terça-feira, setembro 29, 2009

segunda-feira, setembro 28, 2009

sobre as eleições


não há melhor que isto...

(é que se o sr. primeiro-ministro não percebeu o recado que os portugueses lhe quiseram dar ainda estamos mais tramados do que eu imaginava!)

(para não falar do PP, claro...!)

(enfim, não me apetece falar sobre o assunto.)

sábado, setembro 26, 2009

O Camareiro

regressei ontem ao D. Maria II e foi um regresso em grande. fui ver O Camareiro com o Ruy de Carvalho e o Virgílio Castelo e adorei. 2 horas e meia, sem intervalo, de emoções, ternura e humor. O Ruy de Carvalho mantém-se um senhor e o Virgílio Castelo, que nunca tinha visto ao vivo, supreendeu-me a 300%.

recomendo!! :)

(hoje Xutos e 2ª feira Green Day...!)

quinta-feira, setembro 24, 2009

sem título (o tema não o merece)


quem diria, Sr. Dr.... :p

eu - ao contrário do que tenho lido por essa blogosfera fora - não tenho, de todo, sentimentos de culpa.

os meus filhos ficam cerca de 9 horas (nove!!!) no colégio; deixamo-los (vamos os dois) pelas 9 horas e eu vou buscá-los, na maior parte dos dias, entre as 17h30 e as 18 horas. também há aqueles dias em que vou às compras antes de os ir buscar e a hora sobe para as 18h30 mas tento que não aconteça demasiadas vezes.

não tenho sentimentos de culpa por dois motivos: porque não tenho alternativa e porque não são raras as vezes em que me pedem para ficar a brincar mais um bocadinho (sempre que os vou buscar, se está bom tempo, estão no recreio da escola em grandes aventuras ou disparates com os colegas). no inverno, porque anoitece muito mais cedo, faz-me mais impressão, confesso.

se gostava que estivessem menos tempo na escola e mais tempo comigo? gostava, claro. se gostava de ser uma "stay at home mom"? é sabido que sim. mas não sou porque, enquanto família, fizemos outras opções. podem ser menos certas para alguns mas são as nossas opções.

(e enquanto formos tendo momentos como o de ontem à tarde em que mandámos às urtigas o peixe que havia para grelhar e pedimos uma pizza, o que nos permitiu termos um final de tarde de brincadeiras a quatro...enquanto tivermos esses momentos está tudo bem.)

quarta-feira, setembro 23, 2009

*suspiro*


não sei se vos conte da reunião de início de ano lectivo da sala do diogo e da minha zanga por existir um mini-projecto dedicado à Gripe A (!!!) se da marosca que quase me fizeram... acho que vou para a segunda porque da Gripe estamos todos fartos (pelo menos aqueles que não estão a retirar dividendos da coisa :p) e já não há paciência.

pois então, prestem atenção porque vale a pena! ontem quando fui às compras ao Continente aqui da zona, fui abordada por uma fulaninha de leste que me pediu encarecidamente se lhe comprava uma lata de leite para a sua bebé que, pobrezinha, não tinha o que comer. perguntei-lhe quanto custava o leite (cerca de €14) e tocada pela imagem de um qualquer bebé esfomeado, achei que podia aliviar o sofrimento daquela mãe (não imagino o que seja não ter como alimentar um filho) e disse-lhe que sim, que lhe pagaria a lata de leite mas só depois de ir comprar mais uma coisa de que precisava. lá fui a outra secção sempre com a madame atrás - pedindo-me que lhe comprasse também um champô, o que recusei - até que um funcionário do continente a abordou dizendo-lhe que ela já sabia que não podia estar ali a mendigar. eu ainda fui em defesa da pobre coitada e expliquei ao senhor que concordara em pagar a bendita lata quando ele me esmaga com estas palavras: "o que a senhora não sabe é que elas vão logo de seguida ao apoio ao cliente pedir a devolução do dinheiro!!". Fiquei pasma, furiosa e sem palavras! A rapariga deve ter percebido logo que acabara de perder uma presa porque nem ripostou muito e eu fugi dali assim que pude para ir carpir as minhas mágoas sózinha. fiquei ainda a pensar no assunto e o mais provável seria a fulana pedir-me o talão da caixa para que não pensassem que tinha roubado o leite ou qualquer outra treta para depois o poder ir trocar por dinheiro...

eu que sou totalmente contra as esmolas acabei de riscar da minha vida mais uma possibilidade de ajudar quem quer que seja. porque nunca mas nunca mais vou voltar a acreditar em mãezinhas pobrezinhas com crias esfomeadas a pedir ajuda no continente e afins. sad but true!

terça-feira, setembro 22, 2009

breves (ou nem tanto)


ando parca em notícias por três motivos: porque não as há (pelo menos nada de relevante), porque o nosso pc de casa faliu (agora só inicia com porrada...e não estou a brincar!!) e porque ando sem inspiração para a coisa (acaba por ser mais fácil mandar umas bojarditas - palavra gira! - via FB e toca a andar).

hoje estive a conversar um bocadinho com a educadora do diogo; motivo: o seu mau comportamento (sim...o meu miúdo porreirolas, que nunca deu trabalho, que sempre se portou bem...virou um diabinho); um dia é porque apertou o pescoço a um colega (!!), no dia seguinte enfiou os dedos nos olhos de outro e no outro a seguir fez outra m*rda qualquer. praticamente todos os dias vou dar com ele sentado no recreio "a pensar" (ou isso ou já esteve a pensar em alguma altura do dia). a educadora explicou-me que a maior parte deles ainda se está a adaptar ao facto de já não fazerem sesta e que andam irritadiços; e que isso, obviamente, influencia o seu comportamento; e que quando a rotina se estabelecer a coisa deverá acalmar. e eu espero mesmo que sim (porque, para além de se portar mal, o miúdo anda com um feitio do catano e não acata nada do que lhe dizemos).

a sara, a nossa diabinha "oficial", anda que parece uma santa em comparação com o irmão! continua a lidar mal com a frustração (o "não" deve ser a palavra que mais odeia quando vinda da nossa boca e que mais adora quando é ela a dize-la). tem o ego do tamanho de um elefante e nós tentamos puxá-la para terra (outro dia fez uma birra tremenda porque achava que não ficava "linda" com a roupa que lhe escolhi (!) e tive que lhe explicar muito a sério que lindas são as meninas que não fazem birra e não as que vestem saias côr de rosa...acho que não acreditou em mim! :p).

hoje tenho a reunião de início de ano lectivo do diogo e na 5ª tenho a da sara. e espero, sinceramente, que não me venham com mais merdas sobre a gripe! anda tudo doido e a minha paciência para este assunto já é muito pouca...minha gente, o diogo no ano passado teve gripe, ficou - do que me lembro - 4 dias em casa, foi visto por uma médica que o diagnosticou e mandou manter o benuron e mais nada...ninguém morreu, a escola não foi evacuada e não houve qualquer alarme!!

adiante...estou desde a abril a ressacar por uma máquina fotográfica (a nossa deu o berro, acho que os nossos aparelhos estão a revoltar-se contra os maus tratos sofridos ao longo de anos e anos de uso!) mas parece que finalmente vou ter uma nova. e isso, sim, é digno de nota!

quinta-feira, setembro 17, 2009

(agora ainda mais) digno de nota

há uns meses quando comecei a tentar mentalizar o diogo para o desfralde perguntei-lhe: "diz lá, diogo, quando é que tiramos esta fralda?"

resposta imediata:

"só quando tiver 5 anos, mãe!"

(começo a acreditar.)

quarta-feira, setembro 16, 2009

dos desfraldes:


o diurno, da sara, está a correr bem e acidentes durante a sesta só aconteceram dois.

o nocturno, do diogo, foi adiado...eu tentei e adiei a decisão até ao fim (apesar da opinião contrária do pai que já queria ter desistido há mais tempo) mas contra factos não há argumentos; tentámos de tudo: acordá-lo quando nos iamos deitar e a meio da noite, acordá-lo às 2h e 5h da manhã, acordá-lo 3 vezes durante a noite (aconteceu uma vez, não houve acidentes, mas seria impensvel continuar assim). a gota de água deu-se na última 2ª feira: acordei-o às 2 horas e às 3h e 30 acordava-nos ele todo molhado...posto isto, lá para o início do ano pensamos outra vez no assunto.

terça-feira, setembro 15, 2009

facadinhas no meu coração:


"mãe, os senhores enterraram o avô nicolau?"

(parece que viu um helicópetro no céu e disse adeus ao avô. um colega disse-lhe então que o avô tinha sido enterrado. e eu a sentir que enganei o miúdo com a história da estrelinha. e a explicar-lhe o melhor que consegui que o corpo do avô estava enterrado mas que como gostavamos muito dele ele continuava connosco no nosso coração. e acho que só o baralhei mais...)

mais um...




lembro-me bem daqueles tempos. nós no liceu, umas embeiçadas pelos Bon Jovi outras pelo Patrick Swayze. a grande fã da nossa turma era a Patrícia e todos os recortes da Bravo ficavam para ela.

hoje emocionei-me quando soube. O Patrick Swayze morreu aos 57 anos.

segunda-feira, setembro 14, 2009

pequenos considerandos sobre o debate de sábado:


a sra. ferreira leite esteve mal, mal, mal (até tive pena dela);

o nosso primeiro tem uma lábia que vai daqui até...madrid. :p

quarta-feira, setembro 09, 2009

pirosada




a nova cama da sara (deixou, finalmente, a de grades) :D

porra!


lá se foi o o record...

terça-feira, setembro 08, 2009

ora digam lá...

faz sentido fazer o desfralde nocturno ao mesmo tempo que o desfralde da sesta? pergunto isto porque estamos a tirar a fralda da sesta à sara e na escola perguntaram-nos porque não tentavamos também tirar a da noite. ora eu não tinha isto planeado para já mas como estamos a ir com o diogo à casa de banho a meio da noite, aproveitavamos e iamos também com ela...

(escrevo isto e ao mesmo tempo estou quase a desistir...a sara está deitada há 1 hora e meia e já me pediu para ir à casa de banho 4 vezes...para além do ataque de choro por ter feito "uma pinguinha" na fralda)

we have a record!


quase 48 horas com eles e ainda não lhes gritei nem lhes cheguei a mão ao pêlo!

(pode-vos parecer exagerado...mas não é! :p)

domingo, setembro 06, 2009

os meus miúdos regressam hoje :))








(fotos desta semana, recebidas via net)

quinta-feira, setembro 03, 2009

post sobre tudo e nada


eu não sei se se nota muito mas ando desinspirada. as 3 semanas de férias foram tão mas tão boas que antevejo uma ressaca bem grandinha (só agora começa a dar o seu ar). hoje já me custou imenso acordar e ainda não tenho os miúdos com a rotina da escola. tenho-me prometido vezes e vezes sem conta que este ano (esta passagem de agosto para setembro é uma espécie de final de ano para mim) vou abrandar o ritmo, que me vou dedicar mais a eles, que não vou correr por nada (acontece-me tantas vezes andar à pressa sem qualquer motivo, sem necessidade nenhuma). quero também cuidar-me mais. tenho dado uns passinhos nesse sentido (34 aninhos - 1ª manicure este ano!) mas quero mais. queria, principalmente, acalmar esta cabecinha, atingir uma qualquer iluminação que me desse paz e harmonia (estou tão longe disso). agora, descansada, olho para trás e vejo-me irritada, ansiosa, cansada. é a imagem que tenho dos últimos meses. e parece que ando sempre a lutar contra isto. porque com o cansaço e a ansiedade e a irritação, vêm os gritos e as palmadas e a falta de paciência. e a minha mãe a chamar-me à atenção. e eu a não conseguir mudar. e é preciso, uma vez mais, fazer um stop e mudar. mudar muito.

esta semana sem miúdos faz-me falta. perguntam-me se não tenho saudades deles, se a casa não fica demasiado vazia. tenho saudades mas não os quero já aqui, a casa está vazia mas não em demasia. eu preciso disto. deste repouso, deste tempo para mim. para nós.

e preciso mudar. tanto, tanto, tanto. e já decidi que se não conseguir sózinha peço ajuda profissional. porque eu sei que posso ser mais e melhor. só não sei como.

(ainda bem que estava desinspirada. e que escrevi este post descansada e feliz. porque os posts de reflexão não podem ser só aqueles escritos no calor do momento e do desespero.)

terça-feira, setembro 01, 2009

sombra

sábado, quando veio buscar os miúdos, a minha mãe deixou-me aqui o resultado da citologia que fiz em Lisboa. abri o envelope e mal olhei o relatório senti um murro valente no estômago: a primeira palavra que li foi "maligna"...é claro que quando li a frase inteira, um milésimo de segundo depois, percebi que o que ali dizia era que a avaliação global era negativa para neoplasia maligna.

raio de inconsciente que nos apanha nas horas mais parvas :(