segunda-feira, novembro 15, 2010

sobre o natal - I


esta tarde quando vínhamos no carro, diz-me o diogo:

"mãe, hoje na escola fui o único a saber uma coisa que a professora perguntou!"

"ah sim, diogo, e o que foi?"

"ela perguntou porque é que havia meninos que se portavam bem e o pai natal não dava presentes...e eu fui o único que disse que era porque os pais deles não tinham dinheiro!"

(aquilo deve estar uma confusão naquela cabecinha, mas...acho que, para já, fiz aquilo que era necessário e deixei-lhe ali uma preocupação que mexeu com alguma coisa lá dentro)

(e vocês...já pediram os vossos anjinhos?)

6 comentários:

Anónimo disse...

Ele bem pode ser criança, mas aquela cabeça (e mais, a sensibilidade/intuição) vai uns anitos à frente... :)
xxx
M/G

Helena Barreta disse...

Acho muito importante que as crianças sejam informadas sobre as desigualdades em termos monetários, mesmo para saberem lidar com colegas que têm menos e consciencializarem-se que os brinquedos não "caem do céu".

O consumismo desta época (Natal) assusta-me tanto.

Beijinhos, um especial ao Diogo

Maria João disse...

Já pedi o meu anjinho sim:)) se há coisa fundamental para a educação duma criança é ela saber que nem todos têm a sorte de ter prendas, comida, roupa, brinquedos...Enfim, ter tudo o que os nosso filhos têm.
Bjinhos.

Миша disse...

Puto esperto. (-:

Luna disse...

mto á frente o teu filho, acho mto bem ires explicando das desigualdades do nosso Portugal.
bjocas
Luna

Raquel disse...

Nós já pedimos. Aliás, a Diana anda com a caixa da Nancy para trás e para a frente (comprei hoje). Primeiro foi a grande birra porque achava que tinha que ser para ela. Depois a explicação. Depois o contentamento por poder ajudar. Faz-lhes muito bem perceber que são afortunados. E no meu caso, como nunca lhes estimulei a ideia do Pai Natal fica mais fácil de perceberem. Aquilo que os chocou verdadeiramente foi saberem que há meninos e meninos que vivem em instituições e que já não têm pais.... :(