quarta-feira, fevereiro 15, 2006

dormidas (III)

resolvi experimentar deitar o diogo no quarto dele ainda hoje...deitei-o há 1 hora e 30 e já lá tive que ir 3 vezes! :|

esta coisa dos sonos está-me mesmo a consumir até porque a considero das mais importantes para o bom desenvolvimento dos miúdos...

até há bem pouco tempo achei que esta era uma batalha ganha...o diogo dormia muito e bem, sendo raro acordar de noite. hoje em dia é rara a noite em que não me levanto 3/4/5/6 vezes e o que me irrita mais é não perceber o motivo que a isso leva; já pensei se não seria fome, já pensei se não seriam os dentes, já pensei se não seria o facto de dormir até tarde, já pensei mil e uma coisas...é verdade que a maior parte das vezes basta colocar-lhe a chucha e ajeitá-lo e ele fica-se mas é MUITO cansativo e de certeza que (também) ele assim não descansa nada de jeito (depois vinga-se de manhã, claro!).

dicas, anyone...??

15 comentários:

Karla disse...

Já não seria a primeira vez que ouvia histórias de primeiros filhos cujo sono fica mais agitado com a proximidade do nascimento do irmão (neste caso, irmã). Mas como (ainda) não tenho essa experiência, fica apenas a hipótese, uma mera suposição. De todo em todo... boa sorte, 'miga!

Repolha disse...

Umas dicas pouco simpáticas. Não deixá-lo dormir de manhã durante dois ou três dias; não ir ter com ele duas ou três noites e deixá-lo chorar (aqui também podes tentar mais uma mantinha e um biberão de leite) - eu sei que custa, e muito, mas se consultares o boletim de saúde dele vais encontrar qq coisa como aos 9 meses começam as chantagens emocionais. E se calhar será mais fácil agora do que depois de nascer a maninha (para que ele não se sinta posto em segundo plano). Beijinhos e boa sorte.

Mãe disse...

Inês,

Fizeste bem em mudá-lo antes do nascimento da bebé, mas não te assustes com as "normais" regressões...ainda mais nele que ainda é um bebé! Se te parecer um passo para a frente e dois para trás não te assustes, ok?

Quanto á dúvida se é fome..dás o leitinho ou não? Será frio? Se for perda de chupetas..experimenta deixar 2 ou 3 dentro da acaminha perto dele...ele mesmo aprenderá a por a chucha na boca..

Mas dá-lhe tempo..ainda foi só há 2 dias!

Boa sorte!!!!!!!!!

Beijinho

Ana Bochicchio

Lipa disse...

Bem vou-te deixar uma dica que me deram (e que li algures) que é deitá-lo mais cedo. A hora ideal para os bebés dormirem é pelas 20.30...21h máximo. Isto é género uma janela temporal que se fecha com o passar das horas e depois é cada vez mais dificil adormece-los.
Eu antes de a Diana ir para a creche deitava-a mais tarde (era tipo horário liberal...quando achava que ela queria ia dormir) ela demorava tipo uma horita a adormecer. Mas depois impus este horário e as coisas começaram a correr bem melhor. O facto de estar no quarto dela tb é muito melhor em relação aos sonos (no nosso caso claro).
Outra coisa que deves fazer (e que vem em tudo que é literatura de bebés) é criar uma rotina bem definida antes de dormir (uma história, caixinha de música...qq coisa) e dar o banhito tb de noite (antes de jantar) eles ficam moles como as papas depois de um banhinho quente e barriguita cheia. O que não se deve fazer nunca é estimula-lo demais de noite.
Pronto basicamente é isto...connosco tem funcionado bem (se bem que esta semana a rotina foi esquecida por causa da doença...espero que volte a ser como antes... ai ai). Experimenta (mal não faz) e depois conta coisas!
beijinhos

Carina disse...

Bem, no meu caso,mudei o meu Diogo para o quarto antes dos 4 meses e ele habituou-se logo. Por vezes dorme a noite toda, por outras tenho de acordar às 6/7h da manhã para lhe dar de mamar e regra geral ele adormece para só acordar por volta das 12h. Agora dou-lhe sempre banho às 23h, dou-lhe de mamar e depois deito-o. Tenho de lá ir passados 2 minutos pôr-lhe a chucha edeixa-se dormir... Lamento não poder ajudar e acredito que deixá-lo chorar custe imenso para ti. Experimenta o que disse a Lipa, pode ser que resulte, não sei...

Beijinho

MaríliaConstantino disse...

Pois é, cá por casa sofremos do mesmo mal! E daqui por uns meses teremos, também, outro bebé (que nos dará melhores noites, esperamos)!
É muito duro. Coragem!!!
Beijinhos

Susy disse...

Querida Amiga, como sabes, não te posso ajudar, (infelizmente) mas desejo-te sorte!
Jinhos
Susy

Lara disse...

Minha linda, somos "companheiras" na idade dos nossos filhotes, não é?
Lembras-e de eu te dizer maravilhas das noites da Maria? Pois, há alguns meses que acabaram. Agora voltou a só acordar uma vez ou duas e continuar a dormir, mas já não desespero. Já percebi que é mesmo assim!
Só te posso recomendar calma e o que já sugeriram: uma hora certa para o deitar todos os dias, quase sem excepções!
A Maria já sabe que é leitinho, cama!

Flores disse...

Inês,

para além das sugestões q já te deram de criar uma rotina e de o deitar cedo: 8 e meia, 9 horas é de facto a hora ideal para eles se deitarem, deves ter em atenção outra coisa. No meu caso, n concordo e ñ pratico o deixar chorar, mas isso depende de cada um de nós.

Agora há outra coisa, defendem alguns teóricos q por volta dos 11 meses há um pulo de crescimento q faz com q eles estejam mais agitados e q cosiderem dormir um desperdício. E isso reflecte-se nestas noites menos boas. Aos poucos as coisas vão voltar ao normal. Vais ver. Tb temos disso cá em casa. Tínhamos um bebé q dormia a noite td e agora nem por isso. Basta a chucha e volta a adormecer, mas a verdade é q tenho/temos q nos levantar 2/3 vezes por noite.

Beijinhos,

Sandra

ni disse...

comadre, quando descobrires a pólvora avisa, que eu tb preciso da mesma receita cá para casa...
;o)

beijos e abraços de uma comadre sonolenta e muito olheirenta...

rosinha_dos_limoes disse...

Olha ... tudo passa ... custa a creditar que é verdade, mas passa ...

A minha Bia (faz hoje 4 anos e 5 meses) dormiu sempre mal desde que nasceu até aos 17 meses ... o teu post faz-me lembrar tanto tanto esse tempo ... o cansaço, o desespero, o não perceber porquê.
Não sei ainda porque mas desconfio de algumas coisas.
A Lipa disse bem, convém deitá-lo pelas 20:30/21:00 o mais tardar (não sei a que horas o deitas); também podes aquecer-lhe a cabeceira e a zona do corpo com um saco de água quente um pouco antes de o deitares e materes o saco no fundo da cama (pode não ter frio mas não estar confortável); também convém que o tempo antes de deitar seja calmo, mas lembro-me que isso com a Bia era impossivel e com a Marta também porque elas querem é brincadeira e correria, qual ficar sossegadas a ouvir uma história qual quê!.
A Bia começou de repente a dormir bem quando estivesmos 4 dias fora sem ela ... dormiu sempre bem essas noites com a minha mãe ... quando voltamos, muito mais descansados e calmos passamos a adormecê-la ao colo na sala a ouvir musica ... o que eu acho foi que ela andava o dia todo na brincadeira, não queria estar simplesmente ao nosso colo a receber o nosso carinho, mas no fundo precisava daqueles momentos de estar juntinho a nós, de se sentir aconchegada a nós ... quando a começamos a andar com ela ao colo na penumbra da sala a ouvir musica calma esse passou a ser o momento de mimo dela do dia ... e eu acho que foi isso que fez com que ela acordasse a meio da noite a precisar de nós ... ela mesma nem devia perceber porque se sintia assim, não se sabem expressar.
Pronto, esta é a minha opinião sobre a situação com a minha filha ... mas quem sabe não te de algumas ideias.
A Marta (que tem agora 17 meses e meio) que sempre dormiu bem (sempre a adormeci ao colo, ela dormecia rápido e dormia a noite toda ou acordava uma vez), desde pouco antes do Natla que começou com um padrão tipo o da Bia e do teu Diogo, acordar imensas vezes, levar que tempos a adormecer, precisar de colo a meio da noite ... tentei dar-lhe mais atenção e melhorou um pouco, mas continuava a levar mais de meia hora a adormecer e as minhas costas e braço já se estavam a recentir ... pus o colchão da cama do beliche de cima no chão e passei a adormecê-la deitada ao lado dela com um braço por cima e como que a embalá-la ... voltou a dormir a noite toda (ou acorda 1 vez porque não encontra a chucha) embora aidna leve algum tempo a adormecer.
Também pode muito bem ser a proximidade do nascimento da irmã que lhe esteja a incomodar o sono sim ... na minha opinião o que deves fazer é reforçar-lhe a ideia que apesar de vir aí uma mana que ele não perderá o seu lugar, falando com ele mesmo, eles entende o tom da mensagem, e dando-lhe atenção extra (fazendo talvez uma coisa que saibas que depois podes continuar a fazer depois da mana nascer e que seja só um momento vosso).
Bom, e já fiz um testamento ... mas é que percebo bem a tua angustia :op

Ana disse...

Inês,

Não sei se tens acompanhado o meu blog, mas desde que eu fui trabalhar que a Beatriz deixou de dormir.
Ao comprar um livro recomendado pela costinhas, percebi alguns erros básicos que fazia.
Um deles é realmente deitá-la tarde. Quanto mais tarde eu a deitar, mais agitado é o sono dela. Mais vezes acorda.
Se optares por tentar isso, não desistas na primeira semana, nem na segunda, pensa que mais tarde irá ter compensações.
Eu mudei a Beatriz de quarto há pouco tempo. Ela acordava algumas vezes, passaram para duas, ultimamente uma, até ficar doente. Agora como ainda está doente está no berço no meu quarto.
1- deita-o cedo
2-insiste na chucha
3- apresenta-lhe dois amigos (para ficarem com ele na cama)
4- aprende a ouvir os sons que ele faz, às vezes nós socorremo-los cedo de mais ( e ollha que eu não sou apologista do deixa chorar)
5- tem paciência e ainda é muito cedo para tirares conclusões.

Isto são apenas ideias, as que resultaram comigo e com ela.
Um beijinho cá de casa, num dia de uma noite mal dormida (por causa de uma gastroentrite)
xapinha.blogs.sapo.pt

Raquel disse...

Miga eu com o Gabriel não deixei a mudança para tão tarde. Aos 5 meses mudei-o. Comecei por o deitar na cama de grades nas sestas á tarde. Ele chorava e eu ia lá várias vezes para lhe dar a xuxa. Por várias vezes o deixei chorar um bocado e passados 3 ou 4 dias ele começou a chorar e a calar-se passados minutos.
Depois de isto ter acalmado de dia mudei-o à noite.
E não tive problemas.
O Gabriel tb acorda por volta das 9.30 ou às vezes mesmo 11.
De qualquer forma para ele se deitar mais calmo dou-lhe o banho e o leitinho antes de ele ir para a cama.
Janta às 19.30 e às 22.30 dou-lhe o banho e o leitinho.
Experimenta, pode ser que o acalme.
Beijinhos

Carla Iglesias disse...

Olá Inês,
Eu mudei a Angela tinha ela 5 meses. Achei que ficava lá melhor porque ela é como eu ,tem o sono leve e bastava nós mexermo-nos um pouco na cama ela acordava. È claro que passava a noite a ir ao quarto dela, vezes sem conta, pelo menos para ver se ela estava bem.
Uma dica, não será frio que ele tem?
Sabes que a minha começou a dormir mal, quando troquei os lençois de flanela por uns normais , e acordava várias vezes á noite a choramingar. Agora dorme com os de flanela e com o aquecedor ligado no quarto. Assim ela ,mesmo que se destape nunca tem frio que o quarto tem uma boa temperatura, dorme a noite toda, e agora como sabe por a petinha sozinha ,já nem para isso chama-nos...até pode ser disso..

Beijinhos
Carla

Mim disse...

Quando a minha filhota era pequena e ainda dormia no meu quarto, na fase dos +/- 8 mesitos, todas as noites por vollta das 5 da madrugada desatava a chorar. Eu levantava-me ía buscá-la, falava com ela, acendia a televisão, enfim montava o cenário para a macacada, logo era o que a pricesinha queria. Começou a chorar todas as noites...até ao dia em que deixei de lhe dar conversa e a I. voltou à normalidade, a dormir a noite inteira. Mudámos de casa há pouco tempo e ela ganhou o quartinho dela e adaptou-se muito bem. Volta e meia reclama a meio da noite, às vezes são pesadelos, outras perde a xuxa, muitas outras é só mimo e ultimamente apanhou a manhã de acordar por volta das 6 da manhã e desata aos berros a chamar por mim para ir para a minha cama! Enfim, são os malandrecos!