quinta-feira, maio 12, 2005

amamentação #4

" (...)

O leite materno ganha
De qualquer alimentação
Por ser forte e nutritivo
Evita a desnutrição
O neném retém mais água
E resiste a desidratação

Essa estória de leite fraco
Salgado ou que secou
Não merece confiança
Acredite no doutor
Seu leite é gostoso e rico
É uma fonte de amor

Quanto mais o neném mama
Mais leite vai se formar
É uma fonte de riqueza
Difícil de se esgotar
E não dando outro alimento
Mais leite você dará

É preciso muito amor
No ato de amamentar
E também certos cuidados
Para o leite aumentar
É importante o seu querer
Para mais leite criar

Nas mães de 1º filho
O leite custa a aparecer
Mas apos dois ou três dias
Já tem leite pro bebê
Que já mamou o colostro
Logo após o seu nascer

O colostro vem sempre antes
Mesmo nas mães veteranas
É amarelo e gostoso
Parece caldo de cana
Não prive o seu filhinho
De riqueza tão soberana

Se a criança obrar mole
E muitas vezes ao dia
É normal, toda mãe sabe
Mas se alguma desconfia
Veja que o neném ganha peso
A balança é um bom guia

(...) "

4ª dica: a subida do leite! Mais um aspecto que considero fulcral...porque se não soubermos o que fazer nestes 1ºs dias...a coisa azeda!! No meu caso o leite subiu na noite em que cheguei a casa (para juntar a todo o stress do 1º dia, sim...); lembro-me que comecei a sentir as mamas a inchar e a ficarem muito quentes...deitei-me e no dia seguinte...AI! Parecia a samantha fox...ou a pamela andersen, numa versão mais moderna!! Lembro-me de ter pensado que graças aos céus não estavamos no verão...porque as mamas estavam MESMO grandes!! A boa notícia (que eu na altura não sabia): elas não ficam sempre assim...só nos primeiros dias...depois a coisa acalma um pouco (mas mantenho os nºs 44 e 46...).

Ok, as dicas...as mamas vão ficar CHEIAS de leite...e o bebé não vai mamar tudo...e o leite não pode ficar nas mamas ou elas vão ficar tipo tijolos e criar grumos e bolsas de leite! O que podem e devem fazer (que foi o que eu fiz): tirar o excesso de leite com a mão (há massagens próprias mas que não consigo explicar aqui) e se as mamas começarem a doer e vocês virem que estão mesmo com bolsas de leite (sente-se muito bem) podem colocar uma toalha molhada com água bem quente à volta das mamas ou tomar um duche e massajarem as mamas com o chuveiro (vai ajudar à massagem manual e a retirar o leite)...

É mesmo importante é que as mamas não fiquem duras e dolorosas ou a amamentação vai-vos custar muito...eu ainda hoje retiro leite manualmente se vejo que passou muito tempo desde a última vez que dei a mama e ela fica muito cheia (por recomendação da pediatra costumo retirar antes da amamentação porque o leite do fim é mais importante e mais rico que o do início)

Encontrei mais estas informações no site que deixei aqui ontem...explica com fotos como retirar o leite manualmente :o)

7 comentários:

Anónimo disse...

repito mais uma vez... de louvar esta tua iniciativa! como e que ainda ninguem se lembrou de fazer um site portugues dedicado a este tema. o que nos vale sao os sites em versao tropical, vulgo brasileiro...
jinhos

Sofia disse...

Parece-me tudo tão complicado. Não sei se vou ser capaz!
pelo menos tenho o teu blog!!
bjs

Jolie disse...

Olha também se pode extrair o leite excedente com a bomba e guardar.

Eu no meu caso tinha tanto que o que tirava dava para quase outra mamada.

Assim se tivermos que sair e não podermos levar o pimpolho/a temos sempre leite de reserva.

Espero que não leves a mal esta minha opinação. :)

Beijinhos
Sandra

Mocas disse...

E está aqui um verdadeiro manual de amamentação!Eu, ao fim de uns 10 dias, comprei uma bomba da Avent e ainda me fartei de armazenar leite no frigorífico e congelador. O pai ainda deu uns bons biberons do meu leite...E quando as maminhas estavam muito cheias, tb tirei leite no duche, debaixo da água morna...mas esse...era um desperdício.

Beijocas :)

ni disse...

Estes textos são uma maravilha, gaja!!!
Obrigado!!!
A ver se te consigo telefonar numa hora q não estejas muito ocupada com o cachopo, para falarmos... Tem sido difícil acertar...
;o)
Beijinhos e abraços

Mãe Bisnaga disse...

Mas não te esqueças:
nunca se deve tirar leite em demasia ou muito frequentemente porque senão corre-se o risco de se aumentar a producao e de ser ter o efeito inverso ao desejado.

Anónimo disse...

é o umbigo e as mamas... só de pensar nisso fico maluca.
Estou a ler atentamente as tuas dicas.
Jocas