terça-feira, outubro 02, 2007

pergunta com meses:

os vossos filhos também passaram/estão a passar por uma fase de gaguês irritantezinha?

(o diogo anda nisto há meses. às vezes temos que esperar valentes segundos para que consiga começar uma frase, às vezes as palavras não lhe saem.)

(alguém me deu uma resposta interessante para isto: o pensamento deles é mais rápido que a linguagem e daí o "desfasamento"; se isto tem base científica ou não já são outros tantos, claro...).

20 comentários:

Pat disse...

Ois Inês

Não é só com os teus miúdos que isso acontece, tenho 30 anos e quantas vezes patino ao falar. no meu caso está relacionado com isso mesmo, pensar mais rápido e a voz não obedecer tão depressa.

com paciência e ignorando quando isso acontece para eles não stressarem

beijito

Anónimo disse...

isso e o facto de eles terem de pensar na palavra correcta que querem dizer. eles sabem qual é mas o "sistema" por assim dizer, ainda não está suficientemente maduro para que a palavra saia espontaneamente bem. com o tempo vai lá. mas confirma com o pediatra se for muito recorrente e se se prolongar para além de um ano.

beijinho

Anónimo disse...

sim, a I passou por isso.
era difícil contermo-nos para não lhe terminar a palavra. normalmente encravava na primeira palavra da frase que nós estávamos mesmo a ver qual era...

uma amiga minha é ligeiramente gaga e diz que o pior que se pode fazer nesses "patinanços" é o outro terminar a palavra pelo próprio. ela sentia que as pessoas estavam a tentar ajudá-la (quando era mais pequena) mas na verdade sentia-se frustradíssima por não ter sido capaz de "desencravar" aquilo.

foi passando aos pouquinhos, completamente.

CGM disse...

o meu sobrinho R. demora sempre a arrancar, principalmente se está excitado. Tem agora 3 anos e meio e a coisa esta a normalizar.

Infelizmente não me consigo lembrar se o Miguel gaguejava ou não, mas na familia ha quem diga que tb teve esta fase. Mas se teve deve ter sido mais curta... ou isso ou sou muito distraida ;)

bj

Rita disse...

Yap, por aqui passa-se o mesmo. Uma frase pode começar numa linguagem perfeitamente clara e de repente a coisa encalha! A mim dá-me mesmo a ideia que a língua do rapaz não consegue acompanhar o cérebro. Saudades de vocês todos!! Jinhos grandes

Karla disse...

Inês, a minha Inês ainda hoje passa por isso volta e meia. É irritantezinho sem dúvida, mas passa. E depois às vezes volta, e passa outra vez.

O pediatra dela disse precisamente isso de o pensamento ser mais rápido que a linguagem, sem tirar nem pôr; e tendo em conta que ela é uma acelerada, faz todo o sentido :)

JoaoN disse...

Não te lembras da Rita nessa fase, precisamente com a idade do primo? :)

PSoMac disse...

Sim Inês acontece o mesmo com o Diogo ... ás vezes quer dizer qulquer coisa e gageja imenso e ás vezes nem sequer consegue dizer aquilo que quer dizer :))

Beijos

Mar disse...

Acontece muito ao P. (embora esteja melhor que há alguns meses).

A explicação do pediatra foi a mesma. Além disso, noto que piora quando está muito excitado, ou quando quer falar para empatar (tipo, para não ir dormir) e ainda está a pensar no que há-de dizer. ;)

Sophie disse...

Sim, aconteceu com a M.
Não dar importância. Não completar frases. Esperar pacientemente que eles acabem o que querem dizer.

Acho que é mesmo por causa desse desfasamente entre a velocidade do pensamento e da língua. :)

Ana Pessoa disse...

mais Inês, isso acontece-me a mim! E já houve uma médica que me deu como resposta o que está no segundo parentesis...

xxx

A

AnaBond disse...

vou dizer o mesmo que todas disseram. lá em casa é igual.
nunca liguei, sempre achei normal, pois eles ainda pensam muito no que vão dizer. e 'engasgam-se'.

carla disse...

Sim, é normal, nunca liguei muito a isso e acabou por passar...

Bjs

Anónimo disse...

Por cá também é igual :)

http://www.qdivertido.com.br/verartigo.php?codigo=7 (o texto é giro e explica bem)

Rita Quintela disse...

Sim, especialmente a Carmo.

Unknown disse...

A Luísa anda assim, agora... ui ca nervoso!!!
A explicação que te deram até que faz sentido...
Beijocas

LP disse...

Sim, é normal. O Henrique teve muito disso e o pediatra deu essa mesma explicação. Agora, quando demora a arrancar, já tem mais vocabulário "olha, quero dizer-te uma coisa...".

Mae Frenética disse...

Se é normal, vou ja acalmar uma amiga minha q achava q a gaguez do filho tinha a ver com o nascimento recente da irma!!! :))
BOA!

Ana e Simão disse...

pois o meu não gagueja, ele nem se quer fala e faz 2 anos daqui a 15 dias.

O meu concegue arranjar mil e uma artimanha para não falar.

:s

eu sei q não ajudei muito, mas pelo que me lembro do meu sobrinho, a coisa não era diferente, irritav-se sosinho por nao conseguir dizer o que queria com a rapidez que queria.

beijos

Ana Rita disse...

Olá! :) Na creche tenho lá uma criança (com 2 anos e meio também) a fazer o mesmo e a vontade que tenho de terminar a frase é tão grande!!! Hehehe, tenho que virar a cara! O pediatra não ficou alarmado, esperemos que seja passageiro!