quinta-feira, setembro 03, 2009

post sobre tudo e nada


eu não sei se se nota muito mas ando desinspirada. as 3 semanas de férias foram tão mas tão boas que antevejo uma ressaca bem grandinha (só agora começa a dar o seu ar). hoje já me custou imenso acordar e ainda não tenho os miúdos com a rotina da escola. tenho-me prometido vezes e vezes sem conta que este ano (esta passagem de agosto para setembro é uma espécie de final de ano para mim) vou abrandar o ritmo, que me vou dedicar mais a eles, que não vou correr por nada (acontece-me tantas vezes andar à pressa sem qualquer motivo, sem necessidade nenhuma). quero também cuidar-me mais. tenho dado uns passinhos nesse sentido (34 aninhos - 1ª manicure este ano!) mas quero mais. queria, principalmente, acalmar esta cabecinha, atingir uma qualquer iluminação que me desse paz e harmonia (estou tão longe disso). agora, descansada, olho para trás e vejo-me irritada, ansiosa, cansada. é a imagem que tenho dos últimos meses. e parece que ando sempre a lutar contra isto. porque com o cansaço e a ansiedade e a irritação, vêm os gritos e as palmadas e a falta de paciência. e a minha mãe a chamar-me à atenção. e eu a não conseguir mudar. e é preciso, uma vez mais, fazer um stop e mudar. mudar muito.

esta semana sem miúdos faz-me falta. perguntam-me se não tenho saudades deles, se a casa não fica demasiado vazia. tenho saudades mas não os quero já aqui, a casa está vazia mas não em demasia. eu preciso disto. deste repouso, deste tempo para mim. para nós.

e preciso mudar. tanto, tanto, tanto. e já decidi que se não conseguir sózinha peço ajuda profissional. porque eu sei que posso ser mais e melhor. só não sei como.

(ainda bem que estava desinspirada. e que escrevi este post descansada e feliz. porque os posts de reflexão não podem ser só aqueles escritos no calor do momento e do desespero.)

15 comentários:

marília disse...

Inês,
Por motivos diferentes dos teus, passei por essa mesma fase. O que tenho feito, e com bons resultados, é marcar um jantar por mês com amigos (sem crianças) e programar 2 fins-de-semana fora por ano (para além das férias).

AMAMOS muitos os nossos filhos, MAS precisamos TANTO de passar algum tempo sem eles...!
Beijinho

Sandra disse...

olá chamo-me Sandra e à muito tempo tempo que leio o teu blog.
Revejo-me perfeitamente em tudo o que disseste, como tu, ando sempre cansada, irritada, sempre a correr de um lado para o outro e isto reflecte-se na relação com o meu marido e a minha filha.
Sinto, como tu que tenho que mudar, mas também não sei como.
Ainda há duas semanas atrás fui ao hospital porque estava com o ritmo cardiaco muito acelerado provocado por esta tensão nervosa acumulada, sinto que tomar calmantes não é solução mas ás vezes necessito de tomar. Como vez não estás sozinha, quando tiveres uma solução avisa.

Beijinhos,
Sandra

Anónimo disse...

E este post podia ser meu...

Acho que a vontade de mudar é o primeiro passo :)

Beijocas e força

LP disse...

É que sinto tal é qual a mesma coisa. O meu marido diz-me para eu pensar em algo que possa ser o meu equilíbrio mas ainda não sei o que pode ser. Concordo que essa pode ser a chave: ter uns momentos para mim a fazer algo que goste. Pode ser os jantares com amigos, as leituras, o desporto, qualquer coisa.

Se quiseres trocar impressões...

Zuza disse...

;)))

e tudo e tudo e tudo.
a correria (tantas vezes) sem razão, os 34 a pedir q me mime mais, a necessidade de estar só eu. só nós os dois, os gritos e as palmadas q elas não merecem... o saber q consigo ser diferente mas a facilidade estúpida com q resvalo para o stress...

Anónimo disse...

Acredito que sinta tudo o que aqui escreveu, mas a mim, que a leio com atenção, parece-me que está a ser muito exigente consigo mesma. Dos seus posts não transparece nada que seja uma pessoa stressada e sem paciência para os filhos ou pouco dedicada. Pelo contrário... Mas é sempre positivo queremos ser melhores e mais tranquilos. Um beijinho. Maria

Andreia disse...

Inês, sou uma leitora frequente deste blog mas acho que nunca comentei, mas hoje precisava mesmo de o fazer. Sou mãe de dois, com a idade dos seus, e podia ter sido eu a escrever este post. Sinto que preciso de acalmar, so não sei como. Se encontar a solução divulgue.
Obrigada, por este post.

Rita disse...

É pá! Tirando a invejável parte da semana sem eles acho que estás a falar de mim (Devemos ter passado muito tempo juntas nas férias é o que é ;) ). Não sei que te diga. Sinto-me igual a ti e acho que a parte das boas intenções é muito fácil, lembrarmos-nos delas na altura certa é que são elas... Vai-me mantendo a par dos progressos, ok??

Mae Frenética disse...

Tu? Stressada?
A tua mae devia passar umas horas comigo!! :))

Mas sim. Faz-nos falta estarmos connosco. Tanta falta.

às vezes acho q deixei de me conhecer...

HOPE disse...

Mais uma a dizer o mesmo: Este post podia ter sido escrito por mim!!!

lol

Para mim o ano também começa em Setembro e também eu prometi a mim mesma mudar, mudar, mudar!
( é recorrente...)
Mas sabes que também passa por sermos exigentes em demasia, não só com eles mas também connosco mesmas.

Invejo-te a semana sem eles. Eu nunca consigo "despachar" os 3!

aiaiaiaiai

:D

Ana disse...

Inês,
Não podes ser demasiado exigente, por vezes temos que deixar algumas coisas por fzer e correr um pouco menos.
Acho que fazes bem procurar ajuda profissional, essa abertura é meio caminho andado para melhorar... às vezes falta apenas um empurrãozinho!
beijinhos

Micas disse...

Alo!

Apesar de ainda não ter filhos...acho que é essencial haver um tempo para a Mulher. Infelizmente o dia-a-dia por vezes não permite e vamos por "arrastão".

Mas acho que estás a começar no bom caminho... Eu depois lembro-te daqui a uns tempos, tá?? :-)

Beijinhos,
Inês
http://segredosdagarina.blogspot.com/

Unknown disse...

Só para saberes que realmente não estás sozinha. Mais uma vez... podia ter sido eu a escrever este post!!
Temos que acredatar que vamos conseguir, conseguir ter mais calma, conseguir demostrar o que sentimos pelos nossos filhos, conseguir acompanhá-los. Realmente nós mães, tal como os nossos filhos, somos todas muito parecidas!
Beijinho
Inês

3 Gatos Miaus disse...

Existe um fio ténue q nos liga... por isso tanta gente com o mesmo sentimento.

Beijocas

Mar disse...

Estamos todas na mesma, portanto.

Eu prometi-me mudar muito, este ano. Por mim, por eles.

Beijo grande!