sexta-feira, fevereiro 24, 2006

novas conquistas (mais uma!):

hoje o diogo comeu, pela primeira vez, um prato de sólidos em vez da sopa (porque a recusou determinantemente!): batata e filete de pescada cozidos e esmagados :o) depois bem que tentei a sopa mas ele mandou-me a mim comê-la! a fruta também foi bem e ficámos todos satisfeitos (hmmm...acho que ele tinha comido mais mas como recusou a sopa...lixou-se!)!

agora as dúvidas:

- quando começar a dar-lhe sistematicamente um 2º prato posso deixar de colocar peixe e carne na sopa, certo?

- sendo que, muito de vez em quando, ainda se engasga, por enquanto é melhor dar os sólidos antes da sopa, não (para não a deitar fora)? e se sim, como faço para que depois queira a dita cuja??!!

- como saber que quantidades de sopa e sólidos dar?? é que não faço mesmo a mínima ideia!!

10 comentários:

Raquel disse...

Miga...comigo também acontece isso. Ou seja, ele não consegue comer as duas coisas numa refeição. O que optei por fazer foi dar-lhe o prato ao almoço com uma fruta para sobremesa. E depois ao jantar dou-lhe uma sopinha (sem carne nem peixe)que até é mais levezinho para depois ele se deitar ainda com um leitinho.
Comigo tem resultado e olha que o meu é de bastante alimento.
E não perdeu peso. Quando lhe dou o prato faço é sempre questão de pôr legumes. Não pode faltar. Bem cozidos para se desfazerem mas ponho sempre (bróculos, espinafres, feijão verde).
Boa sorte

Repolha disse...

Olá. Primeiro, claro, que cada bebé é um bebé e depende muito da forma como ele come e das quantidades que o saciam, em particular. Sou de opinião que pelo menos uma das refeições pode dispensar a sopa para os tipinhos aprenderem a gostar dela e não deitarem sopa pelos olhos. Tentei fazer tal qual a Raquel, mas como a minha tem um buraco no lugar do estômago disse-me logo que eu era maluca e vai daí que a sopa não pôde ser abolida... Deixei de pôr carne ou peixe na sopa, mas porque ela come muito bem o segundo prato. A sopa sofreu grandes alterações e passou a ser muito mais líquida, igual à nossa. Ao almoço, come a sopa da escola (que é óptima e que tb tem carne ou peixe e a paparoca que eu lhe mando mais a fruta), ao jantar come primeiro uma colher de sopa e depois 1/4 de pescada com 1/4 de batata, por exemplo, e sempre legumes (para ir curtindo o sabor - e a gaja lambe-se... vá-se lá perceber). Não sei se percebi bem, mas se ele se engasga com os sólidos possivelmente será melhor dar-lhe a sopa primeiro; assim qd chegarem os sólidos comerá com mais calma pq a sopa já tapou o buraquinho (o que eu faço é nunca lhe mostrar o prato que se segue). Sbr quantidades não opino pq tal como eu disse de início cada bebé é único.
Beijinhos e bom fds

Mocas disse...

Acho que já foi quase tudo dito. Reforço alí o conselho da Raquel, uma bela sopa ao jantar basta, porque depois vai beber leite. Por outro lado, a pediatra ("temos" uma nova que adoramos) disse-nos para dar os sólidos primeiro, pelo menos a uma das refeições, visto serem mais alimentícios. Quanto à fruta, a sobremesa do Rodrigo é sempre: uma banana esmagada misturada com maçã ralada, com sumo e polpa de laranja ou kiwi esmagado...é rápido de preparar na hora, é óptimo e nunca falha!

Como está quase a fazer um aninho, depois acho que podes começar a dar-lhe alimentos mais variados, o que, para habituação aos sólidos é excelente.

Beijinhos e descansa bem essa barriguita.

É verdade...e as noites? Têm sido melhores?

Mocas disse...

ha esqueci-me. quanto às quatidades, vai experimentando...mas não estranhes se te parecer pouco.

E sabes que mais, o r. só agora é que começou a comer sólidos a valer...com a idade do Diogo eram só sopas (durante meses tb só teve dois dentitos)...porque o resto dava sempre em engasganço. agora é vê-lo...marcha tudo. ;)

DoCeu disse...

Toca a dar trabalho ao dente, Dioguinho!!!... :-)

Jolie disse...

Se descobrires a resposta a essas perguntas, depois ensinas-me?!

:p

Acho que isso só depende de puto para puto! A sopa é muito importante, e com o segundo prato deixa de ser necessário lá pores a carne ou o peixe claro, mas fico a torcer para que ela a continue a comer...

Beijos

Repolha disse...

Desculpa, mas esqueci-me. Eu respondi-te em relação ao que comecei a fazer ao ano. Antes fui introduzindo os sólidos uma vez de vez em quando e apenas uns bocadinhos pequenos após ela já estar "comida" para se ir habituando a coisas diferentes (tipo umas colheres do meu prato). Mas fala com o pediatra dele que poderá ter uma resposta mais adequada. Eles servem é mesmo para isso ;)

Carina disse...

"1, 2, 3 Uma Colher de Cada Vez" é o livro que comprei aí no Continente do Seixal e que é a minha tábua de salvação! Tem receitas dos 4 meses aos 3 ou 4 anos de idade e tabelas de refeições. Aconselho vivamente!

Beijinho

a mãe dos miúdos disse...

olá minha linda!
da experiência lá de casa:

- sim, podes deixar de pôr carne e peixe na sopa a menos que vejas que ele está a comer pouco de um dos dois.

- acho que deves mesmo fazer uma experiência. numa refeição dá-lhe primeiro a sopa e na seguinte faz ao contrário, assim vês como é que ele reage. e é normal ainda se engasgar, mesmo que ele recuse a colher depois disso continua a insistir ou dá-lhe um pouco de água.

- eu continuo a não acertar com as doses, faço sempre a mais :P A parte boa é que, agora que come da nossa comida, faço comida para mim e dou parte a ela. assim não sobra nem falta!

beijo

Anónimo disse...

This is very interesting site...
» »