quarta-feira, dezembro 03, 2008

ainda sobre o consumismo ppº desta época:

a nossa família arranjou um esquema há uns anos (quantos anos, malta??) que nos tem poupado a cabeça e a carteira. sabem os sorteios do amigo secreto que se fazem nos locais de trabalho todos os natais? pois nós adaptámo-lo ao nosso contexto familiar o que significa que cada um de nós só tem que pensar nas prendas a dar a UMA outra pessoa e que ninguém fica depenado (fazendo as contas por alto, gastamos uma média de €5 por cada elemento da família o que na troca tradicional nunca seria possível aconteceria). este sorteio abrange inclusivamente os meus dois manos emigras que todos os anos recebem envelopes confidenciais com os nomes dos seus amigos secretos.

porque não propõem isso à vossa família? o espírito de Natal sai fortalecido, a família também (TODOS oferecemos em conjunto a TODOS!) e as dores de cabeça ficam só para as prendas das crianças (que ainda escapam ao sorteio).

:)

26 comentários:

Anónimo disse...

do lado da minha família, fazemos isso entre os primos da minha geração e entre os priminhos da geração das miúdas tb já fazemos sorteio!
em vez de pensar numa vintena ou mais de prendas, pensámos em 4!

Filipa disse...

É uma excelente ideia!

Ana disse...

Óptima ideia!
Aqui no meu trabalho também funciona o amigo secreto e o máximo é 5 euros.

Dianamãe disse...

pois, por cá é só aos putos.
mas confesso que essa ideia é brilhante!

jinhos

Anónimo disse...

Grande ideia mesmo :D

Beijinho

DoCeu disse...

Desde 2003, responde a arquivista de serviço :)

nana disse...

i'm SO PROUD of our family!

:'o)

xXXx

Karla disse...

Nós também fazíamos isso até ao ano passado... este ano resolveu-se que simplesmente não damos prendas a não ser aos miúdos.

Raquel disse...

O ano passado fizemos isso. Este ano só se dá às crianças...é a crise.

Anónimo disse...

Por aqui, as prendas são só para os filhos. Isto funciona entre amigos e familiares com filhos. Por exemplo, não dou nada á minha irmã, nem ela a mim, eu compro um aprenda ao meu sobrinho e ela á minha filha....poupamos umas coroas....e também o Natal é mesmo das crianças!!!!

Tenho uns tios já cotas sem filhos ou mesmo aos meus pais, aí sim compro uma lembrança ou para o casal ou uma coisa pessoal, para cada um deles!!!

Beijos

Loira disse...

Na minha família tinhamos por hábito só dar preentes às crianças. A coisa complicou-se qd casei, porque a família do meu marido tem o hábito de comprar presentes para toda a gente próxima (mesmo que sejam só lembranças) e ficam ofendidos se não retribuirmos. E dúvido que alinhassem no amigo secreto :s.

Luz de Estrelas disse...

Fizemos isso um ano e correu muito bem. Vou (re) propor. LOL

3 Gatos Miaus disse...

Optima ideiaaaaaaaaaaaaa!!!!

Maria disse...

Este ano tb vamos fazer assim, só as crianças é que se safam do sorteio!

Bjs

Rita disse...

nós já tentámos, mas o pessoal não alinhou...

Sofia disse...

Eu já tentei implemetar isso, mas não quiseram...mas já tive um ano q apenas dei ás crianças, e daí para cá, dou apenas lembranças! é a crise:)

LP disse...

É uma excelente ideia!

Anónimo disse...

Olá mamã, o amigo secreto vai ter lugar na salinha de 1 ano da Joana!Hoje vamos comprar o presente "mistério" para outro menino, presente esse que será distribuido pelo Pai Natal para a semana!
Beijinhos gordinhos,Sofia,Pedro e Joana

csr disse...

ai Inês!!! era exactaente isso que eu queria na minha família, mas há ainda dinossoauros que não deixam isso acontecer...
este ano vou ser mazinha e já avisei que não há prenda para os adultos... tanto que vou levar nas orelhas...
bjs grandes

PSoMac disse...

Excelente ideia

Beijinhos

Anónimo disse...

Olha que não é nada má ideia... a ver se pega lá por casa :p

jocas

1gota disse...

Acho uma ideia mesmo excelente.
Já tentei (não com muito afinco, verdade, lancei assim para o ar como quem não quer a coisa), mas não pegou. Vou ver se tento outra vez este ano... :P


:*

Alecrim disse...

Na minha família não sentimos obrigação de oferecer prendas. Apenas é importante presentear as crianças. Para os adultos, basta o convívio, o belo jantar, a alegria de estarmos juntos e descontraídos.
Uma ou outra prenda que venha, é por acréscimo. Sabe bem, mas não é fundamental.

Sofia disse...

É uma ideia brilhante!

Rita Quintela disse...

Na nossa família fazemos isso!

Anónimo disse...

na holanda ainda e 'melhor'... no natal simplesmente nao se trocam presentes, e so mesmo comer, comer muito e estar com a familia.

a 5 de dezembro tem o sinterklaas e aqui as criancas recebemm presentes, nao o exagero de portugal, e tambem sorteamos entre os adultos, e so que a acompanhar o presente tambem um poema.... e ai as coisas complicam. mas gosto muito mais do natal aqui. e se te disser que nao ha centros comerciais e que nao lhes sinto a falta, que mesmo em lisboa nao consigo entrar num colombo ou vasco da gama e mesmo a fnac no chiado me atrofia, acreditas? aqui ha mercados e lojas de rua nos centros das cidades, tao mais bonito! lisboa podia ser assim, mas o consumismo desenfreado do povo...

jinhos de longe!