quarta-feira, maio 09, 2007

às mães de 2 filhos pequenos, com pouca diferença de idades, a dormir no mesmo quarto:

expliquem-me lá como é que fazem isso, poramordedeusoudealgumsantinhoqueadorem!!!

nós já tentámos várias vezes, sempre com o mesmo resultado: um acorda, o outro acorda com os berros do primeiro, acordamos todos, há berros para aqui e para ali, não os conseguimos adormecer no mesmo quarto, acabamos sempre com um a dormir no nosso quarto outra vez. isto tudo pelas 4 da manhã ou coisa do género, claro...

(a sara continua a dormir no nosso quarto e nós estamos fartinhos...queremos o quarto de volta!!)

PS - ainda bem que as respostas vão de encontro ao nosso maior dilema porque me esqueci de referir que o nosso grande problema é na hora de os deitar (eles dormem mais ou menos à mesma hora, com rotinas MUITO diferentes para já). a sugestão da alda já tinha sido equacionada, sabendo que funciona acho que vamos experimentar. mais dicas, please!

21 comentários:

Mais Uma Estrela disse...

Eu só tenho um filho ainda...mas atrevo-me a responder! E vou ser franca, eu acho q só tens uma solução...arranjar outro quarto e cada um fica no seu.
N sei se é possível, mas acho q deve ser a única solução de um n acordar com os berros do outro. Ou então continuares a dividir o teu quarto...
beijinhos

Alda Benamor disse...

Bom, a minha experiência... quando as miúdas eram pequeninas (16 meses de diferença) o cenário era idêntico... até que optei por primeiro adormecer uma e depois a outra (assim, sem dramas!). Depois fui reduzindo a diferença de tempo na hora de elas adormecerem e consegui pô-las finalmente a ir para a cama à mesma hora, sem problemas (hoje deito-as e elas ficam a ver uns livros até adormecerem).

Com os gémeos, foi muito fácil. Deitamos os bebés, eles aninham-se e adormecem! :)

(e não acho que a solução sejam quartos separados! Mas porquê? Eles têm de aprender a viver em conjunto, com tudo o que isso implica. Na vida tudo é uma questão de adaptação e paciência! Digo eu...)

S.A. disse...

O meu descanso chegou quando ELES decidiram dormir na mesma cama... A ver se consigo explicar: eu tenho 1 quarto para os dois(as camas são daquelas sobrepostas, a inferior, desliza para debaixo da cama superior, sabes?).
Pois o que acontecia era que assim q eu apagava a luz a gajita pimbas, subia para a dele. E assim foi,dormem os dois na mesma, e qdo um deles acorda, como tem o mano ao lado, choraminga, eu vou lá digo "aqui está o mano/a" e pronto... a coisa resolve-se assim...(manda-me um mail q acho q isto ficou mto confuso... ;p)

Rita disse...

olha eu tenho 2 com diferença de 2 anos. só tenho 1 quarto e ainda pela mesma razão q tu eu aindan os juntei. agora vamos mudar de casa mas vamos p outra com 1 só quarto p os 2 e como vamos ficar naquela casa 2 anos terei de os juntar.
a cama dela tem gavetão em baixo e vais ser ai q ele vai dormir. mas vai ter de ser como diz a Alda, adormecer à vez.
Ela é só deitá la q adormece. ele ainda adormece ao colo... o meu medo é durante a noite. pq ele tanto dá noites perfeitas, como acorda 350 mil vezes por qq razão...:S

veremos

Anónimo disse...

Nós por cá tb foi assim. A minúscula vai para a cama e é só deitá-la que ela lá adormece. A outra fica numa da filha única durante uma hora. A história é lida no meu quarto e depois vou deitá-la na cama dela.

A sorte é que só raramente uma acorda com o choro da outra. A modos que o pai tem o sono leve assim que uma dá inicio ao berreiro ele já lá está a resolver o problema (normalmente leite para a mais nova, uma ida à casa de banho para a mais velha).

Também estamos a diminuir no intervalo de as deitar ;)

Alice disse...

até te podia ajudar porquee tenho dois a dormir no mesmo quarto mas o promenor do pouca diferença de idades não reina (ainda) cá em casa... e por isso é extramemente fácil deita-los, têm as rotinas iguais (quer dizer fazem alguma bagunça antes mas dura pouco, já durou mais, mais quando vêm de um dia de muita excitação). Ah mas quanto ao um acordar aos berros e acordar o outro, pois... não há solução, a não ser um quarto para cada um... :(
bos sorte
beijos

Mu disse...

As minhas têm 15 meses de diferença e fiz como a Alda relatou. Primeiro deitava-as separadamente até que a mais nova deixou de mamar e comecei a deitá-las as duas juntas, com o truque de nesses primeiros dias assegurar-me que estava bem cansadas... Depois, tentei as sestas também ao mesmo tempo, gradualmente.
Agora, mesmo durante a noite, não se acordam uma à outra a não ser que a coisa seja mesmo séria, altura em que ficam igualmente aflitas com o choro da irmã.
Acho que o truque é paciência e insistir...

Margarida Atheling disse...

Bom... como deves imaginar, eu te posso ajudar nisto que a minha experiência é 0 (ou muito perto disso), mas era mesmo só para te deixar um beijinho!
E boa sorte!

CGM disse...

Eh pá, vou ser uma estupida fundamentalista, mas qual a piada de termos um irmão/ã se não dividimos o quarto com ele/a?! Cá em casa não tem de ser, mas decidimos que era muito mais giro.

O que se passa é que os miudos têm 4,5 anos de diferença, logo é assim:
MP (miudo pequenos - 7 meses)
MG (miudo grande (5 anos acabados de fazer)

MP e MG banho 19h

MP janta (pápa) enquanto o jantar está ao lume 19.30/20

MG janta comigo 20/20.30

MP vai para o quartinho, tudo às escuros e tv ligada sem som (sim, se calhar é uma coisa horrivel, comigo funciona e não tem de ser nos bonecos) 20.30

MG brinca/vê tv/história até as 21.30h

MG vai dormir, geralmente com história, mas pode acontecer já ter adormecido no sofá

Notas:
O MG não acorda com o choro do MP, desde que o MP nasceu até aos 6 meses dormimos os 3 sempre no mesmo quarto.

Não somos uma familia tradicional

Não sou (ao contrário do que disse lá em cima) fundamentalista

Cá em casa os horários não são levados tão à séria, nem ao minuto como te disse lá em cima - foi mesmo só para te dar uma ideia.

Beijocas

Carla

AnaBond disse...

oi.

olha, eu não tenho grandes problemas só por uma simples razão. também os adormeço em alturas diferentes pois têm hábitos diferentes.
mas ainda ontem estive a ler uma história ao joão e a inês quis colo. depois acabou por adormecer ao meu colo e pu-la na cama dela. ele ficou na cama dele, mas ainda demorou a ficar quieto e adormecer.

mas tenho sorte que quando um deles adormece e o outro não, o que dorme raramente acorda. a gaijinha acorda durante a noite aos berros e o gajo não acorda. e quando é o joão a acordar aos berros, raramente ela acorda. quando isso acontece, é mais fácil adormecer ele na cama dele e ela ao colo na sala.

sorry, não fui grande ajuda.

beijos

nuvem cor de rosa disse...

olha linda, com os meus tbm era assim no início (e durante muitos meses).
fomos cometendo o erro de, qdo algum chorava, levá-lo pr o nosso quarto e acabava por dormir na nossa cama.
mas chegámos à conclusao k nao podia ser assim.
durante algum tempo, realmente qdo um acordava o outro acordava tbm.
com muita persistência e horas por dormir, conseguimos k se habituassem à presença um do outro e agora, qdo um acorda a chorar de noite, o outro continua a dormir.
é tudo uma questão de os habituar.
habituá-los custa (custou-me muito), eu sei bem disso, mas acaba por resultar.
espero k consigas resolver essa situação depressa...

milhoes de bjhos e lembra-te do k eu te disse aqui há uns meses: acredita que é possível :-)

O Príncipe Duarte disse...

Não faço ideia... só tenho um e nem esse consigo que adormeca sozinho :)


olha só te posso dizer que tal como tu, sou uma mãe resmungona... e bastante !

bjs

alice+duarte

a mãe dos miúdos disse...

adormecem em tempos diferentes e isso não me chateia. O miguel, que se deita mais cedo, bebe o leite, eu apago a luz e ele adormece. A Joana fá-lo no meu quarto e quando eu me vou deitar levo-a para a cama dela.

não há stresses, portanto.

Patrícia disse...

Eu so tenho 1, mas tenho uma grande amiga com 3 (5,4 e 2 anos) e dormem os TRES no mesmo quarto!
Ela deita as duas mais velhas numa cama em beliche. Ficam a ler um bocado e acabam por adormecer.
Meia hora depois deita o mais novo na cama de grades. Ele fica a barafustar um bocadito, mas depois adormece. As miudas não acordam.
Obviamente que isto funciona porque os 3 dormem a noite toda...

Já experimentaste por a Sara a adormecer no vosso quarto e um tempo depois passa-la para o quarto deles?

Não me parece que tenhas uma solução fácil...

Catarina disse...

não é facil...os rapazes lá casa (3 anos) deitam-se ao mesmo tempo, algazarra(eh pá, há muito que não usava este termo) total...passada uma meia hora dormem...mas nunca acordaram um com o outro!!! nem qd era mais putos...a miuda dorme sempre connosco...e sim...também começo a ficar cansada dessa cena!! Olha a minha ginecologista iria aconselhar valdisper xarope pediatrico, para terem umas noititas mais relax! eheheheh

Rita disse...

As minhas Rs têm 3 anos de diferença. A R grande está na fase dos medos (não quer dormir sozinha). A R pequena ainda está no meu quarto porque ainda acorda algumas vezes durante a noite por causa da chucha. Agora no Verão quando ficarem juntas, pelo menos o problema da R grande fica resolvido porque vai ter companhia e pode ser que entretanto a R pequena aprenda a procurar as chuchas (muitas) que espalho na cama para que se desenrasque. Felizmente as duas Rs tem o sono pesado e não acordam facilmente com barulho...
Também acho uma maisvalia estarem as duas juntas, até porque o quarto é grande e dá perfeitamente.

LP disse...

O João só foi para o quarto deles com 14 meses por causa disso mesmo. Ao princípio deitava-o primeiro e só quando ele estava a dormir é que ia o Henrique. Mas depois... quando as rotinas ficaram parecidas é que foram elas. Muitos posts a queixar-me do mesmo. Não é fácil... Até há bem pouco tempo era horrível. Paciência, muita paciência.

Acho que o mais novo vai ficar no meu quarto até aos 2 anos ;)

Anónimo disse...

só posso desejar-te boa sorte e que o tempo de adptação dure pouco e seja o mais pacifico possível.

um beijinho (e obrigada!)

Smas disse...

Os meus agora dormem em quartos separados, mas mesmo assim ela tem que se certificar que o mano já foi para a cama e depois é que vai dormir. Nem sei como será quando for no mesmo quarto (ela ainda está no meu)
Bjs e boa sorte

Jolie disse...

com tanta dica já nem preciso de dizer nada. Mas só acrescento uma coisa: eles dormem no mesmo quarto desde os nove meses do Miguel - acho eu :p, e eu já mudei a nossa rotina de deitar uma data de vezes desde aí. Consoante eles próprios iam mudando eu readaptava a rotina de adormecer.

Agora, o Miguel adormece na cama dele, sozinho a beber o leite e enquanto isso a Joana ouve a história no sofá. Quando ele adormece vai ela deitar-se.

Mas isto é agora, para a semana não sei.

E durante a noite eles já se habituaram há muito à presença do outro quando choram. Só é pena é que ainda não se tenham habituado a chorar ao mesmo tempo, ou simplesmente a deixar de chorar :p

M disse...

Estamos precisamente com o mesmo dilema. No fim-de-semana, por acaso, o berço do Pedro ficou no quarto da Alice e arriscámos a sesta. Correu lindamente e pela primeira vez em muito tempo (quase um ano, diria eu) ela não precisou da nossa companhia para adormecer - tinha a companhia do irmão. Decidimos repetir e deu jeito... excepto ontem à noite, que ele não conseguia adormecer por estar demasiado cansado.

Ainda estamos a afinar a coisa, mas acho que vai passar por ter uma alternativa para ele no nosso quarto (cama de viagem), para os dias mais complicados - como ontem, que não estava o pai em casa, e houve birra. E aproximar as horas de deitar também.

Quanto às noites acontece-nos o mesmo: um chora, dez minutos depois de se calar, chora o outro. Somos capazes de passar horas nisto. Corre tudo melhor destinamos os filhos ao deitar. Assim, quando a Alice chora, um de nós pode ficar com ela no quarto dela, numa cama de solteiro. Choros no mesmo quarto, dá sempre raia, mas se não estivermos bem coordenados e lúcido acontece. E é o fim.