quarta-feira, maio 03, 2006

13 meses (e um dia)

o teu desenvolvimento é incrível...

da alimentação - fora as alturas em que estás doente (em que te recusas a comer tudo menos o teu leitinho), comes muito e bem! fazes sempre birra para começar a sopa mas depois não fica nada no prato. a comida preferida é...a nossa! a fruta também comes bem mas estás-te a habituar demais aos boiões (a corrigir nos próximos meses). há 2 dias deixámos de te dar o leite da meia-noite e por enquanto tudo tem corrido bem. por agora comes: 240 mls de leite de manhã; sopa+fruta+o-que-nós-comermos ao almoço; 2 iogurtes de soja ao lanche; sopa+fruta+o-que-nós-comermos ao jantar. nas nossas refeições acabas sempre por comer mais qualquer coisa e adoras pão e bolachas.

dos sonos - dormes das 21h às 8h da manhã; ao deitar ainda te embalamos ao colo mas tu próprio tens dado a entender que estás a ficar grande para isso (deitamos-te mas fazes questão - quase todos os dias - de te pôr em pé quando saímos do quarto. normalmente não nos voltas a chamar e adormeces sózinho). fazes uma sesta de manhã, das 11h às 12h, e outra de tarde, também de 1 hora, antes ou depois do lanche (consoante o sono e a birra...). nota: prometo para breve o post sobre a famosa mudança de hábitos que levou o diogo a voltar a dormir as noites inteiras.

das gracinhas - sabes onde ficam a cabeça, as mãos, os pés e a barriga; adoras dançar com as músicas (e parece que já te deixaste da vergonha que te fazia colocares a cara junto ao ombro direito sempre que dançavas); as palminhas vieram para ficar; dizes adeus a toda a gente; fazes aquela coisa da galinha e do ovo (ensinado pela tia céu, que os pais não sabem essa); a gracinha mais recente: perguntamos-te como faz o cão e respondes "auauaua" seguido (sempre!!) de uma sonora gargalhada :o)

da locomoção - rastejas para toda a parte a uma velocidade impressionante; já gatinhas mas só quando não tens pressa para chegar ao destino; não andas (mas adoras atirar-te para nós quando te pedimos para vir ter connosco sem estar agarrado a nada).

das manias (respondendo assim a um desafio que me foi colocado em 2 blogues): morder (!!) em tudo e todos; agarrar na fralda e encostá-la à cara para dormir; fechar os livros vezes sem conta quando os estamos a ver; tirar a comida da boca e ir tirando bocadinhos para comer; adormecer nas posições mais esquisitas (foi-me difícil encontrar 5 manias e nem sei se disso te tratam...tudo são manias nos putos, não?)

do convívio - continuas a ir a toda a gente mesmo que ao início mostres alguma vergonha; já não sorris tão facilmente quando és abordado na rua.

da mana - olhas para ela com interesse mas só quando te dá para aí (quando não estás para aí virado ela até pode estar a berrar que não lhe ligas nenhuma); já lhe consegues tocar sem ser ao bofetão mas aqueles pés são bons demais para não beliscar; queres - quase sempre - o colo de quem está com ela.

do amor - todo. de ti para nós e de nós para ti...

8 comentários:

Alda Benamor disse...

tão bom ler estas coisas! :)

Patrícia disse...

E o tempo voa mesmo...! Adorei ler!

Sou uma das que estou a espera do post com as alterações do Diogo às suas dormidas. Se bem que o meu devar, devagarinho lá vai começando a fazer as suas noites seguidas. (diziam-me que com a idade passava e se calhar, passa mesmo...) Mas fiquei curiosa! ;-p

Beijocas a todos aí por casa!

Patrícia.

PSoMac disse...

Como o tempo passa não é? Em certas coisas que escreves parece que estás a falar do "meu" diogo.
Um beijinho muito grande para todos da Patricia e do Diogo

Sophie disse...

São fantásticas estas evoluções e transformações, não são?
Ainda fico embasbacada e a minha é muito mais velha.

Também fico à espera do tal post.

Rita Coelho disse...

Quem fala assim, nao é gago, nao!

Hoje, beijo para o Diogo, por ser assim!

Ana disse...

Está a ficar um homenzinho!

Beijocas

Flores disse...

:) Confesso q gostava de saber como resolveste a história das noites. Fico à espera.

nana disse...

ó pá, não vale fazer TANTAS saudades!!!!!

demais, mana. :'o)

xX