quinta-feira, fevereiro 16, 2006

dormidas (IV)

(desculpem a insistência mas isto tem-nos mesmo dado a volta à cabeça...)

o diogo ontem acabou por dormir no nosso quarto...à meia-noite eu tinha os nervos em franja e não aguentei mais...adormeceu (a sério) à 1 da manhã. o resto da noite foi melhor do que as outras, choramingou 2 vezes mas nem me cheguei a levantar (só a bexiga não deu tréguas, claro!).

está a dormir a sesta na cama nova, mais uma vez...hoje vou voltar a tentar!

o nosso problema com o deitar cedo é que dificulta muito as refeições...senão, vejamos: bebe o leite da manhã pelas 8h30/9h e volta a dormir; almoça por volta das 13h (mais cedo não dá porque não come!); lancha entre as 16h/17h (dependendo da hora a que acorda da sesta de 2 horas que faz quase todos os dias); só janta pelas 20h/20h30 (mais cedo não come) e bebe o leite antes de dormir por volta das 22h...se o deitarmos às 21h (e para nós era óptimo para termos mais um bocadinho para nós), como fazemos todas as refeições??

de qualquer modo, MUITO OBRIGADA por todas as dicas!! iremos experimentar algumas, sem qualquer dúvida (excepto o deixar chorar...para além de eu não ser apologista da medida, pura e simplesmente não funciona!)...

9 comentários:

Mil Coisas disse...

Inês,

Com o André faço o seguinte:

9h - leite
12h - almoço
15h - lanche
18h - jantar
21h - leite

21h30/22h - já dorme...

Espero ter ajudado, se quiseres mais alguma informação é só perguntares.

Beijocas,
Rute e André

ni disse...

bem... tou à espera do desenrolar da coisa para ver se ganho coragem...
:o)
grande comadre!

bjs e abraços

p.s. a ver se consigo pôr a miúda no quarto dela antes dela ir para a faculdade...
;o)

Mar disse...

Eu a dar conselhos sobre pôr putos a dormir é piada... o meu nunca dormiu uma noite inteira! Mas quanto às refeições, porque é que ele tem que beber o leite antes de dormir? O P. vai para a cama às 20h,20.30h, a seguir ao jantar e ao banho. Dou-lhe de mamar, meio a dormir, entre as 23h e as 24h (e depois ele acorda uma dúzia de vezes de noite, mas isso é outro problema). Boa sorte!

p.s. - ni, também tenho esperança de pôr o miúdo no quarto dele antes, digamos, da escola secundária... ;)

Lipa disse...

Os horários da Di são assim:

8-9h: leite (nos dias de creche tem de ser para não ir de barriga vazia porque nos outros dorme até mais tarde e por vezes passa sem esta refeição e almoça logo)
12h: almoço- sopa e fruta (na creche è apartir das 11h)
16h: lanche-papa (na creche é apartir das 15h)
banho-19h
jantar- 19.30h
Deitar às 20.30-21h

E dou-lhe o leitinho pela meia noite com ela a dormir (às vezes acorda com fomeca entre as 11.30 e as 12.30 e dou-lhe o leite nessa altura....muitas vezes isto está relacionado se jantou bem ou mal)

Do que li nos comentários do outro post reforço:
- verifica se ele está quentinho e se o quarto não fica demasiado seco (caso tenhas aquecedor ligado) A Di dorme muito melhor quando se sente bem quentinha por isso tenho lencois de flanela e manta e um aquecedor com termoestato no quarto dela (para a humidade basta uma toalha humida ou uma taça de água para que o ar nao fique demasiado seco)
- Não corras assim que ele se mexe ou choraminga espera para ver se se acalma sozinho. No inicio fazia este erro e o que acontecia é que ela assim que me via/sentia despertava e depois queria miminho. Eu sou contra o deixar chorar! Normalmente espero é para ver se o chorinho aumenta antes de correr a ver o que se passa.
- experimenta por uma música muito suave bem baixinha e o quarto na penumbra para ver se ele fica calminho
- Quanto à luz tens de experimentar para ver como o Diogo gotsa mais, há bebés que dormem muito melhor no escuro e outros que têm de ter uma luz qq para se sentirem seguros (a Di dorme com uma luz de presença muito suave...que tb me permite vê-la sem ter de acender a luz de cima)
- é verdade que eles passam uma fase mais chata com o sono nesta altura por causa das novas conquitas fisicas que adquirem...ficam excitados e depois não se conseguem acalmar (a Di ultimanente só se quer por de pé na cama!) Temos de ter paciencia que é só uma fase (espero!!) Mas tb acontece o contrário nos dias em que começou a gatinhar e passou o dia todo para cá e para lá ela adormeceu que nem um anjinho de tão cansada que estava lol tenta cansar mais o Diogo durnate o dia com passeio ou jogos mais fisicos pode ser que resulte.

Ufff desculpa o testamente (não sou nenhuma expert no assunto...isto são dicas que tenho lido e experimentado com a Dianita)

Espero que alguma coisa resulte!
(se quiseres saber mais qq coisa manda-me um mail ok?)

Repolha disse...

Ai funciona, funciona! Testada, experimentada e com resultados de cem por cento em casos diferentes que conheço (mas ficarei por aqui).
:)

Sobre os horários: só janta pelas 20h/20h30 (mais cedo não come) e bebe o leite antes de dormir por volta das 22h... (e que tal deitar sem o leite às 21h/21h30 a tal hora mágica e o leite ser dado à meia-noite - esta sugestão já não me parece tão pouco simpática).

Boa sorte

Flores disse...

Inês,

tb dou o último leite com ele a dormir.

Os horários são mais ou menos os mesmos das outras mamãs: leite (8.00/8.30), almoço (12.00, mais ou menos), lanche (3.30/4.00), jantar (19.00/19.30) e leite (23.00/23.30), já a dormir
.

Raquel disse...

Pois...isso é muito pessoal...mas eu acho que resulta sim.
Eu vou uma, duas, três vezes. Se vejo que a intenção dele é manter-me a ir lá adiando assim o sono...não vou mais.
Ele há-de cansar-se.
E comigo funcionou. Tudo com conta peso e medida. Não me considero insensível. Mas tive a necessidade de lhe mostrar que a vontade dele não seria feita e acho q ele acabou por perceber até bem depressa.
Mas cada mãe deve fazer aquilo que sente ser o melhor.
Espero que consigas encontrar uma forma.
Beijocas

Susie disse...

Inês,
A tua preocupação é muito legítima...e de facto era de todo o interesse teu que o conseguisses mudar JÁ para o quarto dele. Tenho estado a pensar e sou muito má conselheira para este tema. Os meus dois filhos foram para o quarto deles com 6 meses e correu tudo bem. Ambos dormiram sempre (com as excepções para dentes e afins...) a noite inteira. Acho que é importante uma coisa...não corras assim que ele chora. Não significa deixá-lo a chorar mas sim deixá-lo aclamar-se sózinho. Muitas vezes ele nem chega a acordar e choraminga é um intervalo entre sonos. Se o choro não aumentar de volume, espera um pouco e vai lá só quando ele começar a chorar a sério. Eu experimentei isso algumas vezes com o H. e funcionou...
De resto...boa sorte! E tenta permanecer calma quando chegas ao pé dele, se ele sente a tua ansiedade é pior. Respira fundo antes de entrar no quarto e fala baixinho!
:-)

rosinha_dos_limoes disse...

Só para dizer que a Bia bebia o leite pela 1 da manhã que era quando acordava a primeira vez, até que foi bebendo cada vez menos e deixei de lhe dar esse leite (já ela teria ano e meio(?)).
A Marta bebia pela 12:00 que era quando acordava também, depois começou a não acordar tão cedo (eu aproveitava esse tempo para mim e deitava-me a seguir a ela beber o leite), depois a beber cada vez menos ... e retirei-lhe essa refeição (teria acabado de fazer 1 ano(?), ela nunca gostou muito de leite, hoje em dia com 17 meses é raro beber). Como ela é mais comilona que a irmã notei a certa altura que acordava mais cedo por fome, pois jantava às 19:30 ... passaram a jantar mais perto das 20:00 e tenho em atenção se ela come o que quer. Depois deitam-se pelas 21:30.
A Marta acorda entre as 7:30 e as 8:30.