quinta-feira, outubro 21, 2004

O papão que ninguém quer ver mas que existe...


ontem estive num pequeno encontro de debate e reflexão sobre o abuso sexual de crianças...apesar de não ser uma pessoa muito susceptível, fiquei um pouco apreensiva quando nos disseram que se alguém se sentisse desconfortável durante a sessão poderia sair e voltar quando se sentisse melhor...felizmente, correu muito bem e deu para uma discussão calorosa entre todos os técnicos presentes que, de uma forma ou outra, lidam ou poderão vir a lidar um dia com uma situação deste tipo...

Na parte da manhã, o conteúdo da sessão foi sobre o que é um abuso sexual de crianças, quais os seus sintomas e quais as consequências/impactos; da parte da tarde, falámos sobre a intervenção dos técnicos neste âmbito..

pareceu-me interessante trazer este tema aqui porque acho de extrema importância que todos nós estejamos alertas para a questão...não só no que se refere aos nossos filhos mas também a todas as crianças que connosco se cruzam durante a vida...também elas são da nossa responsabilidade!

Deixo-vos o site da organização que tem apoiado a Ass.de Mulheres Contra a Violência na realização destas sessões, a Kidscape; aqui poderão encontrar uma lista dos sinais e sintomas a que devemos estar atentos...

Tudo isto porque, mesmo que fechemos os olhos, o abuso sexual existe e a melhor forma de o combatermos é estarmos informados!!

3 comentários:

Rita disse...

ola.

isso e o problema muito grave que eu gostava de dizer que deixara de o ser mas ainda não há solução, mas se as pessoas tomarem atenção aos sintomas e aos resultados dessas maldades talvez possamos baixar ou talvez irradicar esse "papão".

podias-me dizer como voltar a colocar o "about me" no inicio do blog, sff.

Anónimo disse...

Infelizmente existe... e é bom que aprendamos a reconhecer alguns sinais. Beijo grande, Inezita. Carla (Papoila)

Cristina disse...

Quero agradecer-te e dar-te os parabéns por referires este assunto no teu blog. É super importante e nós devemos estar sempre atentos, ao que pode acontecer às crianças com que nos cruzamos todos os dias. Se estivermos alerta poderemos um dia evitar alguma coisa.

É importante estamos todos informados e tu fizeste por isso. Pelo menos quem visitar o teu blog irá pensar neste assunto.

Continua assim
Bjs
Cristina
http://kikatud.blogspot.com