-escolar...

ok.

cartão de cidadão


porque vamos viajar no verão (mais pormenores em breve), resolvemos ir hoje tratar do cartão de cidadão dos miúdos (não sem antes verificarmos todas as hipóteses, percebermos que o agendamento através do portal do cidadão está a demorar 2 meses e chegarmos à conclusão de que aqui na conservatória local o tempo médio de espera pelo cartão é igual ao das diversas lojas do cidadão); sendo assim, hoje pelas 08h da matina plantámo-nos os 4 em frente à Conservatória do Seixal com mais 25 (vinte e cinco!) pessoas à nossa frente. Esperámos com a ajuda de livros e um jogo que levámos para o efeito e acabámos por entrar no dito Serviço faltavam uns 5 minutos para as 09h. E é aqui que chegamos à pérola do dia: após fazermos uma filinha minimamente organizada, aparece-nos uma funcionária a dizer que o sistema informático está "em baixo" e que não têm qualquer estimativa relativa ao seu normal funcionamento...

é claro que eu devia ter feito uma reclamação, é claro que não me devia ter ido embora dali...mas estava com duas crianças e com um homem ainda em recuperação que, por acaso, até precisava de ir trabalhar. e pronto...a saga continuará em breve, está claro!

(decidimos que vamos ao Areeiro fazer dois BIs daqueles provisórios. até porque ninguém nos garante que os cartões estejam prontos quando necessitarmos deles...)

bastou um dia com ares de primavera

para a minha alergia nos olhos desabrochar em força (isto tinha-me passado, pá...que m*rda é esta??)

(estou contigo, amiga. a única diferença pequenina, pequenina, é que euzinha estou de folga! ;p)

segunda-feira, março 09, 2009

de cara lavada


provavelmente não será definitivo mas eu precisava desesperadamente de dar um novo ar à Ervilha...

o cúmulo das ironias:

passar o Dia da Mulher a cuidar de um homem enfermo e de duas criancinhas cheias de energia.

domingo, março 08, 2009

na linha dos posts anteriores...

as bolachas de gengibre do ikea são uma perdição, não são?!

quinta-feira, março 05, 2009

doces descobertas:


amêndoas da páscoa com chocolate e canela.

ai...

a manela eu não comi...


mas comi moela (rija demais para os dentes dele)!

(nem imaginam o que nos rimos!)

:D

Appetite for Destruction


vir para o trabalho, logo de manhãzinha, a ouvir verdadeiras pérolas de rock'n'roll, deixa-me com uma pica do camandro.

(cheguei mais depressa e tudo...)

quarta-feira, março 04, 2009

esta ninguém adivinha!

"mãe, já comeste a manela??"

(acho que nem a minha mãe, que sabe o que foi o jantar, adivinha...)

terça-feira, março 03, 2009

tal pai...



Originally uploaded by InesN-Aervilha

tal filho!

segunda-feira, março 02, 2009

€ 6,40

pode-se dizer que não é uma quantia avultada e que não tiraria o sono a ninguém.

mas a verdade é que aquele valor não me larga a cabeça. € 6,40. € 6,40.desde esta manhã que não esqueço os € 6,40. e tudo porque ia a caminho do trabalho a ouvir a Comercial e fiquei a saber que a J.K. Rowling recebe € 6,40 por SEGUNDO sem mexer uma palha!!

domingo, março 01, 2009

cenas da vida doméstica

na cozinha, eles com a plasticina e eu com a sopa. ligo a varinha mágica e oiço de imediato uma exclamação zangada:

"assim não consigo concentrar-me!"

and the answer is...

1. já ganhei um prémio através de um concurso de rádio e fui fazer um cruzeiro. - Pois roam-se porque é VERDADE! tinha eu 17 aninhos e um dia resolvi, sem saber qual o prémio, ligar para a Rádio Energia e tentar a minha sorte. Fiquei embasbacada quando percebi que tinha ganho uma viagem de 10 dias: 5 em cruzeiro (lisboa - ceuta - ibiza - barcelona) e 5 em combóio (barcelona - madrid - lisboa); fui com um dos meus irmãos e foi muito, muito fixe (nunca na vida vou esquecer o pôr do sol em alto-mar!).

2. cursei Turismo durante cerca de 4 meses (até que percebi que a minha vocação eram mesmo os pobres e desafortunados e ali não ia longe) - VERDADE! Quando terminei o secundário estava tão perdida que achei que mais valia tirar um curso que me permitisse viajar muito; bastaram uns meses e a visita de um antigo aluno para eu perceber que não era nada daquilo que eu queria (mas olhem que a minha cultura geral enriqueceu imenso quer ao nível da geografia quer ao nível da história).

3. fui au pair durante um ano na Bélgica - FALSO! Quase toda a gente acertou nesta :) não estive na Bélgica mas sim na Holanda; não foi 1 ano mas sim 3 meses e não foi numa de au pair mas sim no Erasmus.

4. fui a Madrid numa excursão ver um concerto dos Iron Maiden e o motorista adormeceu durante o percurso deixando o autocarro sair pela berma - VERDADE! Mas o momento alto da excursão foi mesmo quando percebemos que o homem queria resolver um problema mecânico com uma "meia de senhora"!

5. já acreditei que um dos meus irmãos tinha morrido num acidente - VERDADE! Custa até lembrar mas a verdade é que nunca vou esquecer: um sábado de manhã, sózinha em casa e na era pré-telemóveis, apareceram-me dois polícias fardados a perguntar pela minha mãe e pelo meu pai porque o meu irmão tinha tido um acidente. a polícia não nos aparece em casa por nada, certo? há telefones! desesperei durante largos minutos até que me decidi a ir a casa de uns amigos que viviam no prédio do lado; não estavam mas a porteira encontrou-me e acabou por, com alguns telefonemas, encontrar o meu irmão e ainda falar com ele quando estava mesmo, mesmo a ser transferido de hospital. o tempo que estive sózinha em casa e com aquela notícia no coração é que ninguém me tira...

6. sou militante de um partido político - FALSO! Não sou, nunca fui e não acredito que alguma vez serei (apesar de já ter tido alguns convites). tenho as minhas ideologias bem marcadas mas não tenho qualquer veia partidária.

7. fui operada aos dois joelhos na mesma cirurgia e quando o médico que me operou referiu a possibilidade de ter que ser operada outra vez nunca mais o procurei - infelizmente é VERDADE! Este ano estou a ganhar coragem para procurar outro ortopedista para uma 2ª opinião..

8. já estive na Praça Vermelha de Moscovo e senti-me no centro do universo - roam-se uma vez mais porque é VERDADE! Fui com o meu pai, só os dois. ele ia com o objectivo de contratar um treinador para a selecção portuguesa de tiro com arco, eu fui de companhia. nunca esquecerei! :))

9. já trabalhei num bar durante os anos loucos do Bairro Alto - FALSO! Podia ser verdade mas não é...até porque eu sempre preferi o lado de cá do balcão ;)

E pronto...gostei tanto que estou pronta para uma 2ª rodada!! :D