quarta-feira, agosto 30, 2006

a consulta dos 6 meses (aos 5 meses e meio)

pois que, tal como a minha amiga costinhas havia vaticinado, a pediatra mal viu a sara constatou que a miúda está mais que bem.

as medidas, para mais tarde recordar :

peso: 7200grs (ligeiramente abaixo do percentil 75)

altura: 65,2cms (ligeiramente abaixo do percentil 75)

perímetro cefálico: 43cms (percentil 75)

o desenvolvimento também está óptimo, apesar de termos tido de responder que não às várias perguntas sobre o "estilo de comunicação" da pequena: não, ela não dá gritinhos, não, ela não tosse para chamar a atenção, não, ela não palra...a única coisa que faz é lançar uns "ahhhhhhhh" muito tímidos e nada mais (uma lady, lá está...). de resto, tudo ok, já quase se senta (aguenta já muito bem com as mãos à frente) e lá vai tentando, sem exito, gatinhar (ou melhor: arrastar-se).

uma vez que está tudo bem com o crescimento da rapariga, mantém-se o plano de continuar com a amamentação exclusiva até aos 6 meses e aí começamos com as papas e depois as sopas.

questionei a médica sobre o facto de a sara ainda acordar duas vezes por noite para mamar. resposta: a partir dos 6 meses, se a criança for bem alimentada, não há razão para continuar a mamar de noite. ou seja: quando começarmos com as papas vou ver se consigo contornar esta questão...

falámos também da dificuldade IMENSA da sara em adormecer e dormir. a pediatra falou na história do deixar chorar. eu até já isso tentei e não resultou. se calhar tenho que esperar mais tempo. novo post sobre o assunto dentro de dias (é assunto recorrente neste blog, já repararam?!).

enfim, a dama está bem, recomenda-se mas podia dormir mais um bocadinho...

14 comentários:

Laura disse...

Ainda bem que está tudo OK com a Sara.

Relativamente ao mamar de noite, só queria referir que a minha tem 2 anos e 5 meses e só há dois meses começou a dormir a noite inteira mesmo assim, uma ou duas vezes por semana acorda por volta das 3-4 da manhã para beber um biberon de leite.
Isso depende mesmo das crianças.

Ana disse...

Ainda hoje a Leonor acorda por volta das 3 da matina para o biberão da praxe.

A Sara está mesmo bem!

nana disse...

UMA LADE!!!!!

;,o)

xX

ana disse...

espero que a médica não se tenha esquecido de dizer que ela está e é linda! bem, bem...

quanto ao sono, ao ler o que escreveste lembrei-me de umas coisas e não tenho bem a certeza se faço bem ou não em escrevê-las aqui, mas olha, mal acho que não há-de fazer. mudar o berço de sítio, o bonequinho ou a fralda, se ela tiver esse hábito, encostar o berço à tua cama e deitares-te do outro lado, com ela, tocar-lhe e falar-lhe para a acalmar se ela chorar mas sem lhe pegar ao colo, por exemplo. adormecê-la na tua cama, encostada a ti, com uma camisola tua para ela sentir o cheirinho, alterar um pouco os horários caso ela adormeça melhor mais tarde do que mais cedo, música de fundo, um passeio no carrinho, antes da hora de dormir, banho à noite, enfim...

de certeza que já tentaste isto tudo mas olha, são ideias.

um beijinho!

x disse...

Que bom que a Sarita está bem :)

Beijinhos :)

Quicas disse...

Obrigada!!

beijocas

Ana
www.a-minha-flor.blogspot.com

Sandra J. disse...

Olá!
O meu filho bebia leite de noite até depois dos 2 anos e acho que a minha filha vai pelo mesmo caminho, agora ainda acorda pelo menos 2 -3 vezes por noite para o seu leitinho!
A tua Sara está muito linda!
BJs

mulher elástica disse...

Olá
Ainda bem que a princesa está muito bem. E que linda que ela está!!!
Muitos parabéns e paciência. Há bebés que lutam contra o sono, o meu Flecha tb era assim...
Beijos incríveis

andreia disse...

Pelas fotos que vais mostrando só podia estar mesmo tudo óptimo com a tua Sara, ele está um máximo!

Beijinhos

Ana disse...

Amiga
Eu penso completamente diferente do que o que as pessoas aqui escrevem. Para mim somos nos que temos de estar em controlo sobre o que os nossos filhos fazem. Se nao ha razao para eles beberem durante a noite, entao cabe-nos a nos evitar que eles criem manhas. Com o meu, eu passei-lhe a dar o biberao a noite (e o que ele gostava era de maminha!!!) e aos poucos fui diluindo um pouco o leite com agua (isto foram conselhos do medico de ca). Como ele nao precisava do leite e aquilo nao lhe dava muito gozo, deixou de acordar para beber.
Outra coisa e que mencionas que ja a deixaste chorar, durante quanto tempo? Se por exemplo deixares chorar 1 minuto, depois vai la, nao a pegues ao colo mas faz-lhe festinhas para a acalmar mas sem grandes festas se nao ainda a excitas mais. Da segunda vez, deixa a chorar por 2 minutos, etc, e normalmente quando percebem que nao vao ganhar muita atencao, deixam-se dormir. Eu normalmente nao gosto de dar conselhos porque cada crianca e diferente assim como os pais, mas aqui vao umas sugestoes. Eu e o Simon sempre acreditamos que nao deviamos prolongar ou comecar algo que mais tarde nos arrependessemos e esse sempre foi o nosso lema. E outra coisa, os bebes sao bem mais fortes do que nos queremos imaginar.

Costinhas disse...

Eu sou bruxa :p

Ela está mais que boa! E ainda por cima é linda!

Patrícia disse...

está uma senhora ladie!!

Beijinhos

Ana Rute Cavaco disse...

que bom!

pal disse...

a questão do "deixá-los chorar" vai dar que falar! ;)
vou gostar de te ler, seja qual for a tua opinião - é uma opinião experiente!

e eu tb devo meter uma colherada, claro. fico a aguardar. :)