terça-feira, maio 30, 2006

zZzzZzzZz (post muitíssimo atrasado)

como se devem lembrar, aqui há uns meses andámos a lutar contra as más noites que o diogo começou a dar. nessa altura, como em outras, solicitei ajuda aqui no blog e comecei, também, a investigar o assunto online.

lembro-me que um dos pontos que mais vezes vi focado aqui e por essa net fora foi o das rotinas. ora o diogo não tinha absolutamente rotinas nenhumas: dormia às horas que percebiamos que tinha sono, quer fosse de dia ou de noite. começámos por tentar alguns esquemasque não deram certo mas depois percebemos que a coisa não ia só com uns dias e resolvemos adoptar um esquema certo durante umas semanas para ver os resultados. começámos então a dar-lhe o jantar mais cedo, dar-lhe banho de seguida e depois o leite (adormecia a bebê-lo quase sempre). com o passar dos dias percebemos que ele devia acordar com fome de noite e passámos a dar-lhe o leite só pelas 23h/24h. esta mudança foi complicada por 2 motivos: porque normalmente ele adormecia sempre com o leite (e sem leite a coisa ia ser mais difícil) e porque morriamos de medo de ele despertar à meia-noite e não voltar a dormir. de qualquer modo, conseguimos e as noites começaram a correr melhor. estabelecemos então um plano que se mantém até hoje: jantar seguido do nosso jantar, banho, história na cadeira de baloiço e cama. neste momento já não lhe damos o leite da noite (começou a beber pouco e a pediatra disse que não fazia falta) e tentamos que adormeça sózinho.

um conselho que dou a quem esteja com problemas e também necessite iniciar uma rotina: nas 1ªs semanas sejam MUITO rigorosos e não deixem que nada interfira com a rotina que desenharem. lembro-me que durante algumas semanas nós informámos as nossas famílias que não poderiamos ir jantar a lado nenhum e que também não queriamos ninguém em nossa casa. é duro mas o resultado final compensa!

lembro-me também que na altura li umas coisas sobre as sestas: supostamente também elas deveriam obedecer a uma rotina de horários mais ou menos rígidos. ora isso para mim era impossível de conceber: o meu filho, durante o dia, dormia à hora que precisava, não era eu que lhe ia dizer quando dormir, certo? errado! o diogo, assim que começou a ter um horário para dormir à noite, começou também a fazer as suas sestas em horário mais ou menos certo (1 de manhã e 1 de tarde). por estes dias penso que vai começar a tornar-se um hábito uma única sesta diária a seguir ao almoço porque é isso que ele nos tem mostrado precisar actualmente.

para finalizar: eu acredito verdadeiramente que os nossos filhos nos dizem tudo aquilo que precisam. o diogo disse-nos que precisava de uma rotina para dormir. nós actuámos em conformidade. os resultados não se fizeram esperar. acima de tudo é necessário estarmos atentos ao que os miúdos nos vão transmitindo, não esquecer que eles crescem de dia para dia e ir "limando" as rotinas conforme as suas necessidades.

ps - também já deviamos estar a criar rotinas saudáveis à sara...a verdade é que a rotina que ela tem neste momento é do piorio: adormece no carrinho, embalada e só a colocamos na cama quando está ferradinha :| com o tempo, quando ela acalmar mais um bocadinho, logo lhe tratamos da saúde!

15 comentários:

Sousas disse...

Ola Ines,
Parabens pela atitude!
Eu tambem sofri da falta de
"rotina" e com o meu mais pequeno foi muito dificil ate ao 7 mes, nao dormia mais de 1 a 2 horas seguidas dia/noite,tivemos que tomar uma medida drastica, que passou pela rotina, e um saco de dormir muito apertadinho e imediatamente passamos de 2 horas para 4....
Parabens outra vez e coragem para a continuacao.

Ana disse...

Os miúdos precisam mesmo de rotinas. Eles já lidam com tanta descoberta e actividade diária que se não têm a rotina bem definida ficam stressados.
Dás banho ao Diogo a seguir ao jantar e não tens receio que pare a digestão?

Patrícia disse...

Eu era uma das que tinha curiosidade sobre o que tinhas feito para conseguires boas noites. Felizmente que entretanto a coisa resolveu-se por si so, e agora o Miguel dorme 12 a 14 (!!) horas. Mas essa parte da rotina já eu fazia há algum tempo. Tudo o que dizes é 100% verdade. A rotina é a coisa mais importante para eles se sentirem bem. A nossa pediatra sempre batalhou neste assunto e ainda bem. Quanto ao banho depois do jantar... não achas complicado? Não poderá parar a digestão? Porque não dás antes?

Beijinhos. E boas noites... :o)

Alda Benamor disse...

Olá!
Cá em casa também se usam desde sempre rotinas certinhas com as crianças. Porque é realmente com as rotinas que se conseguem os melhores resultados.

Ainda bem que resolveste a questão dos sonos! :)

(em relação aos banhos depois da refeição... o pediatra dos meus filhos diz que não tem problema nenhum desde que a temperatura da água seja igual à temperatura do corpo. O que causa paragens digestivas são os choques de temperatura.)

Xana disse...

Que bom!

Há poucas coisas que valorizo tanto como as rotinas do sono!!!

LP disse...

Aqui está o verdadeiro serviço público!

Mestre disse...

Obrigado Inês!

Diana Bento disse...

Nós também criámos uma rotina ao Francisco, à noite: banho, maminha e caminha. E é a noite toda! E nada de visitas depois das 21h/22h. Está toda a gente avisada...

Beijocas.

Xana disse...

Concordo com tudo. O Vasco acorda umas 4 a 5 vezes de noite, coloco-lhe a chucha e fica, mas parece que durante a noite tenho uma mola no c*! Tem rotinas defenidas, mas como começou a chuchar à pouco tempo ainda não sabe ir buscá-la às escuras...
Acho muito importante o que disseste no P.S., por outras palavras digo o que costumo dizer: temos de lhes colocar regras que são iguais para todos, mas que temos de adaptar a cada um, pois eles não são iguais!

Beijinhos e força para cada dia de "luta"!

Jolie disse...

:)

Ainda bem que assim foi!

Mil Coisas disse...

Concordo plenamente com aquilo que disseste neste teu post, Inês!

As rotinas são muito importantes no dia-a-dia dos pequenotes.

Beijocas,
Rute e André

Princesas Ervilhinhas disse...

Olá Inês,

Há 2 semanas atrás escrevi isto: http://em-busca-da-ervilhinha.blogspot.com/2006_05_19_em-busca-da-ervilhinha_archive.html

E é exactamente como dizes! Custa um bocadinho no inicio mas deposi compensa!!! A Beatriz agora anda a dormir lindamente!

Beijinhos,
Carla e Beatriz (a caminho dos 8m)

barbarayu disse...

Olá!

Ainda bem que ultrapassaram a questão :)

Eu também acho que os nossos filhos nos comunicam as suas necessidades.

Do memso modo, provavelmente a Sara também vos estará a comunicar as dela: precisa de miminho e de colinho extra (não acho nada que sejam hábitos "do piorio" :) - o andré também é assim e inclusivé dorme connosc\o algumas vezes e o vasco adormecia sozinho e dormia a noite toda desde os dois meses...

muitos beijinhos!

:))

Filipa disse...

estava a precisar de ler isto.
Já tinha noção da importância da rotina e de dormir bem a noite - para a Matilde para mim...mas as coisas andam muito complicadas.
Eu já tentei a rigidez, mas é muito dificil implementar enquanto estou em casa dos meus pais, com tios a aparecer por todo o lado e cheia de "estímulos" até às quinhentas. Mas está prometido - casa nova, vida nova! Sim, porqeu eu também preciso de ter alguam qualidade...de sono!!

rute28 disse...

Ola,eu engravidei do meu segundo filho tanha a minha filha 2meses e 3semanas estive a ler o blog e nunca vi alguem passar o mesmo que eu .A dureza que falas quando a tua menina nasceu eu senti a mesma coisa, e o facto do meu bebe chorar noite e dia, e ter uma de 1 ano tambem para cuidar e sozinha porque o meu marido trabalha fora.Quase se perdeu tudo foi muito sofrimento a unica lembrança que tenho do meu segundo filho de bebe é ele chorar noite e dia.Tive uma depressão pós parto com 1 recaida que quase me levou a vida. Ainda hoje me custa falar dessa altura. Ela tem quase 6 anos e ele quase 5 tudo passou mas não ficou esquecido.Mas fui eu que me curei tive apoio medico mas, muito pouco familiar (alguns nem sabem o que passei)o meu marido ajudou como pode(só quando as coisa se tornaram muito serias é que ele precebeu)e estou aqui forte e com os meus momentos de felicidade e a amar muito os meus filhos e a pensar em outro.bjs