quinta-feira, novembro 30, 2006

Plano de Acção - 1ª conquista

resolvemos começar com uma rotina nocturna apertada. a menina come, vai ao banho, veste-se no quarto já a meia-luz e com uma musiquinha da mãe, vê um livro e dorme. dorme ao colo, claro. por enquanto, pelo menos.

ontem resolvi tentar uma abordagem diferente ao adormecê-la (numa primeira tentativa de me ir aproximando do método P.U./P.D. da tracy hogg) e, em vez do embalar "agressivo" a que a habituámos (erradamente, eu sei..), resolvi fazer a coisa com calma: sempre com a luzinha da cama ligada fui andando com ela pelo quarto, encostando-a a mim, sempre a falar com ela e quando a percebi relaxada encostei-a, então, ao meu peito. não demorou 10 minutos a adormecer. sentei-me na cama para ver a reacção e, não havendo nenhuma, deitei-a. nem ai nem ui (ao contrário da noite anterior em que tinha havido guinchos e berros de cada vez que a tentei pôr na cama).

mas a primeira conquista não foi essa. a noite passada tivemos o nosso primeiro serão em casa, a dois, sem interrupções! e sim, ela acordou 2 vezes. MAS...conseguiu adormecer novamente sózinha, sem a nossa intervenção!! esta foi a grande vitória: a minha sara acordou e voltou a dormir sózinha, sem ajudas!! nunca tal tinha acontecido!

pela meia-noite fomo-nos deitar e, antecipando-me a ela, pu-la na mama (não mama quando a deitamos às 21h). mamou, voltou para a cama e ainda demorei uma meia-hora a conseguir que dormisse. mas não voltou ao colo: adormeceu com umas palmadinhas suaves no rabo.

agora estamos a trabalhar as rotinas diurnas porque ela dorme muito de manhã e depois quando quer fazer sesta à tarde já não dá porque vamos buscar o diogo. assim, resolvemos acordá-la mais cedo e pô-la a dormir pelas 10h/10h30 para que volte a fazer uma sesta pelas 15H30/16h e não chegue ao final do dia exausta.

acredito que estamos no bom caminho :)

ps1 - sendo que acredito que ela só voltou a adormecer sózinha porque nós não estavamos no quarto, ainda desafiei o pai-vagem a dormirmos na sala...não percebo porquê mas não gostou da ideia :p

ps2 - alguém me explica como é que, com estas rotinas, vou pôr a miúda a dormir no quarto com o irmão?? esta é que ainda não percebi...

ps3 - ah...é claro que ela voltou a acordar pelas 2h45 (ainda tentei adormecê-la mas acabou na mama) e depois às 7h. desta última vez não lhe dei mama e consegui que voltasse a dormir para só a amamentar às 8h, quando acordámos.

16 comentários:

Anónimo disse...

BOA!!!!
Vais ver que com calma a coisa vai!
Boa continuação! ;)
Beijinhos

Ana e Simão disse...

com paciencia tudo se consegue ... eu tb não dava mama as 21h, punha-o à mama mesmo a dormir por volta das 24h ou até mais tarde 01h sem acordar e depois ficava a noite toda, mas isto só apartir dos 7 meses+-. só falta um cadinho assim ... para lhe tirares essa mamada (a das 3 ou 4 ou ou sei lá a que horas lhe apetece) é nestas alturas que faz falta a chuchinha, pena que não goste. em relação à muda de quarto, não stress tens tempo ... beijo

Unknown disse...

Ena! aos poucos a coisa vai :)
eu também estou à espera que André deixe de acordar às 4 da manhã para passá-lo para o quarto da mana...)
beijocas

Anónimo disse...

VOU JÁ VER O LINK K AÍ DEIXASTE! O RODRIGO ANDA TÃO, MAS TÃO CHATO PARA DORMIR E TB AINDA ACORDA DE NOITE...

JOKINHAS!!

[AVENA]

Anónimo disse...

se me permites a sugestão, eu passava-a já para o quarto do irmão. Assim vais ter de ter 2 alterações grandes para ela, 1º adormecer na cama(no quarto dos pais, meio que ela conhece bem)e depois a mesma cegada no quarto do irmão (meio menos familiar). Experimenta por uns dias, se não tiveres , arranja um intercomunicador para ficares mais descansada. Comigo resultou. Há que ser firme e principalmente espírito positivo.
Força, tu consegues!!

Anónimo disse...

Que bom....aos poucos vais conseguindo levar a água ao teu moinho...

Beijocas

Charilas disse...

Foi o Pai Natal! Ele ontem leu e comentou o teu post, tu é que interpretas-te mal o seu comentário...:D

Boa!

Anónimo disse...

Concordo com a Sandra... Dá para meteres uma "cunha"? Beijocas e Bom fim de semana.

nuvem cor de rosa disse...

:-)

que bom que é ler isto

muito boa sorte linda e não desistas por favor

Anónimo disse...

Só uma pergunta: porque é que à meia noite lhe deu de mamar???? Se ela estava a dormir, porque é que a acordou? Uma criança a dormir de noite NUNCA deve ser acordada. Também não me parece que a Sara, com 8 meses, precise de comer de noite. O meu terceiro filho tem 3 meses e não come de noite: ele mama de manhã, à hora do almoço, ao lanche e antes de dormir e chega. Às vezes mama dois pequenos almoços mas isso é quando acorda às sete. E pesa 7 quilos. Outra sugestão: quando ela acorda à noite não vá a correr dar-lhe de mamar. Tente adormecê-la sem mama. Realmente, volto a insistir, nao percebi a necessidade que a Inês teve de a acordar à meia-noite estando ela a dormir.... Afinal, ela acabou por acordar cerca de 2 horas depois.... Maria João

*Quicas* disse...

Sabes, concordo com a Maria João. Bebé que dorme nunca deve ser acordado para comer, pois se tivesse fome ia acordar...
Falas de ter começado uma rotina nocturna; acho que isso é fundamental. As rotinas são securizantes para os bebés. Sou da opinião que devemos lhes proporcionar uma rotina diária (que pode e deve ser quebrada de tempos a tempos), que se reflecte depois numa auto-confiança positiva. Ao saber que todos os dias tem uma rotina específica, a Sara irá acabar por, por si só, saber se "auto-confortar" (termo tirado do inglês self-comfort), saber que depois de um colinho da mãe é capaz de ser posta na cama e adormecer sozinha.
E em relação à rotina do dia, estás no bom caminho. É essa rotina que tenho na minha sala de bebés: sumo e bolacha às 9.30, soninho, almoço às 11h, soninho, lanche às 15h.


Estás no bom caminho...lê vários autores, conhece diferentes teorias, mas lembra-te que, no final de tudo, tu é que és a MÃE. Segue os teus instintos...o que funciona num bebé, pode não funcionar noutro.

beijocas grandes

InêsN disse...

eu acordei a sara à meia-noite porque ela está habituada a mamar por essa hora (é a única vez que deveria mamar de noite) e não queria que fosse ela a acordar porque quero que se desfaça do padrão: acordar de noite = mamar.
e sempre que ela acorda eu tento adormecê-la primeiro, não vou a correr dar-lhe mama... essa é a minha batalha, aliás.
eu sei que os bebés não devem ser acordados para mamar - a sara é que não sabe que não precisa de acordar!

Anónimo disse...

Inês, o meu conselho era só para a ajudar. Os Pais devem sacrificar-se ao máximo pelos filhos, o que não é exactamente igual a aniquilarem-se pelos filhos. Parece-me que a Sara lhe impõe que a Inês não durma, ou durma aos bochechos. Acho uma violência para si. Seja rigorosa nessa sua batalha, para seu bem. Maria João

InêsN disse...

eu também acho que é uma violência, maria joão. há mais de 8 meses que não durmo uma noite inteira e a minha cabeça está a ressentir-se, claro. e sei que deveria ter agido antes mas como não o fiz...faço-o agora. passo a passo. sem ceder. ;)

(ah...e os posts que aqui deixo sobre o assunto são para isso mesmo: pedir conselhos, dicas, opiniões)

Jolie disse...

Conquista lá tudo e depois preocupa-te com o PS2, ok?!

Uma coisa de cada vez!

Beijos e força! Vão conseguir! :)

Umbigo disse...

Boa inês, estou a ver que estás a conseguir. acredito que não deve ser fácil depois de tantos meses. olha não costumas ver no canal odisseia o programa da tracy hogg? vi que referiste no texto, mas não sei se leste apenas no site, ou se vês mesmo o programa. é às 4ªas feiras das 20h às 21h. aprende-se imenso e há tantos casos como o teu. normalmente nesses casos a 1ª coisa que ela retira é a mama como calmante. e depois "introduz" o pai tb para tentar acalmar, para o bebé n ficar tão dependente da mãe. e depois normalmente é o tal método do pegar e largar, ou seja, enqt ela chora, pegas e acalmas, mas nunca embalas. e qd ela se acalma, toca a deitar. faz isto as vezes que forem precisas, para tentares que ela n se acalme apenas com a mama. houve um programa em que a tracy hogg e o pai fizeram isto quase 100 vezes!! depois na noite seguinte, baixou pra metade e aí ao 4º dia a bebé só acordava 2 vezes e adormecia rapidamente.são noites perdidas é verdade, mas compensam a curto prazo. vê o programa que deves encontrar mais casos desse género. um beijinho eforça!inês