domingo, setembro 02, 2007

amanhã, nova etapa: pré-escolar

o diogo entrou para a escola faz agora um ano. foi para a sala de 1 ano (tinha 1 ano e 5 meses e era o mais velho do grupo) e adaptou-se muito bem. com o passar do tempo fomos reparando que havia grandes discrepâncias entre ele e os outros meninos. ele já dizia muitas palavras, ele já fazia uma série de coisas que os outros ainda não conseguiam. de início não pensei muito nisso até porque não havia nada a fazer mas a verdade é que que a distância entre ele e os outros ia aumentando com o passar do tempo...

quando surgiu a possibilidade de eu voltar a trabalhar ficámos com um problema: onde deixar a sara? na escola dele não havia vagas e eu não queria que ela se adaptasse a outro lugar para dali a meses ter que fazer nova adaptação. falei com a directora da escola e, felizmente, o problema resolveu-se: o diogo passou para a sala dos 2 anos e a sara ficou no lugar dele.

e foi aí que compreendemos que o diogo precisava, efectivamente, de integrar outro grupo. um grupo de meninos mais velhos e mais avançados. o desenvolvimento dele a partir do momento em que mudou de sala foi espantoso! rapidamente se adaptou a novos horários e rotinas e, de um momento para o outro, começou a saber as cores, a cantar músicas de fio a pavio, a fazer conversas com as palavras todas no lugar.

a ideia inicial seria ele ficar mais um ano naquela sala. no entanto, isso significava que voltaria a estar com o seu primeiro grupo que em setembro passaria para lá. e isso começou a angustiar-me. e a fazer-me pensar e repensar na questão.

até que um dia resolvi pedir à educadora da sala para fazer uma avaliação do miúdo com o objectivo de perceber se não seria melhor ele avançar com o grupo para a sala de 3 anos.

e a verdade é que, passados uns meses, a educadora ficou sem dúvidas absolutamente nenhumas e decidimos, em conjunto, que o diogo entraria no pré-escolar em setembro.

mais tarde, no dia da avaliação individual, e porque esta é uma questão que - obviamente - me fez pensar muito, ainda voltei a questionar a educadora, até porque ele vai ficar numa sala com muito mais miúdos e rotinas completamente diferentes (e, confesso, tive medo de lhe estar a roubar um ano de brincadeira), mas a educadora foi firme: o diogo está mais que preparado e só naquele grupo ficará bem integrado.

e pronto. amanhã o meu miúdo giro vai começar o 1º dos 3 anos de pré-escolar. e eu sou uma mãe do mais orgulhoso que há!

22 comentários:

Raquel disse...

Boa Diogo!!!
O Gabriel só começa na próxima 2ª feira...a varicela adiou a entrada na escolinha...

Lara disse...

Inês, se me permites um comentário: a Maria vai para a sala dos dois anos ainda que eu tenha consciência de que parace "mãe" de alguns coleguinhas!Preferi que ele se mantivesse assim depois de muito falar com a pediatra e com a minha tia (educadora de infância). Um ano representa muito em termos de maturidade emocional. Não se revela agora, mas sim mais tarde. Preferi dar esse tempo à minha filha, mas também estou muito orgulhosa do teu! :)

InêsN disse...

lara, o orgulho que tenho no diogo existe pelo que ele é e não pela sala em que está ;o)

se o grupo da sala de 2 anos fosse outro ele ficaria lá, com certeza; segundo a educadora o diogo está mais desenvolvido e tem mais maturidade que alguns miúdos com quem vai ficar.

(eu tomei a decisão depois de também consultar a pediatra, claro)

(acho que foi a decisão mais difícil que tivemos que tomar até hoje, no que diz respeito aos miúdos)

Lúcia disse...

Boa, se irá adaptar-se melhor com os colegas que notoriamente mostrou integrar-se tão bem, deve seguir com o grupo, mais a mais se a decisão foi ponderada juntamente com a educadora que o acompanha todo o dia e a pediatra.
Se já notavam que o desenvolvimento era estrondoso, preparem-se para o pré-escolar, serão novidades atrás de novidades :)
Beijinhos e boa rentré.

DoCeu disse...

Então boa sorte pª o nosso puto charila!

Patrícia disse...

Força com a decisão! Eu teria feito o mesmo, provavelmente!

Muito BOA SORTE!!

nana disse...

e eu uma tia e mana do mais baboso que há! :,o)

BOM REGRESSO PARA ELE(s)!

xXx

PM disse...

É assim mesmo Diogo!!!
Beijocas ENORMES

Mae Frenética disse...

:)
Eles crescem tão depressa. Ao menos que cresçam bem assim!! :)

Cidália Oliveira disse...

orgulhosa e com muita razão ... :D.
Parabéns ao Diogo!!!!

1gota disse...

Acho que fizeram mto bem tomar essa decisão, claro com a opinião da educadora e da pediatra.
Eu sempre andei um ano à frente e isso nunca fez diferença para mim. Eu sentia-me como os outros, da idade dos outros. E apesar de algumas vezes notar-se que emocionalmente era mais crua as opiniões de todos era que se tivesse ficado onde devia, ia ser emocinalmente mais instável e não teria vontade de evoluir, de crescer.
E no caso do Diogo ainda mais importante deve ser por causa do acompanhamento do grupo. O facto de continuar no mesmo grupo é uma mais valia.
Bom começo!

:*

Anónimo disse...

Boa sorte e concerteza será o melhor para ele!

Eu hoje já chorei a ler o teu post do ano passado aquando a entrada do Diogo no infantário e estou para aqui c/ o coração apertado, um nó na garganta...muito sensivel, as lágrimas mais afoitas em sair do k nunca, o Gustavo vai amanhã pela 1ª vez para o infantário e se por um lado tenho a certeza k vai ser óptimo para ele e k vai fazer c/ ele fique ainda mais desenvolvido por outro...tantos receios, serão 10h30 longe de mim, da avó ou de qualquer outra pessoa a k está habituado:(

Desculpa o desabafo Inês mas hoje não está fácil, nem quero imaginar amanhã e depois e depois e depois.

Beijinhos e Boa Sorte!

Patrícia+Gustavo
pajbcoelho@yahoo.com.br

nosurprises disse...

O teu blog ainda me reforça a vontade (que já é bem grande) de ser mãe.
Agora vou de férias mas dps tenho de ir ao médico ver se está tudo bem e tal que é algo que já não faço à algum tempo.
A ver

Anónimo disse...

Olá Inês,

A minha princesa, vai para o infantário, para a sala de 1 ano. Mas aqui a entrada é só no dia 17 de Setembro. As crianças só vão mudar de salas e só recebem novas crianças no dia 17.

Boa sorte, para o teu pequeno. Vai tudo correr bem, vais ver!!!!

AnaBond disse...

boa!

grande diogo ;)

Márcia Pinho disse...

Olá Inês !
Espero que este mês de Setembro seja pleno de coisas boas para recomeçares a tua nova vida.

Espero que o dia dos miudos na escolinha corra bem.

Beijinhos grandes.

eu disse...

Então e como começou esta nova etapa?
Bjkas

Anónimo disse...

Ola
E o meu puto comeca na proxima segunda a 1a classe com 4 aninhos!!!! Etapas, etapas, Amiga, hem? Quem diria? E nos, agora, maes de 4 putos lindos!!! Beijocas e saudades, Ana

Cláudia Braz disse...

Acho que fazes muito bem em tomar essa decisão.
Os miúdos precisam de ser estimulados! Se estão numa sala que não os estimula, eles acabam por ficar chateados e pouco interessados.

Muitos parabéns, Diogo!

Anónimo disse...

mas essa decisão feita este ano, quer dizer que já está decidido que ele entra um ano mais cedo para a primária?!...
quer dizer, podem entrar mais cedo para a primária ou terá sempre de repetir um ano de pré-escolar?

é só mesmo pra saber como funciona. a decisão é convosco, ÓBVIO, conhecem-no melhor do que ninguém!

Ana e Simão disse...

pois e, nem sempre a teoria acompanha a pratica!! a sala dos 2 anos(que tem 12 longos meses) tem muito que se lhe diga. e natural q duas criancas que frequetem a mesma sala e q tenham 6 meses de diferenca nao tenham os mesmos interesses, nem as mesmas brincadeiras por motivos obvios. ainda bem que a educadora foi sensivel a essa questao e ainda bem q o diogo tem uma mae como tu, conseguiste antever uma necessidade do teu filho na hora h todos sairam a ganhar...

a decisao na altura deve ter sido dificil... mama Corajosa!!!

dia-a-dia disse...

Perfeito! É uma decisão que,a ser tomada, deve acontecer exactamente na altura em que estão a fazê-lo. Esperar pela entrada no 1º ciclo, como tantos pais fazem, seria um erro.

;)