terça-feira, março 10, 2009

cartão de cidadão


porque vamos viajar no verão (mais pormenores em breve), resolvemos ir hoje tratar do cartão de cidadão dos miúdos (não sem antes verificarmos todas as hipóteses, percebermos que o agendamento através do portal do cidadão está a demorar 2 meses e chegarmos à conclusão de que aqui na conservatória local o tempo médio de espera pelo cartão é igual ao das diversas lojas do cidadão); sendo assim, hoje pelas 08h da matina plantámo-nos os 4 em frente à Conservatória do Seixal com mais 25 (vinte e cinco!) pessoas à nossa frente. Esperámos com a ajuda de livros e um jogo que levámos para o efeito e acabámos por entrar no dito Serviço faltavam uns 5 minutos para as 09h. E é aqui que chegamos à pérola do dia: após fazermos uma filinha minimamente organizada, aparece-nos uma funcionária a dizer que o sistema informático está "em baixo" e que não têm qualquer estimativa relativa ao seu normal funcionamento...

é claro que eu devia ter feito uma reclamação, é claro que não me devia ter ido embora dali...mas estava com duas crianças e com um homem ainda em recuperação que, por acaso, até precisava de ir trabalhar. e pronto...a saga continuará em breve, está claro!

(decidimos que vamos ao Areeiro fazer dois BIs daqueles provisórios. até porque ninguém nos garante que os cartões estejam prontos quando necessitarmos deles...)

18 comentários:

Anónimo disse...

Chiça.......

Lara disse...

Inês, já não é no Areeiro, mas sim junto à rotunda das Olaias (edifício novo, dos Serviços Sociais da CML). Quando fui tirar o meu e o da Maria lá tive imensa sorte: fomos atendidas em menos de um quarto de hora, sem prioridade, claro. Uma semana depois tinha uma carta em casa. Fui buscar o meu. O da Maria ainda demora, porque não levei o número da Segurança Social e isso atrasou o processo. Por isso, aconselho-te, leva os números TODOS. Até de contribuinte dos miúdos, se tiveres.

Anónimo disse...

Não me espanta nada, depois de eu ter derretido quase um sábado em filas só pra mandar fazer o cartão do cidadão, quando vier a confirmação, lá terá de ser outro sábado... e o cartão nem é para mim, pffff

jocas

Lara disse...

Mas ainda fiquei aqui a pensar: eles dão-nos uma folha com todos os elementos de identificação. Será que isso é suficiente para a viagem?

inesn disse...

não, lara...o documento para sair do país tem que ter foto!

mas foste fazer cartão do cidadão ou BI? nós vamos optar por fazer BI devido à urgência da coisa...

gralha disse...

Passei recentemente por saga semelhante e deixa-me dizer-te que vais ter de mentir no Areeiro para te darem o BI. Eu fui lá e disse que a viagem era daí a meses e a senhora disse que tinha tirar o CC. No dia seguinte, foi lá o meu marido (disse que a viagem era na semana seguinte) e deram-lhe o BI no próprio dia. Sim, porque depois ainda faltavam os passaportes e os vistos. Havia de ser bonito estar à espera do CC. É assim que funcionam as coisas em Portugal, é preciso mentir.

Cristina disse...

E na loja do cidadão? Marcamos um mês antes, fomos lá em Janeiro e recebi agora o papel para levantar... Não sei quando é a vossa viagem.

Cristina

inesn disse...

a viagem é em junho...

e neste momento as marcações estão com 2 meses de espera. não dá!

Paula disse...

Está mesmo demorado. Mas quem tem crianças até aos 3 anos tem prioridade nas filas. Dá mesmo jeito nessas coisas de serviços públicos...
Boa sorte!

Mu disse...

Aconselho os BI; eu ia tratar disso mesmo, mas não me deram hipótese e ficámos com os cc por mudança de morada. Fui tratar dos das minhas crianças na conservatória local e a saga foi linda: só distribuem 20 senhas por dia que acabam 5 minutos depois da abertura - nisto tive sorte porque com crianças tive prioridade e atenderam-me logo. Mas depois os cartões meu e da mais velha chegaram 15 dias mais tarde; o da mais nova demorou 3 meses a chegar... estava retido na Seg. Social, segundo me disseram nas várias queixas que fiz!

Lara disse...

Nem de propósito, hoje chegou a confirmação do cartão do cidadão da Maria! Já está pronto. Mas a folhinha que eles dão em como pedimos o cartão tem foto. Bem, mas deves estar mais informada do que eu dos requisitos para a viagem! :)

Anónimo disse...

Nós temos as duas o novo, novíssimo e célebre cartãozinho, que fui buscar à loja do cidadão do centro comercial de Odivelas, dia 6 de Março com várias diferenças:
O da B. foi pedido em Final de Setembro (leste bem... final de Setembro)e o meu em final de Fevereiro, numa das muitas idas para reclamar.
O da B. levou uma tarde, várias fotos ou tentativas das mesmas e uma cópia de certidão de nascimento, uma sra a atender que só sabia escrever com 2 "deditos" muito esticados.
O meu, 20 minutos numa manhã de quinta feira, foto, impressões digitais e simpatia do "atendedor" logo à primeira.
Segundo o sr. que me atendeu: Quando fôr para tratar de algo,aqui nesta loja do cidadão, venha em fim de tarde de dia com futebol e não hesite em dizer que tem prioridade se vier com a criança.
Por isso minha amiga.... isto resume-se a futebol e sorte... ;)
por isso aqui fica:
Jinhos, boa sorte e muitos golos!!!
C.

Ana disse...

Fui tratar do meu à loja do cidadão nas Laranjeiras e em duas semanas tinha o cartão.
Experimenta lá.

Lúcia disse...

Se fores para um estado membro da u.e tira o cartão europeu de doença ( ou saude n me lembro bem do nome ), assim se precisarem de assistencia medica podes dirigir te a um qq serviço de saude e pagas como se fosses cidadão nacional, caso contrario pagas como " particular " ou podem ate n te atender.
Bjnhs

Mafalda disse...

Como vou viajar daqui a 3 semanas e a minha filha mais nova não tem documento nenhum (normal aos 3 meses!) fui hoje à Loja do Cidadão das Laranjeiras.
Pelos vistos mesmo para pedir um BI provisório tem primeiro de se pedir o Cartão do Cidadão: só depois e no máximo uma semana antes da viagem, é que nos podemos dirigir ao Areeiro e apresentar os bilhetes de avião (ou outra prova que se vai realmente viajar) e o processo relativo ao CC para que emitam o BI.
De resto disseram-me que o CC demorava 60 dias a ser emitido...não sei se será verdade. Ah, e mesmo com atendimento prioritário estive lá duas horas à espera.
Boa sorte!

niTa disse...

Mentir e' feio para mendigar um Bi..
A lista de espera deve-se ao facto de meio Portugal estar com a febre do CC.. Têm o Bi valido, mas o CC e' mais giro e bora la' encher as lojas do Cidadão.. Esquecem-se portanto que se fazem também nas conservatórias do registo civil.. Em menos de meia hora são despachados.. Reclamar pelo sistema informático ser lento.. LOL..
Culpem o estado e mandem avançar com o novo plano de ligação de rede.. Sou utente, mas vejo o lado deles.. Reclamar por falta de senhas, quando a culpa e' do UTENTE muitas vezes.. Reclamar por aqueles pobres coitados que todos os dias nos atendem e tem falhas no sistema, e que por vezes nem sabem para onde se virarem.. Devíamos em vez de criticar apoia-los..

O papel tem foto e os dados todos, mas e' um papel fotocopia, logo não e' valido para nada.. Nem para abrir a conta no banco.. Coisas tão simples.. isso nem se pergunta.. e depois criticam.. LOL

Da' vontade de rir do povinho!!

niTa disse...

So' mais um comentário.. Soube que tão a demorar mais tempo a ser emitido o CC devido a informatização das certidões de nascimentos..

Dina Fernandes disse...

Boas tardes,
Realmente fica nas Olaias o cartão de cidadão? É que o meu acaba amanha e nem sabia :o
Obrigado, Dina Fernandes